A NBA perdeu a lenda Bill Russell, aos 88 anos. De acordo com uma declaração em sua conta nas redes sociais, o 11 vezes campeão faleceu neste domingo (31).
“Mas, apesar de todas as vitórias, a compreensão de Bill sobre a luta foi o que iluminou sua vida”, afirmou o comunicado. “De boicotar um amistoso em 1961 a desmascarar a discriminação por muito tempo, a liderar o primeiro time de basquete integrado de Mississippi após o assassinato de Medgar [Evers], a décadas de ativismo reconhecidas por seu recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade. Bill vai inspirar para sempre o trabalho em equipe, o altruísmo e a mudança ponderada”
Russell era, acima de tudo, um dos maiores ativistas da NBA. Seu legado, por exemplo, serviu como base para a liga.
“Jeannine, esposa de Bill, e muitos amigos e familiares agradecem a vocês por rezarem por ele. Talvez, você reviva um ou dois dos grandes momentos que ele nos deu, ou se lembre de sua risada característica enquanto ele se explicava a verdadeira história por trás de como esses momentos se aconteceram. Mas esperamos que cada um de nós consiga encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Esta seria uma última e duradoura vitória para o nosso amado #6”, concluiu.
Títulos
Hall da Fama, Bill Russell conquistou 11 títulos na NBA, sendo oito deles consecutivos, o que reafirmaram como uma verdadeira lenda. Cinco vezes MVP, Russell foi ainda 12 vezes eleito para o Jogo das Estrelas e eleito outras 11 para os times ideais da liga. Segunda escolha do draft de 1956, ele atuou pelo Boston Celtics entre 1956/57 e 1968/69, mas acumulou a função de jogador e técnico nos últimos dois anos da carreira. Posteriormente, Russell foi treinador do Seattle Supersonics e Sacramento Kings.
Adam Silver, comissário da NBA
“Eu apreciei minha amizade com Bill e ele estava extremamente feliz quando recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade”, afirmou Silver. “Eu sempre o chamava de Babe Ruth do basquete pela forma que ele transcendeu durante o tempo. Bill era um grande vencedor e colega de time, mas sua influência na NBA será sentida para sempre”.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram