O maior ícone da história do Phoenix Suns morreu nesse sábado: a franquia confirmou que a lenda Paul Westphal morreu aos 70 anos de idade. Integrante do Hall da Fama, o ex-atleta e técnico do time do Arizona perdeu uma breve batalha contra um agressivo câncer no cérebro, que foi diagnosticado em agosto do ano passado. Ele ainda tinha um forte vínculo com a organização, incluindo amizade com o treinador Monty Williams.
“Paul será eternamente lembrado como uma lenda dos esportes local dentro e fora das quadras. Construiu uma carreira ilustre como jogador e técnico. Seu legado está entre os ícones do basquete de nossos tempos e, ao longo de quatro décadas, ele continuou como um amigo e confidente meu. A camisa #44 estará reservada em nosso salão de honra para exaltar a sua memória”, exaltou o dono do Suns, Robert Sarver.
Westphal foi selecionado no draft de 1972 pelo Boston Celtics, onde seria campeão da NBA dois anos mais tarde, mas só saiu do banco de reservas para chegar ao estrelato após ser trocado para o Suns. Sua média de pontos mais do que dobrou em Phoenix, liderando a equipe às finais da NBA pela primeira vez na história em 1976. O time do Arizona acabaria perdendo para o próprio Celtics na decisão, em seis partidas.
“Paul era uma mente brilhante do esporte, que sempre pensava um passo à frente dos demais. Pouquíssimas pessoas tiveram tamanha influência e significado na história do Suns quanto ele. Falo de tudo que ele conquistou em quadra, mas também do fato de ter sido um gentleman, homem de família e pessoa de caráter que representou nossa organização perfeitamente”, elogiou o ex-dono do time, Jerry Colangelo.
Westphal ainda foi o técnico da equipe que levou Phoenix à segunda (e última) final de sua história, em 1993, comandando o lendário Charles Barkley em temporada de MVP. “Paul vai ser lembrado pela generosidade, liderança e amor pelo jogo, que definiu sua brilhante passagem pela NBA. Expressamos as nossas condolências para a sua esposa, Cindy, e toda a família”, declarou o comissário Adam Silver, por meio de nota oficial.
Em todos os tempos, Westphal é o oitavo atleta com mais pontos (9.546) e arremessos de quadra acertados (3.785), além de ser o sétimo maior assistenciador (2.429) e o sexto jogador com mais roubos de bola (753), do Suns. Ele registrou médias de 15.6 pontos e 4.4 assistências em 12 temporadas e pouco mais de 800 jogos disputados na NBA. Como treinador, o seu retrospecto foi de 318 vitórias e 279 derrotas.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook