O ranking dos melhores jogadores por posição para a temporada está de volta. Na verdade, comecei a fazer esse ranking em 2011-12, mas por questões pessoais, não consegui fazê-lo no ano seguinte. Em 2013-14, voltei a fazer, repeti em 2014-15, e agora vou explicar como funciona.
Antes de qualquer coisa, é um ranking pessoal. Não reflete o pensamento de todos os outros integrantes. Para isso, existe a previsão para a temporada, que será publicada em breve. Todo mundo do Jumper Brasil participa, opina e escreve. Mas não é o caso aqui.
Esta previsão dos melhores jogadores por posição leva em conta números, potencial, surpresas positivas ou negativas, contusões anteriores e seus riscos no futuro, e principalmente, opinião pessoal. Não quer dizer exatamente que um determinado jogador é melhor ou pior que o outro. Mais do que nunca, é uma projeção.
O histórico conta, mas se o jogador em questão veio de lesão ou ainda vai demorar a estrear, como por exemplo Kyrie Irving, ele cai no ranking.
Então, sem mais enrolação, segue a lista. Entre parênteses, o que subiu ou desceu em relação ao ano anterior.
1- James Harden (0)
Antes de qualquer coisa, sim. James Harden merecia o prêmio de MVP na última temporada, ao lado de Stephen Curry e Russell Westbrook. Qualquer um que ganhasse, estava tudo certo. O problema é que existe uma regra velada para essa seleção na NBA. O melhor atleta de um dos melhores times (até o terceiro lugar em sua conferência), fica com o troféu. Alguns reclamam sobre a forma de Harden jogar e que se não fossem os lances livres, seus números teriam uma grande queda. Até é um pouco de verdade, mas os lances livres fazem parte do jogo. Portanto, lidem com isso. A defesa ainda é um problema. Ele é capaz de ser um carrapato em cima de Kobe Bryant nos playoffs quando jogava pelo Oklahoma City Thunder e, ao mesmo tempo, propiciar momentos bizarros. O barbudo obteve médias de 27.4 pontos, 7.0 assistências, 5.7 rebotes e 1.9 roubada em 2014-15.
2- Klay Thompson (+3)
Então, um jogador atua por quatro minutos a menos em relação ao ano anterior e faz 3.3 pontos a mais. Isso é Klay Thompson. O ala-armador do Golden State Warriors é um dos melhores arremessadores de longa distância da NBA e conseguiu bater quase todas as marcas de sua carreira em 2014-15. Uma explicação pode estar no volume de jogo do Warriors, mas a execução evolui a cada temporada. Thompson ainda sabe defender, para acabar de completar. Ele obteve médias de 21.7 pontos, 3.2 rebotes, 2.9 assistências e teve um aproveitamento de incríveis 43.9% nos tiros de longa distância.
3- Kobe Bryant (-1)
Esta pode ser a última temporada de Kobe Bryant na NBA, mas é impossível deixar de se impressionar com a qualidade de um dos melhores jogadores de todos os tempos da liga. Aos 37 anos, Kobe é o atleta com mais temporadas por uma mesma equipe e é o terceiro maior cestinha da história. Seus problemas físicos, entretanto, preocupam. Saudável, seria o dono do primeiro posto. Atuou em apenas 41 partidas nos últimos dois anos e, em 2014-15, obteve médias de 22.3 pontos, 5.7 rebotes, 5.6 assistências.
4- Jimmy Butler (+7)
Ótimo defensor, Jimmy Butler foi eleito o jogador que mais evoluiu na última temporada, mas também tomou as rédeas do Chicago Bulls no ataque. Sabe o que é melhor? Ele ainda pode melhorar mais. Butler está com 26 anos e é bem provável que o Bulls vai correr mais em 2015-16 sob o comando de Fred Hoiberg. O ataque era um dos grandes problemas da equipe de Illinois, porém a mudança de treinador deve fazer com que o foco seja o ala-armador. Ele obteve médias de 20.0 pontos, 5.8 rebotes, 3.3 assistências e 1.8 roubada, além de 37.8% de aproveitamento nos três pontos.
5- Dwyane Wade (-2)
Dwyane Wade não expandiu o seu jogo e já falei disso em um outro artigo, mas isso não muda o fato de ele ter feito a sua melhor temporada desde a chegada de LeBron James ao Miami Heat. Ele teve menos tempo de quadra, porém jogou mais solto e assumiu na maioria das oportunidades o posto de líder ofensivo da equipe. As lesões, no entanto, continuam perseguindo-o, perdendo 48 partidas nos últimos dois anos. Obteve 21.5 pontos, 4.8 assistências, 3.5 rebotes e 1.2 roubada.
6- Bradley Beal (0)
Os números de Bradley Beal deram uma estagnada em 2014-15, embora tenha começado aquela temporada no estaleiro. Beal ainda é jovem e deverá ser um dos pilares ofensivos do Washington Wizards neste ano. Com a saída de Paul Pierce, boa parte desta carga vai cair em suas mãos. O atleta vai para a sua quarta temporada na NBA e obteve médias de 15.3 pontos, 3.8 rebotes, 3.1 assistências e um aproveitamento de 40.9% nos tiros de três.
7- Monta Ellis (0)
A mudança de time pode ser um bom sinal de que Monta Ellis vai seguir como uma das principais opções de ataque. No Dallas Mavericks, Ellis já havia tomado de Dirk Nowitzki o posto de cestinha, mas terá de refazer todo o seu trabalho no Indiana Pacers. Ao lado de Paul George, o ala-armador vai dividir o lado ofensivo do Pacers. E para um jogador, que chegou a ser questionado até certo ponto de sua carreira por sua durabilidade, Ellis deixou de atuar em apenas 12 jogos desde 2010-11. Ficou com médias de 18.9 pontos, 4.1 assistências e 1.9 roubada.
8- DeMar DeRozan (-4)
Vamos começar por onde? DeMar DeRozan não sabe arremessar de três, sua defesa é questionável, tem uma seleção de arremessos ruim, mas mesmo assim é o oitavo da lista. A melhor explicação é que existe um abismo técnico depois da quinta posição, pois não encontrei ninguém que poderia superá-lo na oitava. Tudo bem, DeRozan já foi para o Jogo das Estrelas e é um dos cestinhas do Toronto Raptors. Então, tudo bem. Ele ficou com médias de 20.1 pontos, 4.6 rebotes, 3.5 assistências e um aproveitamento de 41.3% nos arremessos de quadra.
9- Giannis Antetokoumnpo (NR, 16° ala)
O maior problema que tive ao fazer essas listas era saber em que posição encaixar o grego Giannis Antetokounmpo. O sujeito jogou em três na última temporada e deve ser ala-armador em 2015-16. Ao menos, é o que aparece na maioria das projeções, com Khris Middleton como ala. O atleta é um fenômeno na parte física e treina para melhorar cada vez mais sua técnica. Tanto é, que seu aproveitamento nos arremessos pulou de 41.4% em sua temporada de estreia para 49.1% em 2014-15. Ele obteve médias de 12.7 pontos, 6.7 rebotes, 2.6 assistências e 1.0 bloqueio.
10- Kyle Korver (+11)
O veterano Kyle Korver é um dos melhores arremessadores puros de toda a liga. Isso se ele não for o melhor. Desde 2003-04 na NBA, Korver já acertou mais de 1.700 chutes de longa distância, com 43.2% de aproveitamento. A temporada passada do Atlanta Hawks foi tão boa que lhe rendeu a primeira convocação para o Jogo das Estrelas. Obteve médias de 12.1 pontos e 4.1 rebotes, além de 49.2% de conversões de três.
11- Wesley Matthews (+2)
Até a lesão sofrida na temporada passada, Wesley Matthews havia perdido apenas 13 jogos em cinco anos na NBA. Agora no Dallas Mavericks, o excepcional defensor luta para recuperar-se o mais rápido possível para reforçar sua nova equipe. De acordo com informações, isso só deve acontecer perto do Natal, mas ele já iniciou os treinamentos e quer estar em quadra na estreia do time. Por conta da contusão e da incerteza de seu retorno, ele é o 11°, porém poderia estar mais acima.
