O Dallas Mavericks conseguiu uma troca pelo reforço de garrafão que tanto procurava: Daniel Gafford. Segundo Marc Stein, da plataforma Substack, a equipe texana adquiriu o pivô do Washington Wizards em uma negociação que incluiu o Oklahoma City Thunder também. O time da capital dos EUA vai receber Richaun Holmes e uma escolha de primeira rodada de draft.
O garrafão é um problema crônico do Mavs e, por isso, a franquia estava ativa em busca de reforços na posição. Chegou-se a especular sobre o interesse da equipe em nomes como Andre Drummond, por exemplo. No entanto, de acordo com múltiplas fontes, Gafford sempre foi a opção favorita dentro da organização por sua capacidade defensiva.
Para o Wizards, além da seleção de recrutamento, o negócio acarreta uma economia financeira. O salário de Holmes, afinal, é pouco mais de US$1 milhão menor do que o agora ex-titular de Washington. O seu vínculo, além disso, possui uma temporada a menos de duração. O espaço aberto na rotação, como resultado, deve alçar o jovem Marvin Bagley III à titularidade.
O Thunder atuou como um facilitador no negócio, pois os texanos não tinham os ativos de recrutamento necessários para finalizar o acerto. A escolha envolvida na troca, a princípio, vêm todas de Oklahoma City Thunder e é de primeira rodada no próximo draft. Ainda não se sabe o que o time vai ganhar como parte da negociação
Leia mais sobre trocas na NBA
- Thunder adquire Gordon Hayward em troca com o Hornets
- Knicks “convence” Pistons e acerta chegada de Bojan Bogdanovic
- Sixers fecha troca por Buddy Hield, do Pacers
Reserva imediato
Daniel Gafford foi titular em todas as partidas do Wizards na temporada, mas, depois da troca para o Mavericks, deve ser reserva. Wojnarowski apurou que os planos da equipe seriam manter o calouro Dereck Lively como pivô titular. Os texanos visavam adquirir um pivô consolidado antes do fim da janela de transferências para ser um reserva que trouxesse experiência à rotação.
Apesar disso, o novo reforço até tem chances de ser titular em um primeiro momento. O novato recupera-se de uma fratura no nariz e, com isso, foi desfalque nos quatro jogos mais recentes do time. Embora não exista confirmação, ele não deve entrar em quadra até a próxima semana. Maximilian Kleber vem substituindo o jovem durante essa ausência.
Gafford e Lively, aliás, passam a compor uma rotação de estilo de jogo bem definida. Ambos são finalizadores dentro do garrafão e protetores de aro, para resumir. Por isso, a expectativa interna é que o o atleta de 25 anos possa ser um mentor para o calouro nesse início de carreira.
Outros interessados
Especula-se que o Mavericks tenha superado uma concorrência considerável para contar com Gafford. O pivô atrai interesse do mercado desde a chegada ao Wizards, pois é um dos mais eficientes protetores de aro da liga. O New York Knicks e Houston Rockets, por exemplo, foram apontados como franquias que monitoravam a disponibilidade do atleta ainda nessa semana.
Gafford disputou 45 jogos da temporada, anotando 10,9 pontos, 8,0 rebotes e 2,2 tocos por noite. Ele converte 69% dos seus arremessos de quadra na campanha e, com isso, possui o segundo maior aproveitamento da liga. Só Jakob Poeltl é mais eficiente. Além disso, ao lado de Walker Kessler, é o único atleta a ter média de dois tocos atuando menos de 27 minutos por partida.
A trade deadline da NBA acontece no dia 8 de fevereiro (quinta-feira) e então, o Jumper Brasil terá uma live especial em seu canal do Youtube a partir de 15h (horário de Brasília).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA