Michael Jordan entrará no Hall da Fama da FIBA

O ex-jogador conquistou duas medalhas olímpicas de ouro em sua carreira internacional

Fonte: O ex-jogador conquistou duas medalhas olímpicas de ouro em sua carreira internacional

https://www.youtube.com/watch?v=4SbJ4Xf-t5E

Seis vezes campeão, seis vezes MVP das finais, cinco vezes MVP da temporada regular, 14 vezes selecionado para o Jogo das Estrelas, dez aparições no primeiro time da temporada e nove vezes presente no primeiro time defensivo, duas vezes campeão do torneio de enterradas, novato do ano. A lista de feitos notáveis de Michael Jordan na NBA é extensa, e todos os seus esforços foram reconhecidos com sua nomeação ao Hall da Fama da liga em 2009. Seis anos depois, MJ também entrará no Hall da Fama da FIBA.

A vitoriosa carreira internacional de Jordan começou em 1983, quando aos 20 anos, o jogador liderou a Seleção Americana no Jogos Pan-Americanos de Caracas, em uma time que também contava com Chris Mullin, Sam Perkins, Ed Pinckney, Wayman Tisdale e Mark Price.

Publicidade

Um ano depois, Jordan se reuniu com Mullin, Perkins, Tisdale e Patrick Ewing para os Jogos Olímpicos de 1984, disputados em Los Angeles. A equipe ainda no basquete universitário teve a missão de recuperar a hegemonia americana no torneio olímpico, uma vez que o país se recusou a disputar as Olimpíadas de Moscou em 1980.

Com o boicote de fortes seleções como Iuguslávia e Hungria aos jogos de Los Angeles, a Seleção Americana passeou no antigo The Forum, e conquistou sem dificuldades a medalha de ouro, com Jordan liderando em pontuação mais uma vez.

Publicidade

Após a conquista, Jordan entrou na NBA, e só pôde voltar para a Seleção Americana em 1992, com a permissão de jogadores profissionais no time nacional. Em meio ao primeiro tricampeonato da NBA pelo Chicago Bulls, Jordan disputou o Campeonato das Américas da FIBA, sediado em Portland.

O elenco da Seleção Americana na competição classificatória para os Jogos Olímpicos de Barcelona já era o famoso Dream Team, composto por Karl Malone, Charles Barkley, Christian Laettner, Clyde Drexler, Larry Bird, Magic Johnson, Scottie Pippen, John Stockton, David Robinson, Mullin e Ewing.

Publicidade

A sequência da história do Time dos Sonhos é mundialmente conhecida: Oito jogos, oito vitórias. Médias de 117 pontos por partida e diferença de 43 pontos para o adversário.

Jordan foi o único jogador que iniciou as oito partidas da equipe, mas viu Barkley ser o cestinha da equipe com 18 pontos por partida contra 14.9 de Jordan.

Com a conquista, Jordan se aposentou da Seleção Americana. Na época, apenas ele, Mullin e Ewing eram bicampeões dos Jogos Olímpicos, além de permaneceram como únicos atletas campeões como amadores e profissionais.

Publicidade

Jordan será apresentado ao Hall da Fama da FIBA no dia 19 de setembro de 2015, aos 52 anos.

Últimas Notícias

Comentários