Markelle Fultz terá um recomeço na NBA a partir desta quinta-feira. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Orlando Magic finalizou uma troca com o Philadelphia 76ers para assegurar a aquisição da primeira escolha do draft de 2017. É incerto se o armador de 20 anos vai ter condições de estrear pelo novo time ainda nesta temporada.
A franquia da Pensilvânia vai receber o ala Jonathon Simmons e duas escolhas de recrutamento para ceder o jovem jogador. A primeira delas é de primeira rodada, protegida para as primeiras 20 posições, do Oklahoma City Thunder no draft de 2020. A segunda é uma futura seleção de segunda rodada que originalmente pertencia ao Cleveland Cavaliers.
“Estamos empolgados em receber Markelle em nossa família. Essa é uma incrível chance de adicionar uma primeira escolha de draft ao nosso elenco de perímetro. Nós ofereceremos as melhores condições possíveis para que ele retorne em seu tempo e estamos ansiosos por suas futuras contribuições”, disse o presidente de operações do Magic, Jeff Weltman, por meio de nota oficial.
Fultz está tratando uma síndrome rara que afeta os nervos do pescoço e ombro direito, explicando a estranha mudança de sua mecânica de arremesso desde que chegou na NBA. Sua enigmática e aparente insolucionável situação física fez com que ele perdesse prestígio no Sixers, tornando-se atleta fora dos planos e justificando sua saída.
A direção de Philadelphia planejava trocar o jovem armador – que interessava também ao Atlanta Hawks – por um reforço mais experiente para sua rotação. A possibilidade de adicionar Simmons, que já disputou playoffs como jogador do San Antonio Spurs – agradou ao time. Confira o panorama geral da negociação, com situação salarial e médias nesta temporada dos jogadores envolvidos:
Magic recebe:
Markelle Fultz (US$18 milhões garantidos até 2020): 8.2 pontos, 3.7 rebotes e 3.1 assistências em 22.5 minutos
Sixers recebe:
Jonathon Simmons (contrato parcialmente garantido em US$2 milhões na próxima offseason): 6.9 pontos, 2.4 rebotes, 2.3 assistências em 20.6 minutos
Escolha protegida de primeira rodada do draft de 2019 (via Thunder)
Escolha de segunda rodada do draft de 2020 (via Cavaliers)