O Detroit Pistons demitiu o técnico Maurice Cheeks na manhã deste domingo. De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, a campanha abaixo do esperado da equipe nesta temporada selou a saída do treinador depois de apenas 50 partidas no cargo. A franquia, que fez altos investimentos na última offseason para voltar aos playoffs, atualmente ocupa a nona posição da conferência Leste e estaria fora da pós-temporada.
Cheeks foi contratado em junho do ano passado para substituir Lawrence Frank. Ele chegou ao time acompanhado de vários reforços de peso, como o armador Brandon Jennings e o ala Josh Smith, mas nunca encontrou uma escalação ideal dentro de quadra. O profissional de 57 anos, que registrava recorde de 21 vitórias e 29 derrotas, tinha contrato até junho de 2015. O auxiliar John Loyer assume o cargo interinamente.
Embora a notícia ainda não estivesse confirmada, alguns atletas do Pistons usaram seus perfis em redes sociais nas primeiras horas deste domingo para lamentar a saída do técnico. “Eu gostaria de agradecer Mo Cheeks por tudo. Obrigado por ajudar a tornar-me uma melhor pessoa e jogador”, postou Jennings, que mantém médias de 17.7 pontos e 8.2 assistências em 48 partidas nesta temporada.
Is it true?
— Charlie Villanueva (@CVBelieve) February 9, 2014
We must stay strong. This is part of the game. Must stay focus and keep playoff in mind. We are a talented team, one game at a time.
— Charlie Villanueva (@CVBelieve) February 9, 2014
Segundo Wojnarowski, o gerente geral Joe Dumars apoiava o trabalho do treinador e tentava conseguir-lhe mais tempo no cargo após as duas vitórias conquistadas neste fim de semana. No entanto, a impaciência do dono da franquia, Tom Gores, acabou pesando decisivamente para a mudança de comando. Este é o quinto técnico demitido pela equipe nos últimos nove anos. Embora o nome de Lionel Hollins (ex-Grizzlies) já seja cogitado, os dirigentes de Michigan não deverão buscar um novo profissional e Loyer terá a chance de comandar o elenco até o fim da campanha.
Ex-armador convocado para quatro Jogos das Estrelas, Cheeks possui nove temporadas de experiência a frente de comissões técnicas por três equipes diferentes da NBA (Pistons, Philadelphia 76ers e Portland Trail Blazers). Neste período, ele registra 49.2% de aproveitamento: 305 vitórias e 315 derrotas.
[polldaddy poll=7786078]