[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=f_5ZxyjPcis]
A NBA anunciou nesta quinta-feira que o ala LeBron James (Miami Heat) e o ala-pivô Blake Griffin (Los Angeles Clippers) foram eleitos os melhores jogadores do mês de fevereiro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente.
LeBron liderou o Heat a nove vitórias em dez partidas neste mês, melhor recorde da liga no período. Para isso, o astro anotou 30.8 pontos, 8.1 rebotes e 6.7 assistências, convertendo 57.5% dos arremessos de quadra que tentou. Sua melhor atuação veio no último dia 12, em Oakland, quando marcou 36 pontos, pegou 13 rebotes, deu nove assistências e converteu o arremesso da vitória contra o Golden State Warriors (111-110).
Já Griffin esteve no comando do Clippers em uma campanha de sete vitórias e cinco derrotas em fevereiro. Neste período, o ala-pivô teve médias de 30.0 pontos, 10.7 rebotes e quase quatro assistências por partida, com 56.7% de acerto em suas tentativas de arremesso. Ele registrou oito duplos-duplos de pontos e rebotes, além de estender sua sequência de jogos com 20 ou mais pontos anotados para 19.
Outros 14 jogadores também foram lembrados na votação de fevereiro: Deron Williams (Brooklyn Nets), Al Jefferson (Charlotte Bobcats), Joakim Noah (Chicago Bulls), Dwight Howard, James Harden (Houston Rockets), Paul George, David West (Indiana Pacers), Kevin Love (Minnesota Timberwolves), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), Goran Dragic (Phoenix Suns), Damian Lillard (Portland Trail Blazers), Patrick Mills (San Antonio Spurs), DeMar DeRozan (Toronto Raptors) e John Wall (Washington Wizards).
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Y0gb0nyI8hQ]
Oladipo e Calathes levam prêmio entre os calouros
Entre os novatos, a NBA premiou o ala-armador Victor Oladipo (Orlando Magic) e Nick Calathes (Memphis Grizzlies) pelas atuações no mês de fevereiro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente.
Candidato em ascensão ao prêmio de calouro do ano, Oladipo liderou os estreantes neste mês em assistências (4.9) e roubos de bola (1.9), além de ter sido o segundo principal pontuador (14.7). Ele anotou dígitos duplos em pontuação em oito oportunidades, tendo alcançado a casa dos 20 pontos em quatro jogos. No último dia 21, o ala-armador comandou a vitória do Magic sobre o Knicks com sua melhor atuação na NBA: 30 pontos, nove rebotes e 14 assistências.
Calathes, que assumiu a titularidade do Grizzlies por algumas partidas na ausência de Mike Conley, recebe o prêmio mensal pela primeira vez. O armador foi o segundo melhor calouro da conferência Oeste em pontos (10.7), rebotes (3.6) e assistências (4.6) no mês de fevereiro. Além disso, ele tornou-se apenas o quarto novato da história da liga a marcar dez pontos e distribuir cinco assistências em seis jogos consecutivos.
Outros quatro novatos foram citados na votação deste mês: Tim Hardaway Jr. (New York Knicks), Michael Carter-Williams (Philadelphia 76ers), C.J. McCollum (Blazers) e Trey Burke (Utah Jazz).
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=0eoTarKMhAs]
Spoelstra e McHale são os melhores técnicos do mês
Para completar, Erik Spoelstra (Heat) e Kevin McHale (Rockets) foram eleitos os melhores técnicos do mês nas conferências Leste e Oeste, respectivamente, ainda na última segunda-feira.
Spoelstra venceu nove de dez jogos neste mês comandando o Heat, incluindo seis vitórias em sete partidas fora de casa. No período, o time limitou seus adversários a menos de 100 pontos em sete oportunidades e ainda fechou fevereiro em uma sequência de seis triunfos seguidos.
McHale esteve no comando do melhor time do Oeste no mês, com o Rockets vencendo oito de dez compromissos. A equipe anotou mais de 100 pontos em todas as vitórias e teve média geral de 111.9 pontos por partida. Os texanos abriram fevereiro com seis triunfos consecutivos.
Jason Kidd (Nets), Steve Clifford (Bobcats), Tom Thibodeau (Bulls), Rick Carlisle (Dallas Mavericks), Doc Rivers (Clippers), Gregg Popovich (Spurs) e Randy Wittman (Wizards) também foram citados na votação.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=TWpDrX5awnI]