8xBET

Lendas, Shaquille O’Neal e Allen Iverson lideram classe de eleitos ao Hall da Fama

“Jovens lendas” lideram classe de eleitos deste ano ao templo máximo do basquete

Fonte: "Jovens lendas" lideram classe de eleitos deste ano ao templo máximo do basquete

All-Access Look Back: Yao Ming, Shaquille O'Neal and Allen Iverson

Dois dos maiores ídolos da história recente da NBA confirmaram as expectativas e foram anunciados como os destaques da classe de eleitos do Hall da Fama deste ano. Shaquille O’Neal e Allen Iverson são os destaques da lista de dez membros eleitos pelos comitês do Naismith Memorial ao templo máximo do basquete em 2016. A cerimônia de introdução dos novos integrantes acontecerá no dia 09 de setembro, em Springfield (Massachussets).

“O impacto da turma de 2016 sobre o jogo de basquete é gigantesca. É um grupo grandioso em estatura, personalidade e representatividade. Ter vários ícones do esporte reconhecidos no mesmo ano faz desta classe uma das mais memoráveis de nossa história. Nós estamos muito agradecidos e ansiosos para homenagear cada um dos novos eleitos durante a cerimônia de introdução”, declarou o presidente do Naismith Memorial, Jerry Colangelo.

Publicidade

Publicidade

Eleitos no primeiro ano de elegibilidade ao Hall da Fama, O’Neal e Iverson vão ser acompanhados por outros quatro integrantes na introdução ao Naismith Memorial através dos 75% dos votos dos 24 membros do comitê de honra: o ex-treinador universitário John McLendon, o ex-árbitro da NBA Darell Garretson, o técnico Tom Izzo (da Universidade de Michigan State) e a ex-estrela e MVP da WNBA, Sheryl Swoopes.

“Eu queria que meu pai estivesse aqui, porque, quando era criança e comecei a jogar, foi ele quem disse que poderia ser tão bom quanto Wilt Chamberlain, Bill Russell e Kareem Abdul-Jabbar. Isso quando nem sabia quem eram esses caras. Meu pai morreu há dois anos e queria que estivesse aqui porque ele sempre falou que esse dia aconteceria”, afirmou um emocionado O’Neal, que convidou o ídolo Julius Erving para fazer sua introdução no Hall da Fama.

Publicidade

Allen Iverson 76ers Dynasty

Os outros quatro eleitos de deste ano foram escolhidos diretamente pelos comitês especiais do Hall da Fama. O comitê dos veteranos (que, agora, incorpora o antigo comitê da ABA) elegeu o ex-pivô Zelmo Beaty, que atuou na NBA e ABA. O comitê dos pioneiros afro-americanos escolheu o ex-jogador do início do século passado, Cumberland Posey, enquanto o comitê dos contribuidores do esporte elegeu o dono do Chicago Bulls, Jerry Reinsdorf.

Publicidade

O comitê internacional, por fim, colocou mais um astro recente da NBA no Hall da Fama: o ex-pivô Yao Ming, que também foi eleito em seu primeiro ano oficial de elegibilidade. “Yao é um excelente jogador, um grande embaixador para o jogo ao redor do mundo e um ótimo amigo. Eu quero parabenizá-lo, assim como a China inteira, pois vocês realmente merecem isso. Ni Hao, meu irmão”, celebrou O’Neal, um de seus principais adversários na liga.

Centers of the Universe: Yao vs Shaq
Publicidade

Entre as figuras importantes que não conseguiram os 75% de aprovação do comitê de honra do Hall da Fama estão o ex-armador Kevin Johnson, o técnico Bo Ryan (Universidade de Wisconsin) e o ex-treinador e lenda da NCAA Eddie Sutton. Confira a lista completa da classe de eleitos de 2016 ao Hall da Fama:

Shaquille O’Neal – Ex-jogador quatro vezes campeão da NBA, escolhido para o Jogo das Estrelas em 15 oportunidades, medalhista de ouro olímpico, MVP da liga e eleito MVP das finais em três oportunidades. Ele é o membro mais jovem da lista de 50 melhores jogadores da história da NBA, divulgada em 1996.

Publicidade

Allen Iverson – Ex-jogador convocado para 11 Jogos das Estrelas, que liderou a liga em média de pontos em quatro oportunidades e ganhou o prêmio de MVP em 2001. Registra quase 27 pontos de média em 14 temporadas atuando no basquete profissional.

Yao Ming – Ex-jogador da NBA convocado para oito Jogos das Estrelas, calouro do ano em 2003 e eleito para cinco times ideais da liga na carreira. Tornou-se um dos embaixadores da NBA e do basquete ao redor do mundo, em especial na Ásia, além de ter sido escolhido MVP do Campeonato Asiático de Seleções por três vezes.

Publicidade

Darell Garretson – Ex-árbitro com 27 anos de carreira que esteve em 1.798 partidas de temporada regular e 41 jogos de finais da NBA ao longo da carreira. Um dos organizadores da Associação de Árbitros da NBA e chefe de arbitragem da liga por quase duas décadas.

Tom Izzo – Atual técnico da Universidade de Michigan State, liderando o programa a sete classificações para o Final Four do Torneio da NCAA e o título nacional universitário de 2000. Sete vezes campeão da conferência Big Tem e eleito melhor treinador da NCAA pela Associated Press em 1998.

Publicidade

John McLendon – Primeiro técnico tricampeão nacional universitário pela mesma instituição (Tennessee State, entre 1957 e 59) e primeiro treinador afro-americano a comandar uma equipe profissional (na ABA). Já eleito para o Hall da Fama como um contribuinte do esporte.

Sheryl Swoopes – Ex-jogadora da WNBA, eleita para seis Jogos das Estrelas e três vezes MVP da liga. Selecionada para cinco quintetos ideais de temporada, além de ter vencido o prêmio de melhor defensora da WNBA em três oportunidades. Quatro vezes campeã da liga e dona de três medalhas de ouro olímpicas.

Publicidade

Jerry Reinsdorf – Dono do Chicago Bulls desde 1985, conquistou cinco títulos da NBA e esteve à frente de um dos times mais icônicos da história da liga. Bem sucedido advogado e empresário, ele lidera ações em benefício das escolas públicas de Chicago e do distrito de Chicago Park.

Zelmo Beaty – Ex-jogador da NBA e ABA eleito para cinco Jogos das Estrelas e campeão da extinta liga em 1971, pelo Utah Stars, quando também foi MVP dos playoffs. Escolhido um dos 30 maiores atletas da história da ABA e integrante do Hall da Fama do basquete universitário desde 2014. Médias de 17.1 pontos e 11.0 rebotes em quase 900 partidas como profissional.

Publicidade

Cumberland Posey – Ex-jogador que atuou entre as décadas de 1900 a 1920, sendo reconhecido como um dos maiores pontuadores de seu tempo. Quatro vezes campeão mundial de basquete “de cor” consecutivas. Após a aposentadoria, ele destacou-se por 35 anos como atleta e empresário da MLB. Eleito para o Hall da Fama do baseball em 2006.

Últimas Notícias

Comentários
Banner Direito
Banner Esquerdo