Mavs faz Kevon Looney parecer Shaquille O’Neal

Pivô brilhou na vitória do Golden State Warriors sobre o Dallas Mavericks no jogo 2 das finais do Oeste

Kevon Looney Shaquille O'Neal Fonte: Thearon W. Henderson/AFP

O Golden State Warriors lidera a série final do Oeste por 2 a 0 sobre o Dallas Mavericks. Em uma disputa tão acirrada, qualquer detalhe faz a diferença. Mas o fato é que o Mavs faz Kevon Looney parecer Shaquille O’Neal. Não que ele seja algo minimamente parecido, mas é um jogador decente, muito subestimado.

Na verdade, em uma situação normal, Looney sequer estaria fazendo isso tudo se o pivô projetado para ser titular, o jovem James Wiseman, estivesse saudável. Além disso, ele só ganhou tanto tempo de quadra porque Draymond Green se enrolou com faltas durante os três primeiros quartos  do segundo jogo.

Publicidade

E o Looney com isso?

Ele foi lá e fez o seu trabalho. Primeiro, defendendo, fechando espaços. Depois, aparecendo no ataque porque o Mavericks não tem como usar Dwight Powell em condições normais. Assim, o técnico Jason Kidd prefere utilizar Maxi Kleber, que é outro tipo de jogador. Foram 21 pontos e 12 rebotes em 32 minutos.

Publicidade

Warriors fez o que já fizeram com o time

Não é novidade um pivô se destacar contra o Golden State Warriors. O russo Timofey Mozgov, por exemplo, se aproveitou das formações baixas do Warriors nas finais de 2015. Na ocasião, o Cleveland Cavaliers liderava a decisão da NBA por 2 a 1 e o técnico Steve Kerr precisava fazer ajustes para o quarto jogo. Então, Kerr sacou o australiano Andrew Bogut e utilizou Draymond Green como pivô, deixando Mozgov sobrar.

De fato, Mozgov brilhou com 28 pontos e 12 rebotes, mas o Cavs não venceu mais naquela série e o Warriors obteve o seu primeiro título em 40 anos.

Nos atuais playoffs o pivô Steven Adams fez diferença pelo Memphis Grizzlies contra o Warriors. O Grizzlies havia perdido Ja Morant para a série semifinal de conferência, então Taylor Jenkins, treinador do Grizzlies, vendo que seu time perdia muito no garrafão, utilizou Adams. Embora tenha surtido efeito no começo, não era sustentável e, claro, o Warriors foi para a final do Oeste.

Publicidade

Leia mais!

Lakers define finalistas ao cargo de técnico
Knicks tem interesse em adquirir Malcolm Brogdon
NBA anuncia times ideais de defesa da temporada 2022

Melhor temporada de Looney na carreira

Kevon Looney está em sua sétima temporada na carreira, sempre pelo Golden State Warriors. Apenas em 2021-22, ele foi o titular em quase todas as partidas (80 das 82). Sim, isso só aconteceu porque James Wiseman está machucado, mas mesmo assim, o atleta fez o seu trabalho.

Publicidade

Looney não é primeira, segunda, terceira opção ofensiva. Na verdade, ele não é uma. O pivô só recebe bolas em casos muito específicos, após marcações duplas em armadores, enquanto ele fica livre.

Pode não ser grande coisa para um jogador de NBA, mas o duas vezes campeão obteve 6.0 pontos e 7.3 rebotes em cerca de 21 minutos. Claro, não são números que impressionam ninguém, além de Steve Kerr.

Tudo certo, tudo bacana, mas…

Apesar de ele ter obtido um duplo-duplo em final de conferência, Looney pode não seguir no Warriors para a próxima temporada. Isso porque ele é agente livre irrestrito ao fim de 2021-22 e, como já informado, o time tem esperanças de contar com Wiseman o mais rápido possível.

Publicidade

Sabendo de uma valorização de seu pivô, o Warriors, que sempre trabalha com muito cuidado quando o assunto é teto salarial, não vai poder competir com outras propostas que ele vai receber.

Pensando nisso, acredito que ele só fica se der um desconto de gratidão, após receber “meros” US$5.1 milhões em 2021-22. Embora pareça muito, está abaixo da média da liga, em torno de US$8.5 milhões.

Ainda que ele saia, dificilmente Looney será titular em um time na liga. Caso os rumores por uma troca de time aumentem, o Warriors pode direcionar seu foco em pivôs no draft.

Publicidade

De qualquer forma, não é toda noite que o Mavs vai fazer Kevon Looney parecer Shaquille O’Neal. Espere por ajustes de Jason Kidd na terceira partida da série. Do contrário, vamos ver o pivô se destacar mais uma vez.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários