A maré virou em quatro dias para o Portland Trail Blazers: após vencer o primeiro jogo contra o Los Angeles Lakers, o time foi derrotado em duas partidas seguidas e está em desvantagem na série quartas-de-final do Oeste. O terceiro confronto, porém, terminou com muita reclamação por parte de Damian Lillard. O astro ficou bastante revoltado com os 43 lances livres “concedidos” pela arbitragem à equipe angelina.
“Essa discrepância é algo que estava fora do nosso controle. No último jogo, eles fizeram um jogo extremamente físico e agressivo para merecer a vitória por uma boa vantagem. Hoje, nós viemos para não permitir que ganhassem a partida dessa maneira – e, talvez, tenhamos cometido algumas faltas. Mas eles também são muito físicos também e não houve equilíbrio”, afirmou o armador, em entrevista após a derrota por 116 a 108.
O Blazers converteu 18 de 19 lances livres na terceira partida do mata-mata, enquanto o Lakers só acertou 28 dos 43 que cobrou – o maior número de erros de lances livres de qualquer time vencedor em um jogo de playoffs desde 2015. “Quando uma equipe tão boa quanto essa ‘vive’ a partida inteira na linha do lance livre, como aconteceu, fica muito difícil ter qualquer chance de vencer”, lamentou Lillard.