Iniciado no dia 1º de setembro, o torneio de seleções europeias vai para a quarta rodada da fase de grupos. Então, após três partidas disputadas pelo EuroBasket, o astro da NBA, Luka Doncic, que defende a Eslovênia, criticou o calendário da competição. Ele declararou que há pouco espaço entre os jogos, e isso pode prejudicar a condição física dos atletas.
“Vamos jogar quatro jogos em cinco dias. Ontem, basicamente, tivemos dois jogos em 24 horas. Sim, isso deveria mudar para todos. Todo mundo está passando pela mesma coisa. Então, todos têm menos descanso. Isso é um problema por conta de lesões e [do jeito que está] mais lesões podem acontecer. Os times [da NBA], especialmente, não ficariam muito felizes”, afirmou Doncic ao portal Eurohoops.
A seleção do astro do Dallas Mavericks, por exemplo, estreou na competição no dia 1º de setembro, fez o segundo jogo no dia 3 e voltou à quadra no dia 4. Assim, foram três partidas em quatro dias. O próximo compromisso da Eslovênia está marcado para essa terça-feira (6), contra a Alemanha.
Como mencionou Luka Doncic, o problema no calendário do EuroBasket não é exclusivo da sua seleção. Isso porque a primeira rodada, dividida em quatro grupos de seis equipes, totaliza cinco jogos a serem disputados por cada país.
Leia mais!
- Com lesão no joelho, Danilo Gallinari está fora do EuroBasket
- Luka Doncic caminha para ser um dos maiores jogadores da história da NBA
- Times da NBA vetam Jovic e Pokusevski no Eurobasket
Como resultado, as equipes disputarão cinco partidas no período de sete dias, em média. Para agravar ainda mais, boa parte dos países que disputam o EuroBasket também terá compromissos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo FIBA.
A Eslovênia, por exemplo, após fechar a fase de grupos do campeonato europeu, no dia 7, volta a atuar no dia 10 de setembro pelo torneio qualificatório para o mundial, contra Israel.
Resta saber, agora, se algo será feito pela FIBA para o restante da competição. Caso contrário, certamente deverá ocorrer algum tipo de mudança no cronograma para as próximas edições. Afinal, jogar tantos jogos em um período tão curto de tempo é excessivo, sobretudo quando se trata de disputa entre seleções.
Por fim, vale lembrar que a Eslovênia está no grupo B do EuroBasket. Atualmente, ocupa a terceira posição com duas vitórias (contra Lituânia e Hungria) e uma derrota (conta Bósnia e Herzegovina). Ademais, Alemanha e França completam o grupo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram