O maior temor da seleção brasileira de basquete confirmou-se nesta quarta-feira. O pivô Anderson Varejão foi cortado do grupo de 12 atletas convocado pelo técnico Rubén Magnano para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no mês que vem. O também pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, foi chamado para substituir o veterano e deve ser integrado ao elenco nos próximos dias.
Exames realizados nos EUA confirmaram que as fortes dores nas costas acusadas pelo atleta do Golden State Warriors desde que apresentou-se à seleção são, na verdade, uma hérnia de disco em sua lombar. Diante da situação, os médicos dos atuais campeões do Oeste recomendaram que ele não participasse das Olimpíadas pelo risco que sua condição física representava.
“É frustrante, triste, ainda não estou querendo acreditar. Disputar as Olimpíadas no meu país, com a minha família, amigos e o público brasileiro nunca mais vai acontecer. Parece um pesadelo. Sonhei muito com esse momento, a ansiedade era grande. Estava feliz. E infelizmente, por causa de uma lesão, ficarei fora. É difícil demais de aceitar”, lamentou Varejão, por meio de nota oficial.
O pivô de 33 anos ainda buscou outras opiniões médicas buscando uma avaliação que permitisse a liberação para defender o Brasil no Rio de Janeiro, mas não encontrou apoio em outros profissionais. Ele acaba de ter seu contrato renovado pelo Warriors para a disputa da próxima temporada da NBA, então contrariar a recomendação do time estava fora de cogitação.
Embora não possa estar em quadra, Varejão já confirmou que seguirá com o elenco ao longo do torneio olímpico e pretende ajudar como puder a seleção no próximo mês. “Seria a minha contribuição, uma maneira de participar de algo com o qual sonhei por tantos anos”, concluiu o veterano, que junta-se ao também pivô Tiago Splitter como atletas que estão fora da competição por conta de lesão.
Substituto convocado, Felício pediu dispensa da seleção no primeiro chamado de Magnano para que pudesse disputar a Liga de Verão de Las Vegas pelo Bulls – uma suposta imposição da franquia de Illinois. A competição terminou no começo da semana passada e, assim, o brasileiro ficou liberado para aceitar a nova convocação, em cima da hora, para defender o país.
Varejão é membro da seleção brasileira desde 2002 e, entre outros campeonatos, esteve no grupo que disputou as Olimpíadas de Londres-2012. Ele foi campeão Pan-Americano em Santo Domingo-2003 e das Copas Américas de 2005 e 2009. Em 613 partidas disputadas como atleta da NBA ao longo de 12 temporadas, o “Wild Thing” acumula médias de 7.4 pontos e 7.3 rebotes.