Demorou mais do que o esperado, mas saiu: o pivô Marc Gasol estendeu seu contrato com o Memphis Grizzlies pelas próximas cinco temporadas. Segundo Marc Stein, da ESPN, o astro espanhol vai receber cerca de US$110 milhões em salários no período. O último ano de vínculo vai ser opção do atleta, permitindo que volte a testar o mercado em 2019.
A notícia não chega a ser uma surpresa pela postura como o jogador de 30 anos abordou sua agência livre. Em férias na cidade de Barcelona, ele informou que receberia apenas a direção do Grizzlies para negociar e recusou visitas de representantes do várias equipes interessadas em seus serviços (como New York Knicks e Los Angeles Lakers).
Dirigentes de Memphis estavam em Barcelona desde a última demora e a demora para um acerto aparentemente tão simples chegou a gerar rumores sobre um possível impasse. No entanto, uma fonte próxima da situação contou a Stein que as negociações foram lentas por conta do estilo “metódico” de Gasol.
De volta ao time, o experiente jogador vai seguir editando uma das melhores duplas de garrafão da NBA com o ala-pivô Zach Randolph. Seu reserva imediato, porém, mudou nesta offseason: Kosta Koufos vai assinar com o Sacramento Kings e a franquia do Tennessee fechou a contratação de Brandan Wright (ex-Suns) para substituí-lo.
Gasol tem sete temporadas e mais de 500 jogos disputados pelo Grizzlies, tornando-se um dos ídolos da equipe na atualidade. Na última temporada, considerada a melhor de sua carreira, ele teve médias de 17.4 pontos, 7.8 rebotes, 3.8 assistências e 1.6 toco. O espanhol acumula duas convocações do Jogo das Estrelas, um prêmio de melhor defensor da NBA (2013) e uma seleção para o quinteto ideal da liga (2015).