O New York Knicks é um dos favoritos ao título da NBA em 2024/25. No entanto, se depender de um modelo ‘infalível’, a conquista é praticamente impossível durante a próxima temporada. Isso porque, desde 1992, o campeão da liga contou com ao menos um medalhista de ouro olímpico no elenco. O time de Nova Iorque, contudo, não teve nenhum jogador entre os convocados da seleção americana nas Olimpíadas de Paris.
A tendência começou nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. A competição da época foi a primeira em que a FIBA permitiu a participação de jogadores da NBA. Desse modo, o Dream Team teve vida fácil e conquistou o ouro olímpico. Membros da equipe, Michael Jordan e Scottie Pippen foram campeões pelo Chicago Bulls no ano seguinte.
Quatro anos depois, em Atlanta 1996, Pippen foi medalhista com os EUA. Na NBA, o Bulls conquistou seu quarto título em 1996/1997. Desde então, o padrão se repetiu mais sete vezes. Seis delas com os EUA campeão olímpico.
Leia mais sobre o New York Knicks!
- Jogador do Knicks, Precious Achiuwa passeia com leões. Veja!
- Temporada da NBA será aberta com duelo entre Knicks e Celtics
- New York Knicks pode tentar contratar pivô destaque da França
Até na única edição que os EUA não foi campeão, o modelo se repetiu. Afinal, na campanha histórica da Argentina, o craque Manu Ginobili era o grande astro do time. Além disso, ele ajudou a liderar o Spurs na conquista de 2005, ao lado de Tim Duncan e Tony Parker.
New York Knicks
O modelo, portanto, ‘descarta’ um título da NBA para o New York Knicks em 2024/25. Embora um time estrelado, nenhum dos seus jogadores recebeu a convocação de Steve Kerr para o Team USA. Nem mesmo o craque Jalen Brunson. É claro que são apenas coincidências que se repetiram nos últimos 30 anos. Ainda assim, existem também analistas da NBA que não confiam na conquista.
“Nova Iorque é um lugar construído sobre o hype. Lá isso é controlado”, disse Shaquille O’Neal no The Big Podcast. “O Knicks consegue criar expectativa em todos. Não foi campeão, mas: ‘olha só, Nova Iorque, Nova Iorque’. Eu estava errado sobre Brunson, ele é impressionante, mas a equipe está longe de ganhar um título. Vai ganhar alguns jogos, mas eu só fico impressionado com o número de títulos”, concluiu.
Oito remanescentes
Por outro lado, oito equipes da NBA ainda podem ganhar o título com base no modelo. São elas: Golden State Warriors; Minnesota Timberwolves; Los Angeles Lakers; Phoenix Suns; Boston Celtics; Indiana Pacers; Philadelphia 76ers; e Miami Heat.
Entre esses, Celtics e 76ers são os principais candidatos. O time celta, afinal, é o atual campeão e manteve a base com os campeões olímpicos Jayson Tatum, Jrue Holiday e Derrick White, além de Jaylen Brown e Krisptaps Porzingis. O Sixers, enquanto isso, reforçou a equipe com Paul George, que se junta a Tyrese Maxey e o medalhista olímpico.
Por fim, o modelo não só descarta um título do Knicks, como impede de outros favoritos. É o caso de Denver Nuggets e Oklahoma City Thunder, do sérvio Nikola Jokic e do canadense Shai Gilgeous-Alexander, respectivamente. Além disso, o atual vice-campeão Dallas Mavericks também não teria chances, já que Luka Doncic sequer levou a Eslovênia para as Olimpíadas.
Confira os anos em que o modelo se repetiu e os campeões da NBA:
- Campeão olímpico em 2000 – Estados Unidos
Campeão da NBA em 00/01 – Los Angeles Lakers
Jogador – Kobe Bryant - Campeão olímpico em 2004 – Argentina
Campeão da NBA em 04/05 – San Antonio Spurs
Jogador – Manu Ginobili - Campeão olímpico em 2008 – Estados Unidos
Campeão da NBA em 08/09 – Los Angeles Lakers
Jogador – Kobe Bryant - Campeão olímpico em 2012 – Estados Unidos
Campeão da NBA em 12/13 – Miami Heat
Jogador – LeBron James - Campeão olímpico em 2016 – Estados Unidos
Campeão da NBA em 16/17 – Golden State Warriors
Jogador – Klay Thompson e Draymond Green - Campeão olímpico em 2021 – Estados Unidos
Campeão da NBA em 21/22 – Milwaukee Bucks
Jogador – Jrue Holiday e Khris Middleton
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA