Luka Doncic é o melhor jogador da temporada até o momento

Astro faz campanha incrível no Dallas Mavericks

Luka Doncic jogador temporada Fonte: Barry Gossage / AFP

O belíssimo começo de temporada do Dallas Mavericks tem nome e sobrenome: Luka Doncic, o melhor jogador da temporada até aqui. A campanha positiva que, no momento, vai dando mando de quadra para a franquia do Texas, é resultado do melhor início de temporada já feito por Doncic na NBA. Entenda-se que, em outros anos, foi comum ver o armador ser irregular na primeira parte da campanha.

Contudo, essa tônica mudou na temporada atual. Sem exageros, Luka Doncic é o melhor jogador da temporada da NBA no momento, com sobras. A campanha de 18 vitórias e 12 derrotas é, de certa forma, inesperada. Ainda mais quando olhamos para o contexto de Dallas. Inicialmente, cabe mencionar que o elenco da franquia é limitado.

Publicidade

Então, o que ele faz, é muito acima do que se esperava.

O LIMITADO ELENCO DE DALLAS

Ainda que os movimentos na offseason tenham sido produtivos para o Mavericks, o elenco ainda carece de qualidade para brigar por sonhos maiores (leia-se título). O ala-pivô Grant Williams, vindo de boas temporadas em Boston, foi um bom reforço e vem fazendo boa temporada.

Publicidade

Do Draft veio a melhor surpresa do Mavericks na temporada, o jovem pivô Dereck Lively logo se firmou como titular da franquia e vem mostrando um ótimo nível. Além da qualidade defensiva, Lively é uma arma utilizada por Doncic pick and roll. Para termos noção, dos 102 arremessos que o pivô acertou na temporada, 55 nasceram de assistências de Doncic. É evidente que a parceria entre eles deu muito certo.

Contudo, ainda que existam bons nomes no elenco, como estes citados anteriormente, boa parte da rotação principal do Dallas Mavericks é composta por jogadores insuficientes. Como Dwight Powell, Dante Exum, Derrick Jones Jr. e Jaden Hardy, por exemplo. O ala Tim Hardaway Jr., dono do terceiro maior salário do elenco, é extremamente inconstante, capaz de marcar 40 pontos num jogo e passar zerado no jogo seguinte.

Publicidade

O PROBLEMÁTICO KYRIE IRVING

E, por último, precisamos falar sobre o segundo melhor jogador do elenco de Dallas. A renovação de Kyrie Irving foi a principal negociação da offseason da franquia. Ocorre que, com todo respeito, Kyrie estar em Dallas é a prova da decadência da carreira do ala-armador.

Entenda-se que estamos falando de um dos maiores talentos da NBA na última década. Irving é dono de uma atuação gigantesca nas finais de 2016, que rendeu ao Cleveland Cavaliers o seu primeiro título da história. No entanto, a carreira de Kyrie tem muitas polêmicas desde então. As inúmeras declarações controversas feitas pelo astro, bem como seu comportamento difícil nos bastidores, fizeram com que Irving perdesse espaço na liga.

Publicidade

Normal, até.

A renovação com Dallas foi o que “restou”, não existiram tantos times que tinham interesse. Ninguém queria pagar um contrato alto como o que foi feito pelo Mavericks. Mas ainda que existam todos esses problemas, ainda estamos falando de um jogador muito bom. Kyrie é, provavelmente, o melhor jogador que Luka Doncic teve ao seu lado em sua breve carreira na NBA desde a última temporada. O maior, obviamente, foi Dirk Nowitzki, que jogou com o esloveno já em seu último ano.

Publicidade

As chances de Dallas ir longe na temporada passam pela manutenção do nível atual de Luka Doncic e de um crescimento de Kyrie. Mas ainda existem as lesões. Na temporada atual, ele já perdeu 13 jogos. E, nesses 13 jogos, o Dallas Mavericks manteve aproveitamento de 61%, graças ao nível altíssimo de Luka.

A BRIGA PELO MVP

Quando consideramos os fatos expostos acima, torna-se evidente que Luka Doncic é o principal fator do Dallas Mavericks estar, no momento, com mando de quadra. O time sofre com um elenco cheio de limitações. Mas quando a segunda estrela não joga, a situação é pior ainda. Já perdeu quase a metade dos jogos até aqui.

Publicidade

Se olharmos para os números, veremos que Doncic é o segundo maior pontuador da liga, com impressionantes 33.5 pontos de média. Isso representa a maior pontuação média de Luka em seis temporadas na liga. A alta pontuação é acompanhadas de médias extremamente eficientes, ainda mais quando comparadas com o volume. Até aqui, são 49% nos arremessos de quadra (segunda maior média da carreira) e 39% na bola de três (maior média da carreira).

E o impacto não é visto somente na pontuação. Luka Doncic tem a maior média de rebotes entre os armadores da liga, com 8,5 por jogo. Além de ser o terceiro maior assistente da temporada, com 9,4 por jogo, atrás somente de Tyrese Haliburton e Trae Young. Se os números, por vezes, podem enganar, é nítido que o engajamento de Doncic melhorou na temporada atual. Principalmente após um término melancólico no último ano, com Dallas ficando fora, inclusive, do play-in.

Publicidade

Leia mais sobre Luka Doncic

Se o final da temporada passada gerou dúvidas quanto ao esloveno, Doncic tratou de sanar todas estas com o ótimo início, sendo cotado para o prêmio de MVP nos rankings iniciais presentes na mídia americana. Na briga pelo prêmio, ele enfrenta nomes como Joel Embiid, Nikola Jokic e Shai Gilgeous-Alexander.

Ainda que todos estes tenham argumentos para justificar o prêmio, é fato que Luka joga no pior time dentre estes que disputam a honraria. Enquanto Embiid joga na Conferência mais fraca da liga (só sete times com campanha positiva), Jokic joga no, discutivelmente, melhor time da NBA. Enquanto Shai tem, ao seu lado, o núcleo jovem mais promissor da liga, com nomes como Chet Holmgren, rookie of the year na minha visão, e Jalen Williams fazendo belíssima temporada.

Publicidade

O impacto gerado por Doncic faz com que o Dallas Mavericks esteja onde está. Comparado aos times que estão disputando mando de quadra em ambas conferências, é o maior exemplo de “exército de um homem só”. O rendimento do armador não é surpresa. Como escrevi anteriormente no Jumper Brasil, o esloveno caminha para ser um dos maiores jogadores da história da liga.

A NARRATIVA E O COLETIVO

Nesse sentido, é de conhecimento geral que o prêmio de MVP não é resumido ao nível individual. Primeiramente, é importantíssimo que o nível individual reflete nos resultados coletivos. Tanto que só três jogadores ganharam o prêmio sem ter mando de quadra (ou seja, estar entre os quatro primeiros lugares da Conferência) desde a temporada 76/77: Nikola Jokic, Russell Westbrook e Karl Malone. A grande maioria dos vencedores esteve concentrada em jogadores de times que ficaram no top2 de cada Conferência.

Publicidade

Por fim, a narrativa sempre será necessária. Aqui, leia-se o apelo midiático. Na temporada passada, por exemplo, não há consenso se Joel Embiid foi, de fato, o melhor jogador da temporada. Entretanto, ele ganhou o prêmio, mesmo com Nikola Jokic apresentando os melhores números da carreira, que culminaram no histórico título do Denver Nuggets.

Assim, não saberemos se o coletivo conseguirá manter o mando de quadra e nem se a narrativa sustentará um prêmio para Doncic, mas não restam dúvidas para quem vos escreve que, no presente momento, ninguém está jogando mais que Luka Doncic, o melhor jogador na NBA na temporada até aqui.

Publicidade

Por Julio Luizelli, leitor do Jumper Brasil

Texto escrito no dia 26.12.2023.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários