Um dos maiores armadores da história da NBA está em batalha contra uma doença sem tratamento e incurável. O lendário Nate “Tiny” Archibald revelou que, em dezembro de 2016, foi diagnosticado com um distúrbio cardíaco raríssimo conhecido como amiloidose. O próprio ex-jogador explica que o acúmulo de uma proteína em seu coração, a amiloide, faz com que seu batimento fique muito forte e rápido.
“O que tenho é muito raro. Os médicos não encontraram comprimidos, nenhuma medicação que funcione. Passo por testes o tempo inteiro e sei que meu coração pode parar a qualquer minuto, mas não estou pronto para isso. Ainda quero ficar por aqui por muito tempo”, contou o membro do Hall da Fama, em entrevista à repórter especial Jackie MacMullan, da ESPN.
Archibald, de 69 anos, foi atrás de uma avaliação médica após ver alguns dos seus amigos morrerem recentemente por conta de distúrbios cardíacos, como Moses Malone e Darryl Dawkins. Ele descobriu ser portador da amiloidose realizando exames com o apoio da Associação dos Jogadores da NBA (NBPA), que passou a financiar planos de saúde coletivos para ex-atletas em julho de 2016.
“Se eu vir Chris Paul [presidente da NBPA] ou Dwyane Wade por aí, eu vou dar-lhes um abraço bem forte. Adoraria agradecê-los pessoalmente, mas tenho certeza de que eles nem sabem quem eu sou. Jogava quando eles não eram nem nascidos, né?”, afirmou o dono de camisa aposentada pelo Sacramento Kings e único atleta da história a liderar uma temporada em média de pontos e assistências (1972-73).