Os cinco melhores times da história do Houston Rockets

Equipe texana foi campeã duas vezes, mas já teve outras grandes campanhas

times história Houston Rockets Fonte: Andrew D. Bernstein / AFP

Hoje, vamos indicar os cinco melhores times da história do Houston Rockets, duas vezes campeão da NBA. Assim como na série do Chicago Bulls, tivemos de optar por outros elencos. O Rockets venceu em 1993/94 e 1994/95, mas as equipes eram praticamente as mesmas. A diferença é que em 1994, foi uma série mais forte e não tinha Clyde Drexler.

Você vai entender os motivos pelo qual escolhemos apenas um dos dois. Confira!

5.  2014/15

O Rockets tinha James Harden, Dwight Howard, Trevor Ariza, Jason Terry e Josh Smith. Claro, não era um Howard em seu melhor momento na carreira, mas ainda era um pivô dominante na defesa. Smith não tinha a mesma explosão, enquanto Terry e Ariza ainda eram bons complementos. Então, nos playoffs, Houston superou o Dallas Mavericks em cinco jogos na primeira rodada.

Publicidade

Depois, na semifinal do Oeste, o Rockets bateu o Los Angeles Clippers por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 1. E o Rockets venceu com autoridade, sempre acima de dez pontos de diferença em cada um dos últimos três embates.

Mas na final de Conferência, o time texano encarou o Golden State Warriors. E era um Warriors determinado em conseguir um título. Quando o Warriors enfrentava alguém com um pivô de qualidade como Howard, já sabe o que acontece, né? Bem, Howard não conseguiu repetir suas performances anteriores e sobrou, basicamente, para Harden fazer o serviço sozinho. Enquanto isso, do outro lado tinha um Stephen Curry acertando quase 50% do perímetro. Sem chances para Houston, que perdeu por 4 a 1.

Publicidade

4. 1996/97

Veja só o quinteto: Hakeem Olajuwon, Charles Barkley, Clyde Drexler, Mario Elie e Matt Maloney (quem?). Tudo bem que Maloney não era exatamente um grande armador, mas era um calouro que sabia arremessar (40.4% do perímetro na fase regular e 39.8% nos playoffs). Mas a gente está falando de um elenco envelhecido na época. Tirando Maloney, todos os outros tinham 33 anos ou mais.

Então, obviamente, lesões aconteciam. Foi assim que Barkley se machucou (Kevin Willis o substituiu) e Drexler perdeu 20 jogos. Mesmo assim, Houston foi aos playoffs “com um pé nas costas”, suficiente para um terceiro lugar na Conferência Oeste. Assim, o Rockets atropelou o Minnesota Timberwolves de um jovem Kevin Garnett na primeira rodada.

Publicidade

Leia mais

Depois, na semifinal de Conferência, o Rockets teve problemas contra o Seattle Supersonics, campeão do Oeste no ano anterior, mas venceu em sete jogos. Por fim, enfrentou o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton. Deu Jazz, por 4 a 2.

3. 1980/81 

Não que o Rockets fosse exatamente brilhante na temporada regular. Após 40 vitórias e 42 derrotas, o time chegou aos playoffs. No entanto, um elenco com Moses Malone, Calvin Murphy, Mike Dunleavy (pai do hoje GM do Golden State Warriors) e Rudy Tomjanovic, fez o estrago na fase decisiva.

Publicidade

Houston superou cada um de seus oponentes: Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs e Kansas City Kings. Então, nas finais, o time encarou o Boston Celtics de Larry Bird, Cedric Maxwell e Robert Parish. Após quatro jogos, a série decisiva estava igual. Por fim, nas duas partidas seguintes, a equipe de Massachusetts não deu a menor chance e conquistou mais um título.

Embora o Rockets não tenha vencido naquele ano, o time ainda levaria mais de uma década para conquistar o campeonato. E foram logo dois.

2. 2017/18

Vamos por partes. Primeiro, o Houston Rockets montou um dos melhores times de sua história. James Harden e Chris Paul conseguiram levar a equipe texana a 65 triunfos, sua melhor campanha de todos os tempos na fase regular. Enquanto isso, o elenco tinha Clint Capela, PJ Tucker, Eric Gordon e o brasileiro Nenê, já em fim de carreira.

Publicidade

Então, na temporada regular, o Rockets teve três sequências de dez vitórias ou mais. Primeiro, entre novembro e dezembro (14). Depois, 17 triunfos consecutivos entre janeiro e março. Por fim, mais 11 em março. Ou seja, entre as últimas duas, Houston venceu 28 de 29 partidas. Insano! Mas aí veio a fase de mata-matas…

Sem muitas dificuldades, o Rockets passou pelo Minnesota Timberwolves e Utah Jazz. Mas tinha um tal de Golden State Warriors. E Houston vencia o quinto jogo das finais do Oeste por 95 a 94, mas restando cerca de 50 segundos para o fim, Paul machucou a perna. O Rockets liderava por 3 a 2, mas não contou com o armador nos dois embates seguintes. O Warriors venceu ambos, virou em 4 a 3 e eliminou a equipe do Texas. Semanas depois, Golden State conquistou outro título em cima do Cleveland Cavaliers.

Publicidade

1. 1993/94 

O Houston Rockets conquistou seus únicos títulos da história em 1993/94 e 1994/95, mas os times eram similares. Então, optamos pelo primeiro. Apesar de o segundo contar com Clyde Drexler, o de 1994 tinha um Hakeem Olajuwon imparável. E foi simbólico por superar o New York Knicks de Pat Ewing. Sim, no ano seguinte varreu o Orlando Magic de Shaquille O’Neal e Penny Hardaway. Mas não fosse a conquista no ano anterior, dificilmente conseguiria brigar em 1995.

E o Rockets tinha Robert Horry com apenas um ano de experiência, um Sam Cassell calouro, mas o complemento era realmente bom: Kenny Smith, Otis Thorpe, Vernon Maxwell e Mario Elie. Na temporada regular, Houston terminou com a segunda melhor campanha do Oeste.

Publicidade

Nos playoffs, o Rockets bateu o Portland Trail Blazers, passou sufoco contra o Phoenix Suns de Charles Barkley e o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton até chegar às finais da NBA. Era apenas a segunda vez em todos os tempos em uma decisão, já que em 1980/81, o time perdeu para o Boston Celtics.

Mas a final marcava o encontro entre dois dos melhores pivôs de todos os tempos: Ewing x Olajuwon. O Rockets precisou de sete jogos, após o Knicks estar na frente por 3 a 2. Então, nos últimos dois embates, o nigeriano brilhou, conquistando o seu primeiro título.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários