O astro Ja Morant está nos rumores de troca da NBA há muito tempo, mas ninguém sabe se ele vai deixar mesmo o Memphis Grizzlies. Enquanto isso, grandes jogadores parecem cada vez mais longe de seus atuais times. Com a trade deadline chegando, é normal que o mercado fique mais agitado. Então, nós preparamos uma lista de atletas que estão nos principais boatos.
Kristaps Porzingis
Por enquanto, a NBA só viu uma troca acontecer e foi com o Atlanta Hawks. Trae Young deixou o time e foi para o Washington Wizards em um negócio que envolveu CJ McCollum e Cory Kispert sem escolhas de Draft. Será que esse tipo de negociação pode ditar o ritmo de jogadores sob contrato expirante ou com opção para que possam sair?
É o que o próprio Hawks pensa. A direção tenta encontrar um parceiro para negociar o pivô Kristaps Porzingis no mercado, mas suas ausências assustam um pouco os pretendentes. Afinal, o letão só fez 17 jogos na atual campanha e não atua desde o dia 7 de janeiro.
No entanto, ele possui um atrativo imprtante: um expirante de US$30.7 milhões. Isso serve para times que queiram abrir espaço na folha salarial, pensando na agência livre de 2026 da NBA.
É bom, mas depende do tamanho do mercado. De nada adianta ter muito espaço no teto se não consegue atrair grandes nomes. Em contrapartida, saudável, o pivô pode ajudar um time com chances de playoffs e, a partir daí, observa se ele consegue mesmo jogar com frequência.
Em suma, Charlotte Hornets, Detroit Pistons e Golden State Warriors mostraram algum interesse.
Ja Morant
Claro que a troca de Ja Morant divide opiniões na NBA, mas é bom dizer que ele quer ficar no Memphis Grizzlies. Ao menos, é o que ele diz em público. Talvez, seja para não baixar ainda mais o seu valor no mercado.
Só talvez.
Afinal, ele quis a troca assim que foi suspenso pelo Grizzlies e falou para a antiga comissão técnica (Taylor Jenkins, especialmente) que não queria jogar pelo time nunca mais. Enquanto isso, ele entrou em embate com o técnico Tuomas Ilsalo.
O armador gostava muito de Jenkins no comando e não viu com bons olhos sua demissão pouco antes dos playoffs do último ano. Desde 2023, ele já foi suspenso por 34 jogos, o que não o ajuda em uma possível saída. Isso, sem contar com sua defesa e o baixo aproveitamento de três. Para piorar, Memphis é pior com ele do que sem ele.
Enquanto ele jogou, o Grizzlies venceu sete em 20 partidas. Ou seja, 35% de aproveitamento. Sem ele, são 11 vitórias em 23 jogos (47.8%).
A direção de Memphis pensa em uma troca e isso não mudou, mas qual será o próximo time de Ja Morant na NBA?
Leia mais
- Boletim de rumores e trocas da NBA (21/01/2026)
- Lakers disponibiliza jogador para troca na NBA
- Mercado da NBA: Três times miram troca por Miles Bridges
Aí é um ponto interessante, pois o principal candidato seria o Milwaukee Bucks para agradar Giannis Antetokounmpo. Mas o Bucks vai manter o grego até quando? Com tantos rumores, tantas declarações criticando colegas, parece muito mais perto do fim do que nunca.
Outra possibilidade era o Minnesota Timberwolves, pois o time precisa muito de um armador. Afinal, a equipe vem de quatro derrotas consecutivas e a pressão por um negócio está cada vez maior. Então, por que não fazer a troca por Ja Morant e tentar vencer na NBA?
Bem, na teoria, até pode dar certo. Mas a direção do Timberwolves quer um jogador mais barato para não ter de abrir mão de tantas peças (como Naz Reid). Assim, os nomes que mais aparecem nos rumores são os de Coby White (que pode ajudar como armador), Collin Sexton e Dennis Schroder.
Ou seja, o Grizzlies pode até buscar parceiros por uma troca de Ja Morant, mas o mercado da NBA está “quase fechado” para ele.
Andrew Wiggins
A volta de Andrew Wiggins para o Golden State Warriors pode acontecer, mas o Los Angeles Lakers está de olho no ala desde o começo da atual campanha. Não é difícil ele retornar ao Warriors, pois o Miami Heat tem interesse em Jonathan Kuminga.
Então, parece muito mais uma questão de “quando” do que “se”.
Zion Williamson, Trey Murphy, Herb Jones, Jordan Poole
Se você está pensando em uma troca para o seu time da NBA por Trey Murphy ou Herb Jones, é melhor esquecer. O New Orleans Pelicans não quer negociar os dois por nada. Até Zion tem mais chance de sair do que eles.
Agora, se o papo for Jordan Poole ou Jose Alvarado, a coisa muda.
Afinal, Alvarado tem pouco tempo de quadra por lá e o mercado da liga gosta muito dele. No caso de Poole, é quase o contrário.
Hoje, New York Knicks, Houston Rockets e Orlando Magic são os times que mais aparecem nos rumores por ele. Enquanto isso, o Pelicans quer voltar a ter uma sequência de vitórias e subir na tabela. Sem a escolha de Draft, o time tem de vencer.
Giannis Antetokounmpo
Já foi impossível, difícil, mas parece que a coisa mudou pelos lados do Milwaukee Bucks. Claro que Giannis Antetokounmpo falou sobre ficar e tudo mais, mas ele tem uma promessa por isso. Ele só fica até 2025/26 se o Bucks não der a ele um time que consiga competir por título.
Milwaukee não fez sua parte e Giannis começou a dar “piti”. Ele culpou seus colegas depois de uma derrota previsível para o Oklahoma City Thunder. O tom foi péssimo, como se o elenco do Bucks tivesse alguma chance.
Não tinha, então ficou parecendo uma reação muito acima do normal. Isso, depois de ser vaiado e vaiar os torcedores do time dias antes.
Logo no próximo jogo, o Bucks caiu para o Denver Nuggets, mais uma vez em casa. Mas não era qualquer Nuggets. Era o pessoal do “terrão” mesmo e a diferença chegou a ser de 23. O time reagiu e quase virou, mas perdeu do mesmo jeito.
Agora, o Bucks possui seis vitórias e 20 derrotas para times com 50% de aproveitamento ou mais na NBA. Não duvide se ele pedir troca já para a trade deadline.
Para piorar tudo, ele se machucou e vai perder entre um e dois meses de ação.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

