Em casa, o Portland Trail Blazers derrotou o Los Angeles Lakers por 116 a 106 na primeira partida da temporada. O Lakers, por sua vez, perdeu o seu segundo embate em duas oportunidades em 2012-13.
O calouro Damian Lillard provou estar pronto para brigar pelo prêmio de novato do ano. O jogador fez sua estreia na NBA com 23 pontos e 11 assistências. Nicolas Batum obteve 26 pontos e seis rebotes. Wesley Matthews ficou com 22 pontos e quatro roubadas. LaMarcus Aldridge anotou 19 pontos, enquanto J.J. Hickson somou 13 pontos e dez rebotes.
Pelo Lakers, Dwight Howard foi o grande destaque, com 33 pontos, 14 rebotes e cinco passes decisivos. Kobe Bryant fez 30 pontos e pegou seis rebotes, e Pau Gasol ficou com 16 pontos e nove rebotes.
O veterano armador Steve Nash sofreu uma lesão na perna ao chocar-se com Lillard e foi para os vestiários durante o primeiro tempo. No segundo, ele tentou jogar novamente, mas não conseguiu.
No segundo período, o Blazers liderava por sete pontos, mas sempre que Howard entrava no garrafão, o pivô do Lakers sofria faltas. Diferentemente do que aconteceu na partida contra o Dallas Mavericks, na estreia, o pivô converteu 13 dos seus 16 primeiros lances livres. Em contrapartida, o francês Nicolas Batum brilhava dos dois lados da quadra e assim, o Blazers vencia por 85 a 76 no terceiro quarto. Pouco depois, o Blazers acelerou com Lillard, e fez com que o time fizesse 13 pontos sem resposta do Lakers e os times foram para o último quarto com os anfitriões liderando por 92 a 76.
Com cerca de nove minutos para o fim, o Portland vencia por 99 a 81. Então, o técnico Mike Brown fez uma última tentativa de recolocar o Lakers na partida, enviando Howard e Bryant para a quadra rapidamente. A diferença caiu para 14, restando seis minutos para o término. Faltando um minuto, o Lakers pressionou e conseguiu cortar a desvantagem para oito. Porém, o Blazers controlou o placar até o fim para garantir sua vitória.
Com a derrota, o Lakers perdeu os seus últimos 12 jogos, contando a temporada passada e a pré-temporada.
Destaques
L.A. Lakers
Dwight Howard: 33 pontos, 14 rebotes, cinco assistências
Kobe Bryant: 30 pontos, seis rebotes, sete erros de ataque
Pau Gasol: 16 pontos, nove rebotes
Metta World Peace: dez pontos
Portland
Damian Lillard: 23 pontos, 11 assistências, seis erros de ataque
Nicolas Batum: 26 pontos, seis rebotes, três roubadas
Wesley Matthews: 22 pontos, quatro roubadas
LaMarcus Aldridge: 19 pontos, três rebotes
J.J. Hickson: 12 pontos, dez rebotes
Dallas Mavericks 94 x 113 Utah Jazz
O Utah Jazz estreou com uma boa vitória diante do Dallas Mavericks na noite de quarta-feira, especialmente depois de um grande terceiro quarto, quando o time não só virou o jogo, mas como abriu larga vantagem.
O armador Mo Williams, fazendo sua estreia pelo Jazz, foi o destaque do time de Salt Lake City com 21 pontos e seis assistências. Marvin Williams, que chegou do Atlanta Hawks, também fez 21 pontos. Paul Millsap e Al Jefferson fizeram duplo-duplos. Millsap ficou com 13 pontos e 15 rebotes, enquanto Jefferson obteve 12 pontos e 14 rebotes.
Pelo Mavs, que venceu o Los Angeles Lakers na partida inaugural da temporada na terça-feira, o melhor foi novamente o armador Darren Collison, que produziu 17 pontos e sete passes decisivos. Brandan Wright fez 15 pontos, enquanto O.J. Mayo e Vince Carter fizeram 12 pontos cada.
Depois de um primeiro período equilibrado, o Mavericks veio forte no segundo e foi para os vestiários liderando por 63 a 55. No entanto, no terceiro quarto, tudo mudou. O Jazz atropelou, fazendo 37 a 13 e praticamente liquidou a fatura. O último período foi apenas protocolo e os donos da casa garantiram o triunfo.
Destaques
Dallas
Darren Collison: 17 pontos, sete assistências, quatro rebotes
O.J. Mayo: 12 pontos, quatro rebotes
Brandan Wright: 15 pontos, três rebotes
Vince Carter: 12 pontos
Shawn Marion: cinco pontos, 11 rebotes
Utah
Mo Williams: 21 pontos, seis assistências
Marvin Williams: 21 pontos
Paul Millsap: 13 pontos, 15 rebotes
Al Jefferson: 12 pontos, 14 rebotes, três roubadas
Randy Foye: 13 pontos
Gordon Hayward: 11 pontos
Memphis Grizzlies 92 x 101 Los Angeles Clippers
Jogando em seus domínios, o Los Angeles Clippers bateu o Memphis Grizzlies com uma sólida performance do ala-armador Jamal Crawford, que fez sua estreia pela equipe californiana. Crawford anotou 29 pontos em 30 minutos, saindo do banco de reservas. Chris Paul obteve 12 pontos e 12 assistências. DeAndre Jordan somou 12 pontos e sete rebotes, enquanto Blake Griffin ficou com 11 pontos e sete rebotes.
Pelo Grizzlies, Rudy Gay foi o melhor, com 25 pontos e sete rebotes. Zach Randolph sofreu com os arremessos, mas saiu de quadra com 15 pontos e 16 rebotes. Já o espanhol Marc Gasol, ficou com 20 pontos, sete rebotes e cinco passes decisivos.
O jogo foi muito equilibrado durante quase todo o tempo. Ao fim da primeira etapa, o Grizzlies liderava por 53 a 49. Na volta para o terceiro quarto, o Clippers virou o placar após uma sequência de dez pontos a quatro. O time de Los Angeles vencia por 59 a 57. Pouco depois, já liderava por oito pontos, mas o Memphis voltou ao comando do placar por 77 a 73.
No último período, Eric Bledsoe e Crawford, sozinhos, fizeram 14 pontos seguidos, deixando o marcador em 87 a 84 para o Clippers. Então, Paul anotou seis pontos consecutivos e colocou sua equipe na frente por 93 a 88, restando cerca de três minutos. Nos últimos dois minutos, o Grizzlies abusou dos erros. O time perdeu os últimos cinco arremessos (todos de três), além de desperdiçar dois lances livres cruciais com Randolph. Assim, o resultado estava garantido para os donos da casa.
Destaques
Memphis
Rudy Gay: 25 pontos, sete rebotes
Marc Gasol: 20 pontos, sete rebotes, cinco assistências
Zach Randolph: 15 pontos, 16 rebotes, 5-15 em arremessos
Mike Conley: sete pontos, cinco assistências, seis erros de ataque
L.A. Clippers
Jamal Crawford: 29 pontos, 30 minutos
Chris Paul: 12 pontos, 12 assistências, quatro rebotes, quatro roubadas
DeAndre Jordan: 12 pontos, sete rebotes, nove erros de ataque
Blake Griffin: 11 pontos, sete rebotes
Eric Bledsoe: 13 pontos, quatro rebotes, quatro assistências
Caron Butler: dez pontos