Marcado por contusões, Amare Stoudemire anuncia aposentadoria

Ala-pivô assinou contrato de um dia com o Knicks para colocar ponto final na carreira

Fonte: Ala-pivô assinou contrato de um dia com o Knicks para colocar ponto final na carreira

Amare Stoudemire não é mais jogador de basquete profissional. Aos 33 anos, o ala-pivô anunciou sua aposentadoria das quadra por meio de uma nota oficial emitida pelo New York Knicks, nesta terça-feira. A direção da franquia ofereceu-lhe um contrato de um dia para que realizasse o sonho de retirar-se como atleta do time em que passou quatro de suas 14 temporadas na NBA.

“Eu gostaria de agradecer o Senhor Dolan [dono da equipe], Phil [Jackson] e Steve [Mills, gerente-geral] por assinarem comigo para que pudesse aposentar-me como jogador do Knicks. Eu vim para Nova Iorque em 2010 para revitalizar a franquia e foi o que aconteceu. Embora a carreira tenha me levado a várias cidades, meu coração sempre esteve na Big Apple”, declarou o agora ex-atleta.

Publicidade

Apesar da declaração de amor ao Knicks, Stoudemire é mais conhecido pelas oito temporadas disputadas com o Phoenix Suns. Ele foi eleito calouro do ano (2003), convocado para cinco Jogos das Estrelas e escolhido para o quinteto ideal da liga (2007) atuando no Arizona. Por isso, a equipe também emitiu um comunicado de agradecimento pelos feitos do jogador no time.

“As oito temporadas de Amare conosco foram um dos períodos mais empolgantes que esse time e cidade já viveram. Fora de quadra, ele sempre portou-se com integridade e classe a cada passo. Nós somos orgulhosos de chamá-lo de uma de nossas lendas e desejamos nada além do melhor em sua aposentadoria. Parabéns!”, declarou o Suns.

Publicidade

Stoudemire retired

A carreira de Stoudemire, porém, foi profundamente marcada por lesões. A lista de problemas físicos começou em 2005, quando passou por uma cirurgia delicada no joelho direito para corrigir uma microfratura. Ele até conseguiu manter-se saudável nos anos imediatamente seguintes, mas aquela foi só a primeira de, pelo menos, cinco cirurgias nos joelhos pelas quais passaria a partir de 2010.

Publicidade

Nas últimas duas temporadas, o ex-ala-pivô teve passagens apagadas por Dallas Mavericks e Miami Heat que colocam ponto final em sua carreira. Além dos feitos já citados, ele ainda foi quatro vezes eleito para o segundo time ideal da liga e foi medalhista de bronze com a seleção norte-americana em Atenas-2004. Stoudemire fecha seu ciclo na NBA com 846 partidas no currículo e médias de 18.9 pontos, 7.8 rebotes e 1.2 tocos, com quase 54% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Últimas Notícias

Comentários