Luka Doncic reage sobre jogo de 73 pontos pelo Mavericks na NBA: “Inacreditável”

Nem astro conseguiu acreditar em noite histórica por Dallas

Luka Doncic Mavericks NBA Fonte: Scott Cunningham / AFP

Luka Doncic alcançou uma marca histórica na NBA durante a vitória do Dallas Mavericks sobre o Atlanta Hawks na última sexta-feira (26). Nem ele mesmo pareceu acreditar que anotou 73 pontos em uma partida, a quarta maior marca da liga em todos os tempos (igualada). As entrevistas pós-jogo, tanto do próprio armador quanto dos adversários, reconhecem uma noite de recordes para o astro.

Ao saber que se juntou a Wilt Chamberlain, Kobe Bryant e David Thompson como os quatro jogadores a fazer 73 pontos ou mais, Luka apenas disse: “Esses nomes são muito legais. Cara, isso é inacreditável.” Isso ainda foi em quadra. Porém, ele refletiu sobre a atuação magnífica em sua coletiva de imprensa.

Publicidade

“É muito louco, porque você nunca sabe quando terá uma atuação como essa. Tem aquela coisa de se sentir bem no dia e tudo mais, mas também existe o contrário. E hoje, por exemplo, eu errei vários arremessos durante o aquecimento. Então, senti que podia não ser uma grande noite e acabou sendo. Então, é apenas uma coisa fora do normal”, admitiu o craque.

Mesmo falando da atuação fora do comum, o camisa 77 ainda lembrou: Precisava se recuperar para o próximo jogo, menos de 24 horas depois, contra o Sacramento Kings.

Publicidade

“Mas acho que o foco principal ainda é outro. Eu me sinto bem e muito feliz por estar ao lado de tantos grandes nomes da história da NBA, é muito especial. Porém, amanhã vamos para Sacramento, uma longa viagem e outro jogo chegando. Tudo isso em menos de 24 horas. Então, no fim, não tenho muito tempo para comemorar isso, e vou tentar me recuperar para estar no meu melhor amanhã”, explicou.

Leia mais sobre o Mavericks!

“No fim do dia, o mais importante é a campanha e as vitórias. O que eu mais queria era vencer o jogo. E conseguir fazer isso batendo um recorde obviamente deixa tudo ainda melhor, mas o meu foco não é esse. A marcação foi diferente conforme o jogo. Dobraram muito em mim, especialmente no último quarto. No fim, também tive sete assistências com isso. Você tem que confiar em si mesmo, e também nos seus companheiros. É uma vitória de todos”, concluiu o astro.

Publicidade

Companheiro tietou

Josh Green foi outro destaque do confronto. O ala anotou 21 pontos na partida, sendo fundamental nas bolas de três, convertendo quatro de cinco tentativas. Porém, o assunto com certeza era a atuação histórica de Luka Doncic pelo Mavericks na NBA. E Green foi sincero: Se sentiu no vídeo game.

“Cara, eu vou ser sincero, nunca vi isso na vida real. Eu realmente me senti no NBA 2K sabe? Talvez eu nunca tenha visto algo assim nem lá mesmo. Então, quem o estava controlando hoje fez um ótimo trabalho”, brincou Green.

Publicidade

Rival também

As histórias de Luka Doncic e Trae Young sempre estarão ligadas na NBA, após a troca feita entre Mavericks e Hawks no Draft de 2018. Aliás, o confronto de ontem era especial. A liga teve Dallas x Atlanta inserido na sua “Semana da Rivalidade”, muito disso por conta dos dois armadores, que, apesar disso, são amigos. Young, por fim, apenas reiterou o quão bom é o astro da franquia texana.

“Cara, nós tentamos de tudo para limitá-lo. Eu espero que vocês acreditem em mim; não parece, mas é verdade”, brincou. “Ele estava quente no jogo desde o início. Fizemos o possível para tentar diminuir sua produção. Fomos de Jalen Johnson em um primeiro momento, depois tentamos Dejounte Murray, depois trocas. Nada foi suficiente.”

Publicidade

“E ainda assim, conseguiu ficar pior, porque as dobras deixaram jogadores do time deles livres. E aí, eles acertaram grandes arremessos que determinaram a vitória para Dallas. É uma pena para nós, mas você colhe o que planta. É difícil, mas ele é um grande jogador por esse tipo de coisa”, elogiou.

Recordes

O desempenho estelar gerou uma série de marcas e recordes para o camisa 77 de Dallas na noite de sexta.

Ele fez, por exemplo, o jogo de 70 pontos mais eficiente da história da liga em várias métricas. O True Shooting, que é uma estatística avançada que junta os aproveitamentos de arremessos gerais, bolas de três e lances-livres, é um dos que apontaram isso. Ele teve um aproveitamento geral de 91.2% no quesito.

Publicidade

Para se ter uma ideia, nenhum atleta que passou dos 60 pontos chegou a pelo menos 90% de aproveitamento nisso. A maior pontuação que chegou a esse número foi um jogo de 56 pontos de James Harden há algumas temporadas. Além disso, ele teve o menor número de chutes gerais (33) e lances-livres (16) em um jogo de pelo menos 70 pontos.

Ele também é o nono jogador da história da NBA a atingir múltiplos jogos de 60 pontos na carreira e apenas o segundo a conseguir com menos de 25 anos, ao lado de Michael Jordan. Mas ele ainda está entre os cinco atletas com mais jogos de 50 pontos antes dos 25 anos (7), ao lado de Wilt Chamberlain (13), Michael Jordan (9), Kareem Abdul-Jabbar (8) e LeBron James (8).

Publicidade

Doncic também é o terceiro atleta a fazer um jogo de pelo menos 70 pontos, dez rebotes e cinco assistências, ao lado de David Robinson e Joel Embiid.

Por fim, fez a maior marca da carreira, da história do Dallas Mavericks e de qualquer jogador na temporada 2023/24.

Uma noite histórica.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários