A NBA anunciou, neste domingo (28), que Mark Daigneault, do Oklahoma City Thunder, foi eleito o Técnico do Ano. Então, o jovem comandante superou Chris Finch, do Minnesota Timberwolves, e Jamahl Mosley, do Orlando Magic. De acordo com o site oficial da liga, o comandante do Thunder somou 473 pontos, sendo 89 votos para o primeiro lugar, nove para o segundo e apenas um como terceiro melhor.
Aliás, Mark Daigneault ficou bem a frente dos seus concorrentes para Técnico do Ano na NBA. Isso porque Mosley, que terminou na segunda posição, teve 315 pontos a menos, com quatro votos para ser o melhor. Portanto, o treinador do Magic terminou com 158 pontos. Enquanto isso, Finch somou 105 pontos na votação, com apenas uma indicação de primeiro colocado.
O prêmio era, de certa forma, previsível. Afinal, o técnico de 39 anos levou o Thunder à melhor campanha da Conferência Oeste na temporada. Como resultado, se tornou o time a terminar na primeira posição mais jovem da história da liga. Vale lembrar que Oklahoma tem o elenco com menor média de idade em 2023/24.
Da mesma forma, sob o comando de Daigneault, o Thunder conquistou 57 vitórias e perdeu apenas 25 jogos ao longo da campanha regular. A jovem equipe também teve as melhores marcas em roubos de bola, tocos e aproveitamento em bolas de três pontos na NBA. Oklahoma também está entre os cinco primeiros times em quase 15 categorias ofensivas principais. Assim, foi a melhor campanha da franquia desde a temporada 2013/14.
Leia mais!
- Naz Reid é eleito o melhor reserva da NBA
- Stephen Curry vence mais um prêmio na NBA
- Tyrese Maxey é eleito jogador que mais evoluiu na NBA
Mas, seus concorrentes também tiveram boas campanhas. O Orlando Magic, por exemplo, terminou em quinto lugar no Leste e voltou aos playoffs com Mosley depois de cinco anos sem disputar a fase decisiva da liga. Enquanto isso, o Timberwolves de Chris Finch teve números similares ao Thunder. Na terceira posição do Oeste, venceu 56 dos 82 jogos disputados.
Vale lembrar, ainda, que Mark Daigneault tinha recebido o prêmio simbólico de melhor técnico da temporada pela Associação de Treinadores da NBA (NBCA). Há 13 dias, o comandante comemorou o reconhecimento dos companheiros de profissão.
“É uma honra ser escolhido pelos meus colegas, pelos quais tenho muito respeito e admiração”, disse Daigneault em comunicado. “O sucesso da nossa equipe nesta temporada é por conta de um grupo de jogadores talentosos. Seus empenhos e competitividade são incomuns. Treiná-los é um privilégio”.
Por fim, outros oito técnico receberam votos na eleição oficial da NBA. Confira os nomes:
Joe Mazzulla (Celtics): 79 pontos, 2 votos para primeiro lugar
Tom Thibodeau (Knicks): 59 pontos, 2 votos para primeiro lugar
Erik Spoelstra (Heat): 6 pontos, 1 voto para primeiro lugar
Ime Udoka (Rockets): 6 pontos
Rick Carlisle (Pacers): 2 pontos
JB Bickerstaff (Cavaliers), Jason Kidd (Mavericks) e Michael Malone (Nuggets): 1 ponto
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA