Grande surpresa da Copa do Mundo de Basquete, a estreante Letônia atropelou e eliminou o Brasil da competição. Neste domingo (3), os letões levaram a melhor por 104 a 84. O jogo coletivo dos europeus foi o diferencial na partida.
O Brasil, por sua vez, não repetiu a boa atuação que teve contra o Canadá. A seleção brasileira se manteve no jogo no primeiro tempo. Mas, na segunda metade, a Letônia passeou em quadra. Foi dominante tanto no ataque quanto na defesa. Um basquete simples, sem individualidades, mas eficiente.
Agora, a Letônia já pensa nas quartas de final. O adversário sairá de Eslovênia x Alemanha, que se enfrentam neste domingo.
O jogo
O Brasil começou mal o jogo. Assim, a Letônia abriu 13 a 6 nos primeiros sete minutos. Mas, após um pedido de tempo de Gustavo De Conti, a seleção brasileira arrumou a defesa. Além disso, movimentou mais a bola. Como resultado, a partida ficou equilibrada. O Brasil virou o placar, mas levou um balde de água fria no estouro do cronômetro. Com uma cesta espírita de Arturs Kurucs, os europeus venceram o período por 22 a 20.
No segundo quarto, a Letônia voltou mais ligada. Trabalhou bem a bola, como de costume, e contou com os erros do Brasil nas bolas de três. Assim, os letões abriram dez pontos de vantagem.
Mas, após um novo pedido de tempo, a seleção brasileira reagiu. A defesa por zona funcionou e os arremessos do perímetro começaram a cair. Lucas Dias, aliás, entrou muito bem. Marcou 13 pontos e matou três bolas de longa distância.
O veterano Marcelinho Huertas também veio bem do banco. O armador comandou as ações ofensivas, atuando como um verdadeiro maestro em quadra. Desse modo, o jogo voltou a ficar equilibrado. A Letônia foi para o intervalo três pontos à frente no placar: 45 a 42.
Segundo tempo
Como nos períodos anteriores, os letães entraram melhor. A situação piorou com a quarta falta cometida por Bruno Caboclo. Assim, o ala-pivô brasileiro foi para o banco de reservas. A Letônia se aproveitou da ausência do melhor defensor do Brasil na Copa do Mundo e deitou e rolou no ataque.
Com um jogo coletivo de encher os olhos, os letões sempre achavam o melhor jogador em condição de arremesso. Atacou bem a defesa por zona, com destaque para Andrejs Grazulis na cabeça do garrafão, e atropelou o Brasil no período (36 a 21). Assim, abriu 18 pontos de vantagem e praticamente matou o jogo.
No último período, a Letônia seguiu atropelando. Arturs Zagars deu show com a bola nas mãos. Com uma leitura de jogo espetacular e ótima tomada de decisões, o armador letão colocou o jogo “no bolso”. Como diz Galvão Bueno, “virou passeio”.
Para se ter uma ideia da superioridade da Letônia, os europeus fizeram 49 a 42 no segundo tempo. Foram 16 bolas de três convertidas em 33 tentativas. Ou seja, um aproveitamento de 48%. Além disso, acertou 58% dos arremessos de quadra (38-66).
Estreante na competição, a Letônia elimina o Brasil e avança à fase de quartas de final da Copa do Mundo. Isso depois de bater potências do basquete europeu como França e Espanha. Além disso, os letães estão sem o seu melhor jogador, Kristaps Porzingis. O novo reforço do Boston Celtics não jogou o Mundial por conta de uma lesão.
Brasil
Agora, o Brasil torce para a Espanha vencer o Canadá e a Sérvia superar a República Dominicana. Então, se isso ocorrer, a seleção brasileira garante uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. Caso contrário, o Brasil terá que disputar o Pré-Olímpico.
Vale lembrar que são duas vagas olímpicas via Copa do Mundo para as Américas.
Brasil 84 x 104 Letônia
Brasil
Bruno Caboclo: 20 pontos, sete rebotes e 7-11 nos arremessos de quadra
Yago: 14 pontos e quatro assistências
Lucas Dias: 13 pontos e sete rebotes
Letônia
Andrejs Grazulis: 24 pontos, cinco assistências e 11-15 nos arremessos de quadra
Arturs Zagars: 17 pontos e 5-7 nos arremessos de quadra
Davis Bertans: 14 pontos e 4-9 nas bolas de três
Arturs Kurucs: 12 pontos e 4-4 nos arremessos de quadra
Leia Mais!
- Confira como estão os elencos de todos os times da NBA antes da temporada
- Veja os elencos da Copa do Mundo de Basquete 2023
- Confira o guia da Copa do Mundo de Basquete
Austrália 100 x 84 Geórgia
Austrália
Patty Mills: 19 pontos e cinco assistências
Dante Exum: 18 pontos e quatro assistências
Duop Reath: 16 pontos
Josh Giddey: 15 pontos e quatro assistências
Geórgia
Goga Bitadze: 20 pontos e cinco rebotes
Thaddus McFadden: 18 pontos, quatro rebotes e nove assistências
Giorgi Shermadini: 16 pontos
Sandro Mamukelashvili: 12 pontos e nove rebotes
Rati Andronikashvili: 12 pontos e oito assistências
Itália 73 x 57 Porto Rico
Itália
Stefano Tonut e Giampaolo Ricci: 15 pontos cada
Simone Fontecchio: 12 pontos e 12 rebotes
Luigi Datome: 11 pontos
Nicolò Melli: sete pontos e 12 rebotes
Porto Rico
Tremont Waters:13 pontos, nove assistências e sete turnovers
Jordan Howard: 11 pontos e quatro rebotes
Grécia 69 x 73 Montenegro
Grécia
Ioannis Papapetrou: 16 pontos
Leftheris Bochoridis: 13 pontos e seis rebotes
Kostas Papanikolaou: 13 pontos e quatro rebotes
Thomas Walkup: 11 pontos e seis assistências
Montenegro
Nikola Vucevic: 19 pontos e sete rebotes
Dino Radoncic: 12 pontos
Regulamento da Copa do Mundo
– Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase.
– Na segunda fase, os 16 classificados são divididos em quatro grupos: I, formado por seleções oriundas dos grupos A e B; J, formado por seleções oriundas dos grupos C e D; K, formado por seleções classificadas dos grupos E e F; e L, formado por seleções classificadas dos grupos G e H, que pode ser o do Brasil. Os dois melhores colocados de cada grupo passam à fase de quartas de final.
– A partir das quartas teremos o mata-mata, com o seguinte chaveamento: I1 x J2 e K1 x L2 (em um lado da chave) e J1 x I2 e L1 x K2 (em outro lado). Os vencedores se enfrentam nas semifinais. Posteriormente, os sobreviventes disputarão a grande final, no dia 10 de setembro, em Manila.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol