Luka Doncic domina e Eslovênia vence o Brasil em amistoso antes do Pré-Olímpico

Seleção brasileira estreia no Pré-Olímpico contra Montenegro na próxima terça-feira (2)

brasil Eslovênia luka doncic Fonte: Divulgação / CBB

O Brasil encerrou sua sequência de amistosos com derrota para a Eslovênia de Luka Doncic. O astro foi o grande nome no triunfo por 86 a 80, nesta sexta-feira (28). Assim, a seleção vai para a disputa do Pré-Olímpico com apenas uma vitória em três partidas preparatórias. O astro do Dallas Mavericks terminou com 32 pontos, sete assistências e sete rebotes.

O amistoso foi realizado na Eslovênia e o Brasil sofreu com a grande atuação de Luka Doncic. No entanto, o principal problema da equipe comandada por Aleksandar Petrovic foram os erros de ataque. Isso porque foram 21 turnovers cometidos ao longo da partida. Em contrapartida, os eslovenos somaram apenas sete.

Pelo lado brasileiro, Bruno Caboclo foi mais uma vez o principal destaque. Afinal, o pivô terminou com 19 pontos e sete rebotes. Ele, aliás, iniciou a partida no banco, já que Cristiano Felício começou como titular. Essa decisão, então, faz parte dos testes realizados por Petrovic para definir a lista final dos atletas que estarão no Pré-Olímpico.

Publicidade

A seleção teve 14 jogadores na disputa dos amistosos, mas apenas 12 estarão no torneio qualificatório para Paris 2024. Portanto, até segunda-feira, dois nomes serão cortados.

Além de Caboclo, outros três jogadores anotaram dez pontos. Felício, que obteve ótimo desempenho no primeiro quarto, terminou com dez pontos e cinco rebotes. Gui Santos e Léo Meindl tiveram exatamente os mesmos números em pontos e rebotes.

Publicidade

Leia mais!

Outro ponto negativo foi Raul Neto. O armador jogou apenas cinco minutos antes de deixar a partida com um desconforto muscular. Ele, que já tinha sofrido grave lesão no joelho durante a Copa do Mundo do ano passado, não retornou à quadra. Apesar do susto, a primeira impressão é que ele não sofreu nada grave e foi poupado.

Ao todo, o saldo pode ser considerado positivo para o Brasil, já que a Eslovênia se tornou uma das principais seleções do basquete mundial com Luka Doncic. Ainda assim, a seleção fez boa partida em geral e soube aproveitar os momentos que o astro rival não esteve em quadra. Como resultado, venceu o primeiro e o terceiro quarto.

Publicidade

O terceiro período, aliás, ficou marcado por uma grande recuperação da equipe. Depois de estar perdendo por 13 pontos, voltou ao jogo sob o comando de Caboclo para cortar a diferença para apenas um ponto. Mas, no quarto final, o time da casa se impôs e voltou a abrir vantagem. Assim, controlou bem a partida até sacramentar a vitória.

Agora, o Brasil concentra suas forças para a disputa do Pré-Olímpico. O torneio começa na próxima terça-feira, dia 2 de julho. No primeiro compromisso, a seleção encara Montenegro, às 9h20 (horário de Brasília). Depois, será a vez de enfrentar Camarões, às 13h, no dia 4, fechando a primeira fase.

Publicidade

A competição conta com dois grupos de três seleções. As duas primeiras e cada chave avançam às semifinais. No entanto, apenas o campeão garante vaga para as Olimpíadas.

O jogo

Marcelinho Huertas começou dominando pelo lado do Brasil. Afinal, foi responsável pelos quatro primeiros pontos e ainda distribuiu duas assistências para Cristiano Felício. O pivô, aliás, deslanchou e anotou oito pontos em menos se seis minutos em quadra. Foi um ótimo início de jogo da seleção. A equipe manteve o maior volume de ataque com bolas de dois, arremessando apenas duas bolas do perímetro no primeiro quarto. Na defesa, Georginho foi o principal marcador de Luka Doncic e conseguiu segurar o astro da NBA. 18 x 12 Brasil.

Publicidade

O segundo quarto começou mais truncado com os times com baixo aproveitamento nos arremessos. Após dois minutos jogados, caíram as duas primeiras bolas de três da partida. A primeira com Vítor Benite do Brasil, mas a Eslovênia deu o troco no lance seguinte. A seleção cometeu muitos erros de ataque na primeira parte do período, permitindo uma recuperação do rival liderada por Doncic que deslanchou. Assim, os donos da casa empataram o confronto.

Na parte final do segundo quarto os arremessos de três da Eslovênia começaram a cair. Foram três seguidas para a equipe abrir seis de vantagem. Esses arremessos, aliás, vieram após uma corrida de 8 a 0 do time mandante. Pelo lado brasileiro, Huertas conseguiu converter boas bolas para manter a seleção no jogo.  41 a 37 Eslovênia.

Publicidade

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a Eslovênia continuou melhor sob o comando de Doncic. Com um início forte, o time da casa abriu dez pontos de vantagem. O Brasil sentiu a imposição do adversário e passou a ter dificuldades na marcação. Com isso, a equipe eslovena foi ficando mais a vontade em quadra e dominou o terceiro quarto. Mas, no final do período, Caboclo começou a ser a agressivo à cesta e ajudou a seleção a diminuir a desvantagem com uma ótima corrida ofensiva de 7 a 0 para o time brasileiro.

O Brasil conseguiu grande recuperação no final do terceiro quarto. Sobretudo, após Luka Doncic ir para o banco. Na metade do período, o time esloveno vencia por 14 a 7 e a seleção saiu vitoriosa por 24 a 21 levando a diferença de apenas um ponto para os dez minutos decisivos do duelo. 62 a 61 Eslovênia.

Publicidade

O último período começou bem disputado com os times impondo marcações mais duras. Pelo lado brasileiro, Bruno Caboclo continuou sendo a principal arma ofensiva. Enquanto isso, Doncic ditava o rimo dos eslovenos. Entretanto, o time da casa explorou bem infiltrações com faltas e não deixou que o Brasil mantivesse o ímpeto do terceiro quarto. A vantagem que era de um ponto, se tornou oito na metade do quarto.

A partir disso, os eslovenos souberam controlar a partida. O Brasil não mostrou o mesmo poder de ração do quarto anterior e ficou carregado de faltas, sobretudo em cima de Doncic. Então, o duelo terminou com seis pontos de vantagem para os donos da casa.

Publicidade

Veja os destaques do Brasil

Jogador PTS REB AST STL BLK
Bruno Caboclo 19 7 0 0 0
Cristiano Felício 10 5 1 0 0
Léo Meindl 10 5 1 0 1
Gui Santos 10 5 0 1 1
Marcelinho Huertas 8 2 6 0 0

Três pontos: 8-23; Lucas Dias (2-4) e Gui Santos (2-5)

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários