Lucas Mariano brilha e São Paulo vence Bauru no NBB

Tricolor do Morumbi conquista quinta vitória seguida na competição; Mogi, Corinthians e Franca também venceram na rodada

São Paulo Bauru Fonte:

A rodada do NBB nesta segunda-feira (08) contou com quatro grandes jogos realizados no Ginásio Wlamir Marques, na capital paulista. A enorme vitória do São Paulo sobre o Bauru foi o principal destaque do dia. Além do triunfo são-paulino, Mogi, Corinthians e Franca também venceram hoje.

(10-9) Mogi 86 x 75 Caxias (3-16) 

Mogi abriu a rodada desta segunda-feira (08) com uma vitória tranquila sobre o Caxias do Sul por 86 a 75. Superior ao longo dos quarenta minutos, sobretudo no primeiro período, os mogianos enfrentaram dificuldades durante o confronto, mas se abraçaram na boa vantagem construída em momentos oportunos e não permitiram uma eventual reação caxiense, conquistando o resultado positivo sem encarar muitos empecilhos. Os gaúchos lutaram para encostar no marcador, em especial no quarto final, porém apenas diminuíram a vantagem parra 11 pontos ao fim do embate.

Publicidade

Apesar dos destaques coletivos, foram as atuações individuais que garantiram o triunfo do Mogi no primeiro duelo de hoje. Wesley Castro, ala-pivô sensação da temporada, colecionou mais uma excelente atuação e terminou a partida como o cestinha (24 pontos). Além dele, o armador Fúlvio também foi fundamental para a vitória mogiana. O veterano flertou com um triplo-duplo ao contribuir com 18 pontos, 12 assistências e sete rebotes. Por fim, o scorer da equipe fez valer o seu papel e apresentou um desempenho sólido no embate. Vivendo altos e baixos com a camisa de Mogi, o ala Dominique Coleman anotou 18 pontos nesta tarde. Em suma, os comandados de Jorge Guerra aproveitaram com efetivadade as oportunidades, essencialmente nos arremessos (50% no perímetro, 52% nas bolas duplas e 91% nos lances livres). O time paulista também teve bons números em rebotes (41), assistências (25). Em contrapartida, cometeram surpreendentes 23 erros, volume altíssimo e que, claro, poderia ter custado a vantagem no placar.

Já o Caxias teve muito volume e pouco acerto. A equipe gaúcha até esboçou reações no decorrer do duelo, mas apresentou um desempenho abaixo do esperado. O péssimo aproveitamento nas bolas triplas (5/31 – 16%) resumem o que foi a criação de arremessos dos comandados de Rodrigo Barbosa na derrota frente ao Mogi. Contudo, pode-se afirmar que não faltou agressividade para os caxienses. Pouco eficaz nos chutes de quadra, buscaram uma alternativa diferente e chegaram à linha de lance livre em incríveis 41 oportunidades, convertendo somente 26. Apesar dos poucos erros (11), os números de rebotes (31) e assistências (12) também deixaram a desejar. Partindo para o individual, o ala Eddy não foi eficiente, porém liderou o ataque de seu time com 15 pontos. Eugeniusz, desta vez titular, finalizou o jogo com a mesma quantidade de pontos.

Publicidade

(10-10) Corinthians 98 x 67 Pinheiros (6-13) 

https://www.youtube.com/watch?v=CrLWo7QZhCU

No segundo jogo do dia, Corinthians bateu Pinheiros por 98 a 67 em uma atuação coletiva impressionante. Dominante nos dois lados da quadra, o alvinegro teve mais um grande desempenho na competição e garantiu um triunfo importante, desta vez com 31 pontos de vantagem no marcador. Em desvantagem desde os primeiros minutos do confronto, os pinheirenses não encontraram forças para reagir e sequer deram trabalho aos corinthianos nessa segunda-feira. Apesar do bom trabalho da equipe de Demétrius Ferraciú, o clube azul e branco pouco fez para evitar o revés.

Publicidade

Pelo lado do Corinthians, o alto volume nas bolas de três pontos impressiona: foram 19 acertos em 36 tentativas, cerca de 53% de aproveitamento. O alvinegro também apresentou uma grande intensidade nas bolas duplas, na linha de lance livre e nos roubos de bola. Entretanto, o número mais positivo nessa enorme vitória é o de assistências. Os comandados de Demétrius Ferraciú distribuíram 30 passes para a cesta. Além do brilho coletivo nos dois lados da quadra, o individualismo também prevaleceu. Sem Ricardo Fischer, foi a fez do ala Malcom Miller, hoje titular, chamar a responsabilidade e anotar 24 pontos. O jovem Lucas Siewert mostrou personalidade e contribuiu com 2o pontos. Por fim, Zoom Fuller fecha o trio de cestinhas com 16 pontos.

Pinheiros, por sua vez, não conseguiu imprimir seu ritmo de jogo e viveu situação contrária do Corinthians ao ter uma atuação fraca nos dois lados da quadra, sobretudo ofensivamente. Os comandados de David Pelosini até mantiveram um aproveitamento razoável no perímetro (36.4%), mas errou em demasia nas bolas duplas convertendo somente 17 arremessos de 48 tentados. Apesar do desempenho ruim, a equipe da capital paulista não chegou a ser displicente e colecionou bons números no confronto. Se o alvinegro teve o coletivo como principal destaque, Pinheiros viu apenas Wesley Sena (17 pontos) e Gabriel Campos (11 pontos) atingirem dígito-duplo em pontuação.

Publicidade

(10-9) Franca 90 x 82 Paulistano (13-6) 

https://www.youtube.com/watch?v=yF7fjQYtdVs

Partindo para o jogo seguinte, Franca e Paulistano protagonizaram um embate parelho e de alto nível técnico, porém pouco agressivo. Superior no primeiro tempo, o time francano, que trabalhou muito bem coletivamente ao longo do confronto, viu o adversário esboçar uma reação na volta do intervalo. A equipe de Régis Marreli, por sua vez, cresceu no jogo durante o terceiro período, mas não manteve o ritmo para alcançar resultado positivo e sofreu uma derrota por 90 a 82.

Publicidade

Quatro jogadores de Franca ultrapassaram a casa dos 10 pontos: Rodney Green (19 pontos), Jamaal (17 pontos), Guilherme Hubner (16 pontos) e Márcio (12 pontos). O trio Lucas Dias, Danilo Fuzaro e André Goes teve participação menos efetiva nesse triunfo, desta vez combinando juntos para somente 21 pontos. Em geral, o ataque francano funcionou muito bem. Os comandados de Helinho Garcia finalizaram o triunfo com ótimos aproveitamentos nas bolas duplas (55%) e triplas (61.5%), além de incríveis 100% na linha de lance livre (22/22). Com exceção da efetividade nos chutes, o time do interior paulista não foi brilhante em outros segmentos, mas consolidou números razoáveis nos rebotes (30), assistências (16) e roubos de bola (6).

Ainda sem a estrela Cauê Borges, o Paulistano não fez prevalecer suas principais características, bem como o forte jogo defensivo e bem portado taticamente. Surpreendentemente, o ataque do time de Régis Marrelli foi o principal destaque da equipe na derrota desta segunda-feira. Peças importantes como Deryk (21 pontos), Felipe Ruivo (18 pontos), Vitão (18 pontos) e Maique (11 pontos) destacaram-se ofensivamente no duelo. Apesar do revés, o conjunto do CAP aproveitou 35% das bolas de três pontos e 60% das bolas de dois pontos, números bons, porém inferiores ao Franca. O volume também foi alto nos roubos de bola (14) e nas assistências (21).

Publicidade

(15-4) São Paulo 92 x 84 Bauru (12-8)

https://www.youtube.com/watch?v=3QXUouFVQME

Após uma atuação memorável no último período, o São Paulo definitivamente conquistou uma vitória na raça diante do Bauru em um embate parelho e de muitas trocas no marcador. Cada vez mais embalado na competição, o tricolor paulista, visivelmente cansado devido a intensa bateria de jogos, venceu o confronto direto por 92 a 84 e se aproximou ainda mais dos líderes. Em baixa no NBB, o Bauru segue sem surpreender em jogos grandes. Hoje, os comandados de Léo Figueiró bateram de frente com o time são-paulino até o terceiro quarto, porém foram facilmente dominados nos dez minutos finais e não conseguiram evitar o revés.

