Lenda da NBA, Jerry West morre aos 86 anos

Multicampeão e gênio do basquete, ex-jogador e executivo inspirou “logo” da liga

Lenda NBA Jerry West Fonte: Reprodução / X

A NBA perdeu nesta quarta-feira (12) uma de suas maiores lendas: Jerry West, que faleceu aos 86 anos. Ídolo do Los Angeles Lakers, ele é considerado um dos maiores jogadores de basquete da história. Não por acaso, West teve sua imagem imortalizada no ‘logo’ da NBA. O anúncio da morte foi feito pelo Los Angeles Clippers, franquia pela qual ele trabalhava como consultor.

“Jerry West, a personificação da excelência do basquete e amigo de todos que o conheciam, faleceu em paz, nesta manhã, aos 86 anos. Sua esposa, Karen, estava ao seu lado”, disse o Clippers, em uma publicação no X.

O comissário da NBA, Adam Silver, lamentou a morte de West. O dirigente afirmou que o “Logo” foi um gênio do esporte. Além disso, Silver exaltou os feitos de West na liga.

Publicidade

“Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura definidora em nossa liga por mais de 60 anos. Ele se destacou não apenas como campeão da NBA e All-Star, mas também como um competidor que abraçou os maiores momentos. As quatro décadas de Jerry com o Lakers também incluíram uma passagem bem-sucedida como dirigente, que consolidou sua reputação como um dos maiores executivos da história do esporte. Ele ajudou a construir oito times campeões durante sua gestão na NBA – um legado de conquistas que reflete sua excelência em quadra”.

“Ele será consagrado em outubro deste ano no Hall da Fama do Basquete como um contribuidor. Assim, ele se torna a primeira pessoa a ser introduzida como jogador e contribuidor. Em nome da NBA, enviamos nossas mais profundas condolências à esposa de Jerry, Karen, sua família e seus muitos amigos na comunidade da NBA”, afirmou Silver, em um comunicado enviado à imprensa.

Publicidade

Leia mais sobre a NBA!

Primeira escolha do Draft de 1960, West atuou apenas pelo Lakers. Durante 14 temporadas, ele disputou 932 jogos. Suas médias foram de 27 pontos, 6,7 assistências e 5,8 rebotes. Além do apelido de “Logo”, West também ficou conhecido como “Mr. Clutch”. Afinal, ele era decisivo nos momentos finais das partidas.

Como jogador, West foi All-Star 14 vezes e campeão pelo Lakers em 1972. Além disso, é o único atleta da história a ser eleito MVP das finais, mesmo sem conquistar o título. Foi em 1969, quando os angelinos perderam a decisão para o Boston Celtics. Pela seleção dos Estados Unidos, ele foi campeão olímpico em 1960 (Roma).

Publicidade

Com o status de lenda da NBA, Jerry West teve a camisa #44 aposentada pelo Lakers. Dois anos após sua aposentadoria das quadras, ele assumiu o cargo de técnico dos angelinos. Mas, sua carreira como treinador foi curta. Desse modo, comandou o Lakers por apenas três anos. O melhor resultado foi em 1976/77, sua temporada de estreia, quando a equipe perdeu as finais do Oeste para o Portland Trail Blazers, que mais tarde conquistaria o título da liga.

Sucesso como dirigente no Lakers

Entre 1979 e 1982, West trabalhou como scout do Lakers. Posteriormente, se tornou o gerente-geral da franquia. Ele ajudou o Lakers a montar uma dinastia na década de 80. No período conhecido como Showtime, a equipe conquistou cinco títulos da NBA (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988). Com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar dando show em quadra, e West articulando as estratégias fora dela.

Publicidade

West foi GM do Lakers até 2000. No período, ele foi eleito o melhor executivo da liga em 1995. O “Logo” foi responsável por três movimentações marcantes: a troca por Kobe Bryant, a contratação de Shaquille O’Neal (então agente livre) e a chegada do técnico Phil Jackson. Portant, West montou o Lakers tricampeão da NBA entre 2000 e 2002.

Ele deixou os angelinos e aceitou o desafio de assumir como GM do Memphis Grizzlies. Na época, West explicou a mudança. Afinal, ele acabara de deixar uma franquia multicampeã para trabalhar em outra totalmente diferente. O Grizzlies chegou à NBA em 1995 e vinha colecionando fracassos em seus primeiros anos.

Publicidade

“Depois de fazer parte do sucesso do Lakers por tantos anos, sempre me perguntei como seria construir uma franquia vencedora que não tinha muito sucesso. Quero ajudar a fazer a diferença em Memphis”.

West, então, transformou o Grizzlies em uma equipe competitiva. Liderado em quadra por Pau Gasol, o time passou a se classificar com frequência para os playoffs. Assim, pelo bom trabalho em Memphis, West ganhou o prêmio de executivo do ano, em 2004. Três anos depois, ele deixou a franquia.

Publicidade

Dinastia do Warriors

Em 2011, a lenda de Jerry West na NBA ganhou um novo capítulo. Ele assumiu como executivo do Golden State Warriors. A franquia californiana não conquistava um título da NBA desde 1975. A chegada de West mudou o Warriors. Ele foi o responsável, por exemplo, pelas seleções de Klay Thompson e Draymond Green no Draft.

Assim, em 2015, o Warriors foi campeão depois de 40 anos. Começava ali a nova dinastia da NBA. Em seu período final na franquia, o “Logo” recrutou o astro Kevin Durant para se juntar à equipe. Ou seja, West teve participação fundamental na construção do Warriors tetracampeão da NBA.

Publicidade

Ele deixou o Warriors após o título de 2017. Desde então, trabalhava como consultor no Clippers. A lenda Jerry West também ajudou os angelinos a contratarem, por exemplo, dois astros da NBA: Kawhi Leonard e Paul George. O Clippers ainda não foi campeão, mas o “Logo” tem participação no crescimento da franquia.

Portanto, West tem nove títulos da NBA, um como jogador e outros oito como executivo. Até hoje, a liga não viu outro ex-atleta que tenha se tornado um dirigente multicampeão. O legado de Jerry West fala por si só. Hoje, o basquete perdeu uma de suas mentes mais brilhantes.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários