A lenda do Golden State Warriors, Alvin Attles, morreu na terça-feira (20), aos 87 anos. De acordo com a franquia, ele morreu em sua casa, em San Francisco, mas a causa da morte não foi divulgada. O lendário jogador passou 60 anos com a equipe, entre jogador, treinador e mais recentemente embaixador.
“Alvin deixa um legado profundo no jogo de basquete e na comunidade da baía de San Francisco, mas especialmente como homem de família e humanitário. Lamentamos sua perda ao lado de sua esposa, Wilhelmina, seu filho Alvin, e todos que o conheciam e amavam”, escreveu o Warriors, em comunicado.
Escolha de quinta rodada no Draft de 1960, Alvin rapidamente se tornou um armador importante para o então Philadelphia Warriors. Em 711 e 11 temporadas, ele registrou médias de 8.9 pontos, 3.5 assistências e 3.5 rebotes. Não à toa, teve sua camisa 16 aposentada por Golden State.
Com seu conhecimento e liderança, Attles iniciou a transição para técnico ainda em 1968, alternando entre jogador e membro da comissão. Três anos depois, já estava pronto para a função e passou a ser o treinador principal do time. Como resultado, liderou o Warriors ao título da NBA em 1975, em uma varrida diante do Washington Bullets, além de outras duas finais de conferência.
No período, ele treinou outro ídolo da franquia, o lendário Rick Barry. Era Attles, aliás, o treinador do Warriors quando Barry marcou seus 64 pontos contra o Portland Trail Blazers em março de 1974. O membro do hall da fama lamentou a morte do antigo treinador e companheiro de equipe, através de comunicado divulgado pelo time.
Leia mais sobre o Warriors!
- Stephen Curry retira Warriors de seu perfil por ouro nas Olimpíadas. O que significa?
- Com Stephen Curry e Magic Johnson, site divulga os 20 melhores armadores da NBA
- Agente de LeBron James teve influência em troca para Warriors
“Meu coração está pesado hoje com a perda do meu mentor e amigo. Alvin foi meu companheiro de quarto durante minha temporada de estreia na NBA. Ele me ensino lições valiosas sobre ser um profissional que não poderia ser apreendidas na quadra. Mais tarde, como nosso treinador, durante a temporada de 1975, ele exemplificou liderança, união e uma capacidade estratégica aguçada que nos permitiu ter o sucesso no mais alto nível”, relembrou Barry.
A lenda Alvin Attles encerrou seu período como treinador do Warriors em 1983. Além do título, ele liderou o time a 557 vitórias, sendo a maior marca da história da franquia. Nas três temporadas seguintes de sua saída, ele atuou como GM e passou por cargos na diretoria como vice-presidente e consultor.
Sua importância para o basquete o fez ser consagrado na classe de 2019 do Hall da Fama do Basquete. Além disso, ele segue até hoje sendo inspiração para grandes nomes da equipe, como o treinador atual, Steve Kerr.
“A maioria das grandes franquias com muita história tem um jogador com quem todas a associam. Attles é esse cara para nós. Ele é o rosto da nossa franquia para muitas gerações de fãs do Warriors. Tivemos sorte de tê-lo”, falou Steve Kerr, também no comunicado.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA