Liga ACB: Estudiantes e Fuenlabrada escapam do rebaixamento

Equipes eram as duas últimas colocadas no momento em que a pandemia de Covid-19 suspendeu o campeonato espanhol

Fonte: Equipes eram as duas últimas colocadas no momento em que a pandemia de Covid-19 suspendeu o campeonato espanhol

Estudiantes e Fuenlabrada, ambos de Madrid, escaparam do rebaixamento na Liga ACB, após acordo unânime entre os integrantes da Associação de Clubes de Basquete, em função da pandemia do novo coronavírus. As equipes eram as duas últimas colocadas na fase regular, que teve realizada 23 de suas 34 rodadas previstas.

Assim, o Estudiantes volta a escapar da queda, pela terceira vez nos últimos oito anos, fora das quadras. A primeira foi em 2011/12, quando o Canarias, campeão da ‘LEB Oro’ (segunda divisão), não realizou o pagamento obrigatório para confirmar a promoção. A segunda aconteceu em 2015/16, quando mais uma vez a falta de dinheiro impediu os acessos de Palencia e Melilla.

O Fuenla também já havia passado por tal situação. Há cinco anos viu um rebaixamento esportivo ao ser o último colocado da Liga 2014/15 não ser consumado porque o clube que seria promovido, o Ourense, ser desfeito no momento de realizar a sua inscrição e a vaga ficar em aberto até ser oferecida de novo à agremiação madrilenha, que, assim, seguiu na elite espanhola.

Publicidade

Assim, a temporada 2020/21 terá 20 clubes participantes: os 18 de 2019/20 e os dois que serão promovidos da liga ‘LEB Oro’. A intenção da ACB era manter os 18 atuais, mas a LEB não renunciou aos seus direitos.

“Mesmo que não se possa jogar a fase de acesso, há dois clubes (Valladolid e Gipuzkoa) que merecem subir. Não é questão de se chegar a um acordo. Há um convênio assinado e que deve ser cumprido. Temos uma relação cordial com a ACB e cada um defende os seus interesses legítimos, mas sabendo que o basquete espanhol é um só”, explicou Jorge Garbajosa, presidente da Federação Espanhola de Basquete.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários