O Chicago Bulls surpreendeu a muitos ao derrotar o Miami Heat, fora de casa, no primeiro jogo da série semifinal da conferência Leste. O armador Nate Robinson foi um dos destaques da partida, contribuindo para o triunfo com 27 pontos (incluindo sete nos minutos finais) e nove assistências. Uma atuação tão decisiva que chamou a atenção dos astros adversários.
Após afirmar ser capaz de defender qualquer posição, LeBron James – 28 centímetros mais alto do que Robinson – se disse pronto para marcá-lo no segundo jogo da série, caso seja necessário. “Não fiquem surpresos se eu marcar ele. Vou aceitar o desafio dele”, afirmou o astro, que terminou em segundo lugar a votação para melhor defensor desta temporada.
Dwyane Wade ressaltou a necessidade de, não importa quem seja o defensor, fazer um melhor trabalho dificultando as ações do armador. “Nate é um scorer e vai pontuar porque arremessa muito, mas temos que contestar seus chutes. Quando ele atacar a cesta, nós precisamos ter certeza de que pularemos para contestá-lo”, explicou o ala-armador.
Além da marcação no armador, o desempenho do Heat no último quarto também foi terrível. O time perdeu a parcial por 35 a 24, deixando a liderança e a vitória escaparem. “Nós desistimos em algumas jogadas. Eu desisti de um rebote ofensivo para Joakim [Noah] e levamos uma bola de três de Marco [Belinelli]. Deixamos Nate infiltrar no garrafão e ninguém o contestou”, avaliou LeBron, fazendo coro às palavras de Wade.