Publicidade

Como se não bastasse a atuação de Shamell no último triunfo são-paulino, o tricolor paulista foi novamente liderado por uma de suas estrelas, desta vez Lucas Mariano (34 pontos e 11 rebotes) comandou a vitória do São Paulo. Além da atuação excepcional do pivô, o ala Shamell (20 pontos) e o armador Georginho (14 pontos) foram fundamentais para o resultado positivo. Aproveitando-se do alto volume, o clube do Morumbi finalizou o embate com 50% de aproveitamento no perímetro, 68% nas bolas duplas e 92% nos lances livres. Vale ressaltar que os comandados de Cláudio Mortari também dominaram com tranquilidade a batalha dos rebotes (34×20) e consolidou bons números nas assistências (20).

Cada vez mais fragilizado, sobretudo em grandes jogos, o Bauru nitidamente segue sentindo a falta do ala-armador Zach Graham, que está em recuperação nos Estados Unidos, seu país natal. Muitas vezes pragmático, o ataque bauruense sofre com a falta de opções ao longo do duelo e a defesa não tem conseguido compensar as fraquezas do sistema ofensivo. No duelo de hoje, as peças importantes do elenco comandado por Léo Figueiró não brilharam, o que custou o resultado positivo. Tyrone (18 pontos), Alex Garcia (16 pontos), Larry Taylor (14 pontos) e Alexey Borges (13 pontos) tiveram uma boa atuação, mas o talento individual de Lucas Mariano, por exemplo, prevaleceu. Em suma, o Dragão finalizou o revés com 54% de aproveitamento nas bolas de três pontos e 47% nos dois pontos. O clube do interior paulista também distribuiu 23 assistências e robou 14 bolas, número um tanto quanto sólidos, mas não o suficiente.

Publicidade

Classificação

1- Minas: 17 vitórias e uma derrota
2- Flamengo: 16 vitórias e duas derrotas
3- São Paulo: 15 vitórias e quatro derrotas
4- Paulistano: 13 vitórias e seis derrotas
5- Bauru: 12 vitórias e oito derrotas
6- Fortaleza Basquete Cearense: dez vitórias e oito derrotas
7- Franca: dez vitórias e nove derrotas
8- Mogi: dez vitórias e nove derrotas
9- Corinthians: dez vitórias e dez derrotas
10- Unifacisa: nove vitórias e dez derrotas
11- Pato Basquete: sete vitórias e 11 derrotas
12- Pinheiros: seis vitórias e 13 derrotas
13- Campo Mourão: cinco vitórias e 12 derrotas
14- Cerrado: cinco vitórias e 14 derrotas
15- Caxias do Sul: três vitórias e 16 derrotas
16- Brasília: duas vitórias e 17 derrotas

Publicidade

Jogos da semana

09/02 (terça-feira): Pato Basquete x Campo Mourão (16h – DAZN), Unifacisa x Cerraado (17h – Web Clube e TV Local) e Minas x Flamengo (19h – ESPN) e Brasília x Fortaleza Basquete Cearense (20h – DAZN)
10/02 (quarta-feira): Bauru x Franca (14h), São Paulo x Pinheiros (17h – DAZN) e Caxias x Corinthians (21h – DAZN)
11/02 (quinta-feira): Fortaleza Basquete Cearense x Unifacisa (17h – Web Clube e TV Local) e Brasília x Cerrado (20h – DAZN)
12/02 (sexta-feira): Pato Basquete x Flamengo (17h – DAZN) e Minas x Campo Mourão (20h – DAZN)
13/02 (sábado): Caxias do Sul x Pinheiros (11h), Paulistano x São Paulo (16h – TV Cultura e Facebook) e Mogi x Franca (19h – DAZN)
14/02 (domingo): Campo Mourão x Flamengo (16h – DAZN) e Pato Basquete x Minas (19h – DAZN)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários