Marcelinho Huertas está realmente de saída da NBA. De acordo com o repórter David Pick, especializado em basquete europeu, o armador brasileiro acertou sua volta ao basquete europeu e vai assinar contrato para defender o Unicaja Malaga na próxima temporada. Informações sobre tempo de vínculo e salários ainda não foram apuradas pelo jornalista.
Se confirmado, o acordo encerra uma passagem apagada de duas temporadas do jogador de 34 anos pela NBA. Ele estava sem equipe desde fevereiro, quando foi dispensado pelo Houston Rockets, logo após ser adquirido em troca junto ao Los Angeles Lakers. Um retorno à Europa era especulado, desde então, como provável destino do atleta da seleção brasileira.
Huertas foi um dos armadores mais respeitados do basquete europeu no início da atual década, conquistando três títulos espanhóis com as camisas do Baskonia e Barcelona. No entanto, nas 76 partidas que disputou pelo Lakers em sua curta trajetória na NBA, a participação do armador foi muito mais discreta: médias de 3.9 pontos e 3.1 assistências em menos de 15 minutos de ação por noite.