As novas regras para marcação de faltas pela arbitragem da NBA acabaram com a calma do craque Damian Lillard. O armador do Portland Trail Blazers, depois da derrota para o Los Angeles Clippers, disparou críticas contra as orientações e padrões revisados pelos juízes da liga. O astro acredita que até atletas que não “trapaceavam” os árbitros, ele próprio por exemplo, estão sendo prejudicados pela falta de critérios claros.
“A forma como o jogo tem sido arbitrado é simplesmente inaceitável. Não pretendo falar muito sobre isso para que não seja tirado de proporção, mas faltam explicações para os jogadores. Afinal, o que estão fazendo? Senti que as novas regras não iriam prejudicar-me, pois nunca fiz ‘truques’ ou tentei enganar as arbitragens. O que já está ocorrendo, porém, é inaceitável”, desabafou o líder do Blazers, absolutamente indignado.
Péssima fase
Ao mesmo tempo em que lida com as mudanças das regras, Lillard vive um dos piores momentos de sua carreira recente. O armador iniciou a temporada, por exemplo, com aproveitamento de somente 36.5% dos arremessos de quadra tentados e 25.5% nos chutes de longa distância. Sua média de lances livres por partida, além disso, “caiu” para menos de metade na atual campanha comparado à anterior (7.2 para 3.4).
“Em síntese, eu acredito em mim mesmo. Mesmo quando as coisas não estão muito bem, eu vejo uma chance de provar minha capacidade e sei que tudo funcionará se continuar trabalhando. Acho que diversas pessoas falham e, então, isso motiva-os a parar de tentar e deixar pra lá. Você simplesmente acredita ou não. E sou um dos que, certamente, acreditam”, afirmou o veterano, em entrevista ao site The Athletic.
De fato, Lillard nunca foi visto como um dos principais “alvos” da mudança de regra de faltas e postura da arbitragem na NBA. Astros como James Harden e Trae Young, em particular, eram muito mais comentados como prejudicados em potencial pelos novos critérios. Em 11 jogos disputados na atual temporada, o craque registra médias de 19.3 pontos (menor desde a campanha de calouro) e 8.3 assistências.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER