O último dia 28 marcou o aniversário de 34 anos de Manu Ginobili. O veterano, que se prepara com a seleção argentina para a disputa do Pré-Olímpico das Américas em casa, tem consciência de que não é mais um garoto e planeja sua aposentadoria das quadras para um futuro breve.
O ala-armador pretende cumprir seu contrato com o San Antonio Spurs e, depois, analisar se seguirá jogando. “Vou jogar mais dois anos certamente, depois veremos. Quando for agente livre, decidirei se continuo ou não – em San Antonio ou outro lugar. As chances de deixar de jogar nos próximos dois ou três anos são altas”, confirmou Ginobili.
Uma vez aposentado, o argentino quer aproveitar a vida familiar e descarta uma carreira como dirigente. “Eu gosto muito de basquete, mas não quero voltar a este turbilhão de estar sob pressão constantemente, viajar, deixar minha família e assumir toda esta responsabilidade”, explicou.
O locaute da NBA pode fazer com que Ginobili repense sua retirada das quadras, mas ele mantém uma postura otimista sobre a realização da temporada 2011-12. “Quando estivermos mais próximo da data de início, os dois grupos vão sentir a pressão para chegar a um acordo. Espero que deixem o orgulho de lado e tudo se acerte”, afirmou.
No basquete norte-americano desde 2002, o ala-armador disputou todas as suas 633 partidas com a camisa do Spurs. O atleta acumula médias de 15.3 pontos, 4.0 rebotes, 3.9 assistências, 1.5 roubo de bola e 37.1% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.