Região Meio-Oeste
(3) Oregon 78 x 60 Kansas (1)
- Oregon chega ao Final Four do Torneio da NCAA pela segunda vez na sua história. O detalhe é que a primeira foi no distante ano de 1939. Foram incríveis 78 anos de “seca”!
- Oregon teve um ótimo desempenho nos dois lados da quadra. Anotou 29 dos 57 arremessos de quadra que tentou (aproveitamento de 51%) e limitou Kansas a míseros 35% de aproveitamento. O detalhe é que Kansas teve uma média de 96 pontos nas três partidas que havia disputado neste March Madness.
- O pivô Jordan Bell mostrou porque é um dos melhores defensores da NCAA. Ele foi dominante no garrafão e quase alcançou um triplo-duplo espetacular. “Só” faltaram dois tocos. Ele ainda alcançou uma marca de respeito: primeiro jogador a angariar 12 ou mais rebotes em cinco jogos seguidos do March Madness desde o lendário pivô Hakeem Olajuwon (1983 e 1984).
- O ala Tyler Dorsey foi responsável por seis das 11 cestas de três pontos de Oregon e terminou o duelo como cestinha (27 pontos). Ele anotou ao menos 20 pontos nas últimas sete partidas, incluindo quatro pelo March Madness.
- O armador Devonte’Graham, terceiro cestinha de Kansas, errou todos os sete arremessos de quadra que tentou, incluindo seis chutes de longa distância.
- A seleção da Região Meio-Oeste teve três jogadores de Oregon (Jordan Bell, Tyler Dorsey e Dillon Brooks) e dois de Kansas (Frank Mason III e Josh Jackson). Bell, que tem médias de 12.5 pontos, 12.5 rebotes e 3.0 tocos no March Madness, foi eleito o melhor jogador do torneio regional.]
- No próximo sábado, em uma das semifinais do Torneio da NCAA, Oregon vai enfrentar o vencedor do duelo entre Kentucky e North Carolina.
Oregon
Tyler Dorsey: 27 pontos, cinco rebotes, seis bolas de três pontos convertidas e 9-13 nos arremessos de quadra
Dillon Brooks: 17 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
Dylan Ennis: 12 pontos
Jordan Bell: 11 pontos, 13 rebotes, quatro assistências e oito tocos
Kansas
Frank Mason III: 21 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Josh Jackson: dez pontos, 12 rebotes e cinco assistências
Região Oeste
(11) Xavier 59 x 83 Gonzaga (1)
- Gonzaga chega ao Final Four do Torneio da NCAA pela primeira vez na sua história.
- Gonzaga teve um aproveitamento de 50% nos arremessos de longa distância (12 acertos em 24 tentativas), enquanto Xavier converteu apenas dois chutes de três pontos em 16 tentativas (aproveitamento de 12,5%).
- Muito bem marcado, o ala Trevon Bluiett não repetiu as grandes atuações deste March Madness e terminou o duelo com apenas dez pontos. Ele acertou somente três dos 14 arremessos de quadra que tentou.
- O armador Nigel Williams-Goss, um dos concorrentes ao prêmio de melhor jogador da temporada, foi o destaque da partida. Cestinha com 23 pontos, ele ditou o ritmo de Gonzaga e não desperdiçou a bola uma vez sequer em 37 minutos em quadra.
- A seleção da Região Oeste teve três jogadores de Gonzaga (Johnathan Williams, Nigel Williams-Goss e Jordan Mathews) e dois de Xavier (Trevon Bluiett e J.P. Macura). Johnathan Williams, que tem médias de 11.5 pontos, 7.8 rebotes e 1.5 toco no March Madness, foi eleito o melhor jogador do torneio regional.
- No próximo sábado, em uma das semifinais do Torneio da NCAA, Gonzaga vai enfrentar o vencedor do duelo entre Florida e South Carolina.
Xavier
J.P. Macura: 18 pontos e cinco rebotes
Trevon Bluiett: dez pontos e sete rebotes
Gonzaga
Nigel Williams-Goss: 23 pontos, oito rebotes, quatro assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Johnathan Williams: 19 pontos, oito rebotes e três tocos
Josh Perkins: 11 pontos e seis rebotes
Jordan Mathews: 11 pontos