Luka Doncic descarta jogar 20 anos na NBA para buscar recorde de LeBron James

Em sua quinta temporada na liga, o astro do Mavs não almeja chegar a 20 anos como profissional

doncic nba lebron james Fonte: David Sherman / AFP

A temporada 2022/23 pode ficar marcada pelo recorde de LeBron James como maior pontuador da NBA, mas Luka Doncic descarta perseguir essa marca. O astro do Dallas Mavericks, afinal, consegue números históricos desde que chegou aos Estados Unidos. No entanto, em coletiva na última quarta-feira, quebrou a expectativa sobre jogar muitos anos na liga.

“Há sempre uma possibilidade, mas vai ser muito difícil [jogar 20 anos na NBA]. Ser um cara que joga por 20 anos da forma, como LeBron mantém seu corpo é difícil. Então, sem habilidades no basquete, é muito difícil manter esse corpo. Podem dizer que não tem como, porque não estou jogando muito. Mas é incrível vê-lo. É sua 20ª temporada e ele está marcando 30 ou 40 pontos todas as noites”, afirmou o esloveno.

Publicidade

Atualmente, James está a 433 pontos de ultrapassar a marca de Kareen Abdul-Jabbar como maior cestinha da história da liga. Em 2022/23, o astro do Los Angeles Lakers disputou 31 jogos e soma ótimos números. Isso porque são 29.1 pontos, 8.2 rebotes e 6.7 assistências. Além disso, consegue um roubo de bola por partida e converte 51% dos seus arremessos de quadra.

Doncic, diferente de LeBron James, faz parte da nova geração da NBA. O armador, aliás, é tido por muitos como o próximo “rosto” da liga. Antes de chegar aos EUA, afinal, ele já era uma foi uma sensação internacional. Desde que foi selecionado pelo Mavs em 2018, se fez dominante.

Publicidade

Leia mais!

As semelhanças com LeBron, então, se mostram com seus papéis em quadra. Quando James foi draftado pelo Cleveland Cavaliers, em 2003, ele “carregava” a franquia. O mesmo cenário é visto com Luka e Dallas.

Mesmo que não haja uma certeza sobre sua longevidade na NBA, o que Doncic faz há mais de quatro temporadas é significativo. Na atual campanha, aliás, ele alguns de seus melhores números.

O astro disputou 37 dos 40 jogos do Mavericks na atual campanha. Como resultado, soma médias de 34 pontos com 49.9% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Esses números, portanto, são os melhores de sua carreira. Mas não é só isso. O craque tem média próxima a um triplo-duplo, já que pega 8.8 rebotes e distribui 8.7 assistências por partida.

Publicidade

Ao mencionar triplos-duplos, então, é preciso evidenciar seus feitos no quesito. Com 15 temporadas a menos que LeBron, Doncic já tem metade da marca do veterano.

James soma 105 triplos-duplos na carreira, enquanto o esloveno já conquistou 55. Na atual campanha, Doncic ultrapassou a marca de dez pontos, dez rebotes e dez assistências em nove jogos. Lebron, por sua vez, ainda não o fez em 2022/23. O recorde do camisa 6 no quesito em uma temporada, aliás, é de 18. A marca foi conquistada em 2017/18. Luka, então, chegou ao seu melhor índice em 2019/20.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários