Luol Deng discute situação do Sudão do Sul com presidente Obama

Titular do Heat é ativista pelo fim da guerra civil e corrupção em sua terra natal

Fonte: Titular do Heat é ativista pelo fim da guerra civil e corrupção em sua terra natal

Luol Deng e Barack Obama 2

Continua após a publicidade

O ala Luol Deng foi um dos “desfalques” nos treinamentos voluntários marcados pelo elenco do Miami Heat neste fim de semana. Mas a ausência teve um motivo nobre. O jogador de 30 anos esteve em Washington para participar de manifestação promovida por uma universidade pelo fim da guerra civil e corrupção em sua terra natal, o Sudão do Sul. A viagem ainda incluiu um encontro para discutir a situação do país africano com o presidente dos EUA, Barack Obama.

“Luol saiu do Sudão do Sul ainda criança e, desde então, trabalha para acabar com os conflitos no país. Ele tem sido uma oposição engajada ao governo e luta pela paz sustentável na região. Por isso, foi recebido por Obama para conversar. Após o encontro, ele disse que o presidente agradeceu por seus reforços e pediu conselhos sobre o papel dos EUA na busca pela paz no país”, declarou a Casa Branca, por meio de sua conta em uma rede social.

Continua após a publicidade

Deng passou a maior parte desta offseason na África, trabalhando em questões humanitárias e pela popularização da NBA na região. Entre outras ações, ele esteve em Johanesburgo (África do Sul) no começo de agosto como um dos embaixadores e participantes do primeiro jogo da liga realizado no continente, que reuniu jogadores de diversos times e nacionalidades em uma partida amistosa.

O ala respondeu a postagem da Casa Branca em agradecimento e reafirmou a posição ativa em relação à situação de sua terra natal. “Eu acredito que, se tivermos a coragem de escolher a união à divisão, nós podemos realizar a mudança que queremos ver no Sudão do Sul. Nosso caminho para a reconciliação e o crescimento acontecerá como uma construção comunitária. Juntos, temos a força para afetar as vidas de muitas pessoas para melhor”, finalizou.

Continua após a publicidade

Filho de um membro do parlamento do Sudão do Sul, Deng fugiu com sua família ainda criança do país por causa da guerra civil. Ele foi para o Egito e, logo em seguida, recebeu asilo político para viver na Inglaterra. Aos 14 anos, o veterano passou a viver nos EUA e viu sua carreira no basquete decolar. Em 749 partidas disputadas ao longo de 11 temporadas na NBA, o jogador acumula médias de 15.8 pontos e 6.2 rebotes.

Últimas Notícias

Comentários