12- Arron Afflalo (-3)
Próximo de completar 30 anos, o ala-armador Arron Afflalo vai jogar esta temporada pelo New York Knicks, a sua quinta equipe na carreira. Afflalo é ótimo arremessador de longa distância, mas ele se destaca mesmo é do outro lado da quadra. Em 2014-15, ele foi trocado pelo Orlando Magic para o Portland Trail Blazers, onde substituiu Wesley Matthews durante os playoffs no quinteto titular. Ficou com 13.3 pontos e 3.2 rebotes em 78 embates.
13- Victor Oladipo (+3)
Segunda escolha do draft de 2013, o ala-armador Victor Oladipo mostrou grande evolução em quase todos os aspectos de seu jogo. No Orlando Magic, ele certamente será uma das principais opções ofensivas ao lado de Nikola Vucevic e Tobias Harris. Oladipo tem qualidade ainda para atuar como armador principal em determinados momentos do jogo e foi responsável por 17.9 pontos, 4.2 rebotes e 4.1 assistências em 2014-15.
14- Tony Allen (+9)
De um lado da quadra, Tony Allen passa longe de estar em qualquer lista dos melhores por posição. No entanto, ele se destaca na defesa. E muito. Allen, de 33 anos, fez parte do primeiro time de defesa em três das últimas quatro temporadas. Mesmo que venha do banco de reservas, ele deverá jogar por pelo menos 25 minutos. Em 2014-15, ficou com 8.6 pontos, 4.4 rebotes e 2.0 roubadas.
15- Danny Green (+7)
Você sabia que Danny Green foi um dos poucos jogadores em toda a NBA com pelo menos uma roubada e um bloqueio de média em 2014-15? E ainda, ele obteve os seus melhores números da carreira no ano passado e acerta 40% ou mais de três pontos desde 2011-12. Green se destaca dos dois lados da quadra e chegou a ser cogitado para ser o MVP das finais no último ano em que o San Antonio Spurs foi batido pelo Miami Heat. Ele garantiu médias de 11.7 pontos, 4.2 rebotes, 1.2 roubada e 1.1 bloqueio.
16- Brandon Knight (NR)
Não vi ninguém reclamando da ausência de Brandon Knight na lista de ontem. Isso é um sinal de que ele é de fato um ala-armador. O jogador, agora no Phoenix Suns, começou a temporada passada como armador no Milwaukee Bucks e vinha se destacando quando foi trocado para o time do Arizona. Ali, ele vai jogar essencialmente na posição dois, mas eventualmente será o armador principal. Esse papel no Suns, até então pertencia a Goran Dragic, negociado com o Miami Heat. Knight obteve médias de 17.0 pontos, 5.2 assistências, 3.9 rebotes e um aproveitamento de 38.9% nos arremessos de três.
17- J.J. Redick (+8)
Quando começou sua carreira na NBA, J.J. Redick era cotado para ser armador principal por conta de sua estatura. De fato, ele até o fez na primeira temporada e logo impôs sua vontade de jogar como ala-armador no Orlando Magic. Praticamente não atuou em seu segundo ano, mas a alta performance nos arremessos de três o credenciou. Desde então, Redick cresceu de produção e tornou-se titular incontestável do Los Angeles Clippers, mesmo com a presença de Jamal Crawford no elenco. Obteve 16.4 pontos e 43.7% de aproveitamento em chutes de longa distância — melhores marcas pessoais.
18- D’Angelo Russell (NR)
Tanto Jordan Clarkson quanto D’Angelo Russell poderiam estar nas listas de ontem ou de hoje. Os dois são capazes de atuar nas duas posições e é o que deve acontecer nesta temporada. Mas isso se deve ao fato de que ambos deverão jogar mais sem a bola do que com ela na maioria das posses de bola no Los Angeles Lakers, uma vez que Kobe Bryant será o responsável por isso. Segunda escolha do draft deste ano, o jovem Russell demonstrou ainda ter problemas com arremessos, mas uma boa qualidade nos passes. As 11 assistências contra o Maccabi Haifa na pré-temporada, é prova disso.
19- Alec Burks (NR)
O ala-armador Alec Burks possui atributos para estar na lista, mesmo depois de sofrer uma lesão que o deixou de fora de boa parte da temporada passada. O jogador do Utah Jazz está melhorando o arremesso de longa distância, mas a sua seleção nos chutes de média, está devendo um pouco. Converteu somente 40.3% das tentativas de quadra, contra 38.2% de três. Em 27 jogos, ficou com médias de 13.9 pontos, 4.2 rebotes e 3.0 assistências.
20- C.J. McCollum (NR)
Pode anotar aí: C.J. McCollum terá números incríveis nesta temporada. O ala-armador ganhou espaço com as saídas de Wesley Matthews e Arron Afflalo do Portland Trail Blazers e agora será titular. Ele produziu bem em pouco tempo de quadra, mas por 36 minutos, faria 15.7 pontos e 1.6 roubada em 2014-15. Ao lado de Damian Lillard, terá muito volume de jogo e poderá brigar pelo prêmio de jogador que mais evoluiu. É minha aposta ousada deste ano.
21- Eric Gordon (-7)
Eric Gordon já foi considerado um dos dez melhores jogadores de sua posição na NBA. Seu problema é o mesmo de sempre: a sequência de lesões. Gordon, de 26 anos, não passa de 64 partidas em uma temporada desde o seu primeiro ano na liga, em 2008-09. É ótimo arremessador e quebra um galho na armação no New Orleans Pelicans. Apesar de sofrer com contusões, converteu 44.8% das tentativas de três no ano passado e ficou com médias de 13.4 pontos e 3.8 assistências.
22- Avery Bradley (-7)
Quando parecia que Avery Bradley iria dar um salto na carreira, ele estagnou em 2014-15. O ala-armador do Boston Celtics apresentou queda de produção em quase todas as áreas, mesmo com quase o mesmo tempo de quadra em relação ao ano anterior. Ainda assim, é ótimo defensor de perímetro. Fez 13.9 pontos e 3.6 rebotes na temporada passada.
23- Zach LaVine (NR)
Zach LaVine fez apenas uma temporada na NBA e era o imediato de Ricky Rubio no Minnesota Timberwolves. Porém, o técnico Sam Mitchell resolveu mudar sua posição e agora ele vai jogar como ala-armador. Até aí, tudo bem. Só que ele já ganhou a titularidade e mandou Kevin Martin para o banco de reservas. O sujeito é bom e anotou 37 pontos em uma partida diante do Golden State Warriors. Ficou com 10.1 pontos e 3.6 assistências.
24- Kentavious Caldwell-Pope (NR)
O técnico Stan Van Gundy conta com a melhora de performance de Kentavious Caldwell-Pope na seleção de arremessos para seguir sonhando com uma classificação do Detroit Pistons aos playoffs. Ele é peça importante no esquema do treinador, especialmente porque ele quer rodear Andre Drummond de arremessadores. E é bom funcionar rápido, porque Stanley Johnson já andou aprontando na pré-temporada e, apesar de ser ala de origem, o calouro atuou por ali. Caldwell-Pope fez 12.7 pontos, 3.1 rebotes e acertou 34.5% de três.
25- J.R. Smith (NR)
J.R. Smith está na NBA há tanto tempo que você se surpreende quando descobre que ele acabou de fazer 30 anos. Mas é que ele pulou o basquete universitário, né? Smith, agora no Cleveland Cavaliers, será sobrecarregado no início desta temporada por conta da lesão de Iman Shumpert. Desde a troca do New York Knicks para o time de Ohio, ele protagonizou momentos incríveis, como as oito cestas de três na primeira partida da final do Leste e, ao mesmo tempo, converteu apenas 31.1% dos arremessos de quadra nas finais. Bizarro. Smith obteve médias de 12.1 pontos, 3.1 rebotes e 2.8 assistências em 2014-15.
Amanhã tem a lista dos 25 melhores alas para 2015-16.
Curta o Jumper Brasil no Facebook
Siga o Jumper Brasil no Twitter