A NBA foi tomada por homenagens a Kobe Bryant nesse domingo, após o anúncio de sua morte em um trágico acidente de helicóptero. Nenhum ato, provavelmente, deverá ser mais simbólico do que o pretendido pelo Dallas Mavericks. O dono da franquia, Mark Cuban, confirmou que a camisa #24 vai ser retirada em reverência ao ícone do Los Angeles Lakers de duas décadas – que nunca atuou pelo time texano.
“Estamos chocados e entristecidos pela devastadora notícia da morte de Kobe e sua filha, Gianna. Ele foi um embaixador do jogo, uma lenda consagrada e ícone global. Mas, acima disso, tratava-se de um amoroso e dedicado pai. Seu legado transcende o basquete e nossa organização decidiu que o número 24 nunca mais será vestida por um atleta do Mavericks”, declarou o controverso mandatário.
Ainda não se sabe se a decisão de Cuban será acompanhada de uma cerimônia de aposentadoria de uniforme ou vai ser uma homenagem informal. Bryant, de fato, torna-se apenas o segundo jogador da história da NBA a ter camisa retirada por uma equipe pela qual nunca atuou. O primeiro foi o seu ídolo e mentor, Michael Jordan, reconhecido por seus feitos pelo Miami Heat.
Vale lembrar que, em recente entrevista, o maior ídolo da história do Mavs, Dirk Nowitzki, apontou Kobe como o melhor atleta que enfrentou em mais de duas décadas de carreira na NBA.