O Detroit Pistons do fim da década de 1980 marcou época na NBA por conquistar dois títulos, a sua defesa extremamente física e o obstáculo que impôs à ascensão definitiva de Michael Jordan. Tanto foi essa última parte que, até hoje, ambos os lados guardam muita animosidade entre si. As recordações do craque do Chicago Bulls sobre a equipe dos bad boys podem não ser boas, mas, para Magic Johnson, eles foram o rival necessário para “destravar” todo o potencial de MJ.
“Chicago transformou-se em um time campeão porque foi derrotado seguidas vezes por Detroit e continuou tentando superá-los, por ter tomado alguns golpes bastante desleais e seguir em pé. E os bad boys transformaram Michael no maior jogador de todos os tempos. Michael virou o maior porque precisou passar por eles”, avaliou o ex-armador do Los Angeles Lakers, em entrevista à rede NBC nesse domingo.
Johnson enfrentou aquele histórico time do Pistons, entre outras ocasiões, na final de 1989. Ele admite que, de fato, a abordagem física de Detroit sempre beirava a deslealdade – especialmente, com Jordan. “É preciso dar crédito para eles, porque aprenderam a vencer derrotando o Celtics de Larry Bird. Mas andavam em uma linha muito tênue mesmo, tanto que Chicago ainda os odeia. Dá para entender a raiva de Michael. Há uma rivalidade até hoje”, identificou.