O pivô Marcin Gortat rejeitou uma proposta de extensão contratual oferecida pelo Phoenix Suns em outubro. A informação foi confirmada pelo próprio jogador a Paul Coro, do jornal Arizona Republic, e reforça os rumores de que o polonês pode ser trocado pela equipe em breve. Ele tem contrato garantido com o time até julho de 2014.
“Eu só disse que vou esperar. Quero terminar este contrato e ver o que farei a partir daqui. Isso não me incomoda ou muda meu rendimento dentro de quadra. Estou concentrado em dominar o jogo e ser um fator no lado defensivo da quadra”, explicou o pivô, que seria pretendido por várias franquias caso esteja disponível para negociações.
Em recente entrevista a um site esportivo do seu país natal, Gortat mostrou descontentamento com o papel a que foi relegado pelo técnico Alvin Gentry nesta temporada. Ele passou a receber menos bolas e ficar mais focado no trabalho defensivo desde que Steve Nash saiu do time e o recém-contratado Goran Dragic assumiu a armação.
Embora admita os problemas para se adaptar aos novos companheiros de elenco, o polonês fez questão de elogiar um dos novos reforços: o veterano Jermaine O’Neal, seu reserva imediato. “Ele é um tremendo jogador, um companheiro de time sensacional e um verdadeiro líder. Jogar ao seu lado tem sido a melhor experiência deste ano”, afirmou.
Gortat tem 28 anos e disputa sua sexta temporada na NBA – a terceira com a camisa do Suns. Em 15 partidas, ele acumula médias de 11.5 pontos, 8.7 rebotes e mais de 53% de acerto nos arremessos de quadra. Os números estão abaixo dos que registrou na campanha anterior: 15.4 pontos, 10.0 rebotes e 55.5% de conversão nos tiros tentados.