Melhores jogadores por posição (2015-16) – Ala-pivô

Gustavo Freitas lista os 25 melhores atletas da posição para próxima temporada

Fonte: Gustavo Freitas lista os 25 melhores atletas da posição para próxima temporada

O ranking dos melhores jogadores por posição para a temporada está de volta. Na verdade, comecei a fazer esse ranking em 2011-12, mas por questões pessoais, não consegui fazê-lo no ano seguinte. Em 2013-14, voltei a fazer, repeti em 2014-15, e agora vou explicar como funciona.

Antes de qualquer coisa, é um ranking pessoal. Não reflete o pensamento de todos os outros integrantes. Para isso, existe a previsão para a temporada, que será publicada em breve. Todo mundo do Jumper Brasil participa, opina e escreve. Mas não é o caso aqui.

Esta previsão dos melhores jogadores por posição leva em conta números, potencial, surpresas positivas ou negativas, contusões anteriores e seus riscos no futuro, e principalmente, opinião pessoal. Não quer dizer exatamente que um determinado jogador é melhor ou pior que o outro. É sempre bom frisar que a lista é feita, especialmente, no intuito de projetar a próxima temporada de forma individual e não quer dizer, em momento algum, que o atleta não tem história na liga. 

Publicidade

O histórico conta, mas se o jogador em questão veio de lesão ou ainda vai demorar a estrear, como por exemplo Kyrie Irving, ele cai no ranking.

Então, sem mais enrolação, segue a lista. Entre parênteses, o que subiu ou desceu em relação ao ano anterior.


1- Anthony Davis (+1)

Publicidade

Anthony Davis

Nenhuma surpresa, certo? Anthony Davis é hoje o melhor jogador de garrafão da NBA e agora tenta expandir ainda mais o seu jogo. Davis treinou o arremesso de três durante as férias da liga, o que acaba sendo uma tendência para atletas de sua posição. O grande temor em cima do ala-pivô é quanto ao seu físico. Davis se contunde com alguma facilidade e após três anos, ainda não atingiu ao menos 70 jogos por ano. Obteve médias de 24.4 pontos, 10.2 rebotes, 2.9 bloqueios e 53.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Publicidade

2- Blake Griffin (+2)

la-blake-griffin-20140414

Publicidade

Blake Griffin era a minha grande aposta para o prêmio de MVP na temporada passada. Não só pelos números, mas também por ser um jogador capaz de liderar e fazer seus colegas melhores do que são. Aos 26 anos, ele segue expandindo o seu jogo. Evoluiu na mecânica de seu arremesso após muitos treinos e mostrou uma grande visão de quadra. Griffin ficou com médias de 21.9 pontos, 7.6 rebotes, 5.3 assistências e teve um aproveitamento de 50.2% nos arremessos.

3- Pau Gasol (+8)

pau gasol

Publicidade

E quando esperavam que Pau Gasol caísse ainda mais de produção, ele surpreendeu e fez provavelmente a melhor temporada da carreira. Tudo isso aos 34 anos, após não receber a extensão contratual do Los Angeles Lakers. Sem contar que ele havia sido envolvido na troca de Chris Paul, que não chegou a ser concretizada. Mas no Chicago Bulls, ele foi tão bem que ganhou a chance de ser titular no Jogo das Estrelas, algo inédito em sua belíssima carreira. Gasol obteve médias de 18.5 pontos, 11.8 rebotes, 1.9 bloqueio e acertou 49.4% dos arremessos.

4- LaMarcus Aldridge (-3)

LaMarcus Aldridge

Publicidade

O ala-pivô LaMarcus Aldridge era o grande nome da última agência livre. E o ex-jogador do Portland Trail Blazers optou pela chance de não só ganhar títulos, mas também liderar uma franquia vencedora nos próximos anos. Aldridge, no San Antonio Spurs, terá a missão de substituir Tim Duncan (que sai na lista de amanhã, antes que perguntem) assim que o maior jogador da história do time texano se aposentar. Esta temporada será como as últimas de David Robinson e Duncan. A diferença é que Aldridge está com 30 anos. Em 2014-15, ele ficou com 23.4 pontos, 10.2 rebotes e 1.0 bloqueio.

5- Kevin Love (+2)

kevin love

Publicidade

O “se” não joga, mas já imaginou se o Cleveland Cavaliers tivesse Kevin Love e Kyrie Irving inteiros nas finais diante do Golden State Warriors? Claro que o resultado poderia ser o mesmo, uma vez que o Warriors sobrou durante toda a temporada, mas Love certamente jogaria como pivô nas formações baixas, criando uma nova e mais difícil projeção para aquele confronto. Em seu primeiro ano de Cavs, Love foi a terceira opção ofensiva. Ainda assim, ele obteve médias de 17.5 pontos, 10.4 rebotes e converteu 36.7% dos tiros de três.

6- Chris Bosh (NR, 4° como pivô)

AP Photo/Wilfredo Lee

Publicidade

A temporada do Miami Heat não era das melhores, mas o time sempre estava em vias de se classificar para os playoffs. No entanto, Chris Bosh teve uma embolia pulmonar e as pretensões do time da Flórida foram pelo ralo. Bosh pode jogar em sua posição original, como ala-pivô, mas será exigido também como pivô por conta das formações baixas. O atleta, duas vezes campeão da NBA, obteve médias de 21.1 pontos e 7.0 rebotes em 44 jogos na temporada passada.

7- Serge Ibaka (+2)

Serge Ibaka

Publicidade

Serge Ibaka impressiona. E agora, dos dois lados da quadra. Um dos melhores defensores da liga, o ala-pivô do Oklahoma City Thunder expandiu o seu jogo e tem em seu arsenal um bom arremesso de longa distância. Ele acertou 37.6% das 205 tentativas atrás da linha. Ibaka, de 26 anos, ainda não é um sujeito dedicado aos rebotes defensivos como a maioria de seus colegas de posição, e pegou 7.8 no total em 2014-15. O fato de ele ter mudado o seu estilo de jogo no ataque, fez com que o aproveitamento nos arremessos gerais caísse de 53.6% para 47.6% e ele ainda produziu 14.3 pontos.

8- Zach Randolph (+6)

Portland Trail Blazers v Memphis Grizzlies

Publicidade

O veterano Zach Randolph parece que nunca vai alterar o seu estilo de jogo, como fizeram alguns dos jogadores de sua posição. Aos 34 anos, o ala-pivô do Memphis Grizzlies é uma das principais armas ofensivas da equipe e faz uma das melhores duplas de garrafão de toda a liga, ao lado do espanhol Marc Gasol. Por ser canhoto, ele cria muitas dificuldades para os seus marcadores e tem um ótimo arremesso de média distância. Ficou com 16.1 pontos e 10.5 rebotes em 71 partidas.

9- Paul Millsap (-3)

Paul Millsap

Publicidade

O ala-pivô Paul Millsap provavelmente é o melhor jogador do Atlanta Hawks. Provavelmente, porque o nível dos titulares é bem parecido, pelo que ficou provado na última temporada. Millsap é muito bom no ataque, e isso lhe rendeu a chance de jogar em algumas oportunidades como ala. Entretanto, não possui tanta mobilidade para jogar ali e, como ala-pivô traz mais problemas para seus adversários. Em 2014-15, ele garantiu médias de 16.7 pontos, 7.8 rebotes, 3.1 assistências e 1.8 roubada.

10- Derrick Favors (+7)

Derrick Favors

Publicidade

A temporada passada marcou a melhor fase da carreira de Derrick Favors. O jogador deixou de atuar por tanto tempo como pivô, e em sua posição original, conseguiu render. Parte da “culpa” disso pertence ao francês Rudy Gobert, que explodiu em 2014-15. Favors faz um ótimo trabalho defensivo no Utah Jazz e é peça fundamental nas chances de a equipe se classificar para os playoffs. Obteve médias de 16.0 pontos, 8.2 rebotes, 1.7 bloqueio e 1.6 roubada.

11- Dirk Nowitzki (-3)

NBA: San Antonio Spurs at Dallas Mavericks

Publicidade

Infelizmente, a idade chega para todos. O alemão Dirk Nowitzki é um dos melhores estrangeiros de todos os tempos na história da NBA e é o maior ídolo do Dallas Mavericks. Quem o viu nos playoffs, sabe do que falo. Nowitzki já não era um grande defensor, mas na última temporada, ele decepcionou de vez. Ainda é capaz de ajudar no ataque e na liderança técnica, porém já é certo que ele terá o seu menor tempo de quadra desde o seu primeiro ano. Ficou com 17.3 pontos, 5.9 rebotes e teve 38% de aproveitamento em três pontos em cerca de 29 minutos de ação. 

12- Draymond Green (NR)

Golden State Warriors forward Draymond Green drives toward the basket during the second half of an NBA basketball game against the Los Angeles Lakers, Friday, April 11, 2014, in Los Angeles. The Warriors won 112-95. (AP Photo/Mark J. Terrill)

Publicidade

Segundo colocado nos prêmios de MIP e defensor do ano, Draymond Green quer muito mais nesta temporada. O contrato assinado recentemente, é prova disso. Green iria começar 2014-15 como ala, mas a contusão de David Lee fez com que o técnico Steve Kerr o aproveitasse na posição quatro. Ele foi muto bem por ali e Lee acabou tornando-se peça descartável no esquema, tanto que foi para o Boston Celtics. Green ainda deve crescer bastante ofensivamente nos próximos anos e fez 11.7 pontos, 8.2 rebotes, 3.7 assistências, 1.6 roubada e 1.3 bloqueio em 79 partidas.

13- Nerlens Noel (NR, 17° como pivô)

Nerlens Noel

Publicidade

Na temporada de estreia, Nerlens Noel atuou como pivô e foi um dos poucos destaques do Philadelphia 76ers. Mas a chegada de Jahlil Okafor vai fazê-lo jogar na posição quatro. Pode funcionar, pois ele tem um arremesso de média distância e não precisa ficar preso no garrafão. Noel ainda tem muito a aprender no ataque, pois do outro lado, ele já está pronto. Obteve 9.9 pontos, 8.1 rebotes, 1.9 bloqueio e 1.8 roubada em 71 jogos.

14- Jabari Parker (-4)

NBA: Milwaukee Bucks at Toronto Raptors

Publicidade

A contusão de Jabari Parker em seu primeiro ano só não foi um desastre para o Milwaukee Bucks porque a equipe conta com diversos jogadores jovens e talentosos. Mas Parker uma coisa é certa: ele deveria brigar com Andrew Wiggins pelo prêmio de melhor novato. O atleta ainda está na fase de treinos, porém é esperado que ele inicie a temporada normalmente. Ficou com médias de 12.3 pontos, 5.5 rebotes e 1.2 roubada em 25 partidas.

15- David Lee (-3)

David Lee

Publicidade

David Lee sofreu uma lesão pouco antes do início da temporada passada, o que atrapalhou seus planos no Golden State Warriors. Draymond Green explodiu e Lee saiu a té da rotação. Em busca de novos ares, ele foi para o Boston Celtics, onde será titular e terá a chance de se destacar novamente. Aos 32 anos, Lee espera ser um dos pilares ofensivos de sua nova equipe. O grande problema é a concorrência no garrafão. Ele fez 7.9 pontos e 5.2 rebotes em 18 minutos de ação.

16- Kenneth Faried (-1)

faried

Publicidade

Após quatro anos na NBA, ainda esperamos que Kenneth Faried consiga explodir no Denver Nuggets. Entretanto, ele é muito regular. Baixo para brigar no garrafão, Faried compensa isso com muita raça e disposição. Em formações menores, definitivamente será ele o pivô. Com a mudança de treinador, espera-se que finalmente ele cresça de produção. Obteve 12.6 pontos e 8.9 rebotes em 2014-15.

17- Terrence Jones (-1)

Terrence Jones

Publicidade

Muito pesado para jogar como ala, Terrence Jones é o maior beneficiado pela saída de Josh Smith para o Los Angeles Clippers. O ala-pivô do Houston Rockets ainda precisa evoluir no aspecto ofensivo, mas já mostra alguns sinais disso. Ele converteu 35.1% dos arremessos de longa distância sem deixar o seu aproveitamento nos lances de quadra cair tanto. Jones é um ótimo complemento para Dwight Howard no garrafão do time texano, porém pode perder tempo de quadra se Donatas Motiejunas voltar bem. Ficou com 11.7 pontos, 6.7 rebotes e 1.8 bloqueio em aproximadamente 27 minutos.

18- Thaddeus Young (-5)

Thaddeus Young

Publicidade

O ala Thaddeus Young é mais um daqueles que pode jogar em outras posições. Esperava muito dele no Minnesota Timberwolves, no entanto, ficou por lá por apenas 48 partidas e logo foi trocado para o Brooklyn Nets. É mais talentoso do que lhe é creditado, porém jamais evoluiu no arremesso de longa distância. Obteve 14.1 pontos, 5.4 rebotes e 1.6 roubada em 76 jogos pelas duas equipes. A tendência é que cresça de produção neste ano.

19- Markieff Morris (0)

markieff-morris

Publicidade

Markieff Morris pediu publicamente para ser negociado após ver seu irmão indo para o Detroit Pistons. Foi multado, e logo na primeira entrevista coletiva, revelou estar muito feliz no Phoenix Suns. Ficar calado e jogar bem para levar sua equipe a brigar pelos playoffs, talvez seja a melhor opção. Só talvez. Morris, de 26 anos, pode ter a sua melhor temporada da carreira se conseguir manter a cabeça no lugar. Ficou com 15.3 pontos e 6.2 rebotes em cerca de 31 minutos de quadra.

20- Nikola Mirotic (NR)

Nikola Mirotic

Publicidade

Como é legal ver Nikola Mirotic arremessando. O ala-pivô do Chicago Bulls é uma das grandes promessas para esta temporada. Isso se Fred Hoiberg cumprir a meta de fazer o time jogar de forma mais rápida e com mais arremessos de três. Para ele se firmar, porém, vai precisar de mais tempo de quadra. O problema é que Taj Gibson volta de contusão e ele ainda não conseguiu se estabelecer como ala. Em aproximadamente 20 minutos, o montenegrino obteve 10.2 pontos e 4.9 rebotes.

21- Julius Randle (NR)

Julius Randle

Publicidade

Mais um da posição que vem de contusão: Julius Randle. O ala-pivô do Los Angeles Lakers está sendo um dos mais testados pelo técnico Byron Scott nesta pré-temporada. Randle se machucou na primeira partida de 2014-15 e já retorna como titular, tamanha é a confiança do treinador. Sétima escolha de 2014, ele é uma das maiores promessas do elenco.

22- Meyers Leonard (NR)

Meyers Leonard

Publicidade

Como evoluiu Meyers Leonard, não? Claro que se LaMarcus Aldridge e Robin Lopez ainda estivessem no Portland Trail Blazers, ele dificilmente estaria na lista. E é como ala-pivô, pois Mason Plumlee deverá ser o pivô titular. Leonard pode jogar dentro e fora do garrafão, mas é jogando no perímetro que ele se destaca, fazendo aquele ala-pivô aberto. Fez 6.9 pontos, 4.5 rebotes e converteu 42% dos arremessos de três.

23- Tristan Thompson (NR, 18° como pivô)

Tristan Thompson

Publicidade

Qual é a situação real de Tristan Thompson? Sinceramente, ele poderia ser titular em diversas equipes nesta temporada, mas seu agente e ele preferem fazer o jogo de empurra-empurra, jogando a culpa de sua não renovação na diretoria do Cleveland Cavaliers. Mas também, com uma pedida absurda, fica fácil entender. Thompson é um fanático pelo rebote ofensivo, sabe defender bem e só. Quem o compara com Dennis Rodman, é melhor procurar outro jogador. Mesmo permanecendo em Cleveland, ele terá muitos problemas para arrumar tempo de quadra. Obteve 8.5 pontos e 8.0 rebotes em aproximadamente 27 minutos.

24- Nemanja Bjelica (NR)

Nemanja Bjelica

Publicidade

Aqui vai uma das surpresas da lista deste ano e ele nem deverá começar a temporada como titular. Nemanja Bjelica chegou ao Minnesota Timberwolves como a última opção de garrafão, mas suas performances no Euro Basket e na pré-temporada, fizeram a comissão técnica mudar de ideia. Bjelica é um autêntico ala-pivô que sai para arremessar de longa distância e que consegue pegar rebotes com alguma facilidade. Aos 27 anos, ele deverá ter mais minutos que Kevin Garnett.

25- Kris Humphries (NR)

Kris Humphries

Publicidade

E para quem não acreditava mais nele, está aí Kris Humphries. O ala-pivô, que em toda a carreira acertou apenas dois arremessos de três, treinou exaustivamente durante as férias e parece ter garantido a titularidade no Washington Wizards, jogando o brasileiro Nenê para a reserva. Humphries, de 30 anos, tem um ótimo posicionamento para os rebotes e agora quer provar seu valor com o arremesso de longe. Obteve 8.0 pontos e 6.5 rebotes em 21 minutos de ação em 2014-15.


Amanhã tem a lista dos 25 melhores pivôs para 2015-16.

Curta o Jumper Brasil no Facebook
Siga o Jumper Brasil no Twitter

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários