O Dallas Mavericks contou com um grande triplo-duplo de Luka Doncic para vencer o Golden State Warriors por 116 a 113 nesta terça-feira (29), no American Airlines Center. O astro anotou 41 pontos, além de pegar 12 rebotes e distribuir 12 assistências. Assim, o Mavs quebrou a sequência de quatro derrotas seguidas.
Contra o Warriors, então, Luka Doncic alcançou seu 51º triplo-duplo desde que chegou ao Mavericks, em 2018/19. Como resultado, foi sua quinta combinação com mais de 40 pontos na carreira. Esse número o fez empatar com Wilt Chamberlain como segundo lugar entre os jogadores que atingiram tal marca nas cinco primeira temporadas na NBA. Apenas Oscar Robertson, com 19, teve mais.
Em contrapartida, o Warriors voltou a perder após quatro triunfos. Stephen Curry foi o grande destaque do time visitante com 32 pontos e cinco bolas do perímetro. No entanto, a estrela de San Francisco não teve grande ajuda de outros companheiro e seu esforço não foi recompensado com vitória.
Afinal, nenhum outro comandado de Steve Kerr teve participação ofensiva de destaque. Depois de Curry, o principal pontuador foi o Jonathan Kuminga. O reserva ganhou mais minutos em quadra e anotou um duplo-duplo de 14 pontos e dez rebotes.
Ao contrário do Warriors, o Mavericks teve em Tim Hardaway uma boa válvula de escape para Luka Doncic. O ala, portanto, anotou 22 pontos com cinco bolas de três pontos convertidas.
Com o placar, o time texano chegou à décima vitória em 20 jogos disputados na temporada. Agora, ultrapassou o rival desta terça-feira e é o nono colocado da Conferência Oeste. O Warriors, por sua vez, soma 11 triunfos em 22 partidas e ocupa a décima posição.
O jogo
O Mavericks começou a partida dominante e liderou o primeiro quarto por 12 pontos. O time comandado por Jason Kidd chegou a abrir 23 a 6. O Warriors entrou na partida sob o comando de Stephen Curry após um pedido de tempo e conseguiu encurtar a diferença para o segundo período.
Nos 12 minutos seguintes, o time de Steve Kerr voltou com outra postura. Sem aproveitamento do perímetro, apostou na melhora da defesa e em mais infiltrações. Com isso, se recuperou e tirou a vantagem do Mavs para dois pontos ainda na metade do quarto.
Leia mais!
- Draymond Green revela que reunião pode ter mudado o rumo do Warriors
- “Kemba Walker dá flexibilidade ao Mavs no ataque”, diz Mark Cuban
- Cinco trocas que podem fazer o Golden State Warriors brigar por título da NBA
O jogo se manteve equilibrado e dois bancários contribuíram para a reação dos visitantes: Jonathan Kuminga e Anthony Lamb anotaram oito pontos cada. Como resultado, o embate foi ao intervalo com Dallas liderando por apenas um ponto.
Na volta dos vestiários, os ataques se sobressaíram às defesas. Dessa forma, ambos os times pontuavam com facilidade, mas o Mavs elevou seu aproveitamento em bolas de três. Por outro lado, Golden State ainda apostava em bolas próximas à cesta.
As equipes impuseram uma marcação mais forte, forçando mais erros do adversário. Os anfitriões, então, venceram mais um período e levaram vantagem de para os últimos 12 minutos.
Muito disputado, o último quarto teve ar de decisão desde o início. Para esquentar mais o clima, Spencer Dinwiddie foi ejetado ao cometer uma falta flagrante 2. O ala-armador acertou uma cotovelada em Jordan Poole.
Além disso, os dois times calibraram as mãos e fizeram chover bolas de três pontos. Com lideranças de placar constantemente alternadas, Doncic e Curry seguiram comandando os ataques, mas com coadjuvantes mais precisos.
Já no último minuto de jogo, Stephen Curry tentou criar espaço para um arremessos de três pontos, mas acabou andando no movimento. O Warriors, aliás, perdia por três pontos e não conseguiu recuperar a desvantagem. No último ataque da partida, Klay Thompson, que teve uma noite apagada, não converteu. Assim, Dallas conquistou o triunfo.
(11-11) Golden State Warriors 113 x 116 Dallas Mavericks (10-10)
Destaques
Golden State
Stephen Curry: 32 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e 5/14 do perímetro
Jonathan Kuminga: 14 pontos e dez rebotes
Draymond Green: 12 pontos, seis rebotes e quatro assistências
Kevon Looney: 11 pontos e seis rebotes
Anthony Lamb: 11 pontos e cinco rebotes
Andrew Wiggins: dez pontos
Dallas
Luka Doncic: 41 pontos, 12 rebotes, 12 assistências, quatro roubos de bola, 4/9 do perímetro e 9/15 em lances livres
Tim Hardaway: 22 pontos, quatro rebotes e 5/11 do perímetro
Spencer Dinwiddie: 14 pontos
Josh Green: 13 pontos
(13-9) Los Angeles Clippers x Portland Trail Blazers (11-10)
Destaques
Los Angeles
Norman Powell: 32 pontos, quatro rebotes, 4/5 do perímetro e 8/10 em lances livres
Reggie Jackson: 24 pontos, sete rebotes e 12 assistências
Robert Covington: 15 pontos, quatro rebotes e 3/4 do perímetro
Ivica Zubac: 12 pontos e 13 rebotes
Terance Mann: 11 pontos, cinco rebotes e três assistências
Portland
Anfernee Simons: 37 pontos, quatro assistências e 9/16 do perímetro
Jerami Grant: 32 pontos, três rebotes e 5/11 do perímetro
Jusuf Nurkic: 13 pontos, dez rebotes, sete assistências e três tocos
Justise Winslow: dez pontos e 13 rebotes
(10-11) New York Knicks 140 x 110 Detroit Pistons (5-18)
Destaques
New York
Julius Randle: 36 pontos, sete rebotes, cinco assistências e 6/13 do perímetro
Quentin Grimes: 16 pontos, seis rebotes e 3/4 do perímetro
RJ Barrett: 16 pontos, quatro rebotes e três assistências
Jalen Brunson: 16 pontos e cinco assistências
Immanuel Quickley: 15 pontos e quatro assistências
Detroit
Isaiah Stewart: 19 pontos, cinco rebotes e 5/9 do perímetro
Marvin Bagley: 13 pontos, sete rebotes e 3/6 do perímetro
Bojan Bogdanovic: 13 pontos
Jalen Duren: 12 pontos e cinco rebotes
Killian Hayes: 11 pontos, seis assistências e três roubos de bola
Cory Joseph: 11 pontos e três assistências
Saddiq Bey: 11 pontos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA