O Memphis Grizzlies pode ter ganhado um grave problema para a disputa da reta final da temporada. A franquia revelou neste sábado que o pivô Marc Gasol sofreu um estiramento abdominal e está afastado do elenco por tempo indeterminado. Com isso, o time perde um titular na acirrada disputa por mando de quadra na primeira rodada dos playoffs da conferência Oeste.
Gasol sentiu o problema pela primeira vez ainda no início de março e agravou a contusão na última sexta-feira, durante a derrota do Grizzlies para o New Orleans Hornets. O jogador da seleção espanhola foi substituído pelo ala-pivô Ed Davis na noite deste sábado, quando a equipe venceu o Boston Celtics por 110 a 106.
O desfalque do titular não poderia vir em pior hora para o Grizzlies. O time comandado por Lionel Hollins disputa com Denver Nuggets e Los Angeles Clippers as terceira e quarta posições do Oeste, o que renderia a vantagem de atuar mais vezes em casa na série de abertura dos playoffs. A equipe de Memphis é a atual quinta colocada, mas tem o mesmo número de derrotas dos dois concorrentes (22).
Até a lesão, Gasol havia disputado todas as 68 partidas do Grizzlies na temporada 2012-13. Neste período, o pivô anotava médias de 14.3 pontos, 7.8 rebotes, 3.9 assistências, 1.7 toco e mais de 49% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Ele é apontado como um dos possíveis candidatos ao prêmio de melhor defensor da temporada.