Kevin Durant e o Brooklyn Nets concordaram em seguir juntos para a próxima temporada, segundo um comunicado escrito por Sean Marks, gerente da franquia.
Dessa forma, a maior novela dessa offseason chegou ao fim. Vamos relembrar os eventos que se sucederam para que Durant ficasse no Nets e o efeito que sua manutenção pode ter na liga.
Kyrie Irving e Nets num impasse
A temporada de negociações começou cedo para o Brooklyn Nets, já que a equipe havia sido eliminada dos playoffs da NBA ainda na primeira rodada. No dia 20 de junho, o jornalista Shams Charania, do The Athletic, divulgou que Kyrie Irving e a equipe de Brooklyn estavam num impasse acerca da extensão contratual de uma temporada que Irving poderia escolher se aconteceria ou não. Charania disse que o jogador chegou a considerar fortemente testar a agência livre e até mesmo aceitar receber bem menos para se juntar a outras estrelas.
Kevin Durant “considerando opções”
O mesmo Shams Charania disse, em 23 de junho, que Durant estava considerando as opções para seu futuro e assistindo de fora as negociações entre Irving e o Nets. Na época, não era claro se a permanência do jogador dependia da manutenção de Kyrie na equipe.
Kyrie Irving extende seu contrato por mais um ano
Quatro dias depois, em 27 de junho, Irving aceitou a renovação por mais uma temporada, no valor de 37 milhões de dólares.
Kevin Durant pede para ser trocado
Surpreendendo a todos que pensavam que Durant ficaria caso Kyrie ficasse, o jogador pediu para ser trocado ainda no dia 30 de junho. Além disso, deu ao Nets uma lista de destinos preferidos, que incluia o Phoenix Suns e o Miami Heat. No entanto, o jornalista da ESPN Adrian Wojnarowski disse que o Nets se focava somente em ir atrás do melhor negócio para a organização. Então, o Toronto Raptors ganhou força na briga pelo astro.
Ofertas de troca por Kevin Durant não estavam agradando
Embora seja um dos melhores jogadores da liga, Durant já tem idade avançada, o que fez com que as ofertas por ele não fossem tão animadores. Brian Windhorst, da ESPN, disse, poucos dias antes da Summer League, que as negociações estavam “frias”. Entretanto, a possibilidade de esquentarem com a Summer League e a reunião de executivos da liga em Las Vegas sempre existiu.
Nets aceita a possibilidade de continuar com Durant
Em 14 de julho, começaram a circular notícias de que a equipe realmente não estava gostando das ofertas que recebia. A organização do Brooklyn Nets já se preparava para continuar com Kevin Durant na equipe, ele querendo ou não.
Celtics consulta o Nets
No dia 25 de julho. De acordo com o jornalista da ESPN, Adrian Wojnarowski, o finalista da última temporada, Boston Celtics, havia consultado o Nets acerca da possibilidade de troca. Complementando a informação, Shams Charania disse que a equipe de Boston ofertou um pacote centralizado em torno de Jaylen Brown. No entanto, o Brooklyn Nets queria escolhas e também que Marcus Smart estivesse envolvido no negócio.
Pacote de troca desejado pelo Nets é revelado
Quase um mês após o pedido de troca de Durant ter se tornado público, Wojnarowski revelou o tipo de pacote que Brooklyn queria, tornando claro o motivo das negociações não estarem indo para frente.
“Eles não querem um jovem promissor. Querem todas suas escolhas. Eles querem tudo. Querem um pacote que, daqui uns anos, vamos olhar e falar ‘Caramba, o Nets pegou tudo'”, disse o jornalista.
Durant dá ultimato ao Nets
Quarta feira, 8 de agosto. Kevin Durant se reuniu com o dono do Brooklyn Nets, Joe Tsai, e deu um ultimato, pedindo para que o técnico Steve Nash e o General Manager Sean Marks fossem demitidos, para, então, o jogador permanecer.
No entanto, Tsai foi claro em suas prioridades, e anunciou até mesmo em seu twitter que apoia a gestão técnica e organizacional de sua equipe – portanto, deixando claro que não iriam ocorrer demissões.
Durant e Nets aceitam seguir juntos para a próxima temporada
E finalmente, acabou. Durant e o Nets aceitaram seguir juntos para a próxima temporada.
Além disso, é interessante ver que, numa NBA onde cada vez mais os jogadores tem poder de escolher seu destino e onde vão jogar, é interessante ver movimentos como o do Nets. A equipe “bateu o pé” para conseguir um bom negócio para sí e, visto que não iria acontecer, mantiveram o jogador.
Embora o caso de Durant seja um pouco diferente, já que o jogador tem um contrato longo, podemos ver ocasiões onde times agiram de maneira diferente, trocando o jogador por pacotes que não eram o suficiente.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram