O que parecia improvável no início da temporada torna-se uma possibilidade cada vez mais realista. O Los Angeles Lakers volta da parada do Jogo das Estrelas apenas na 10ª posição da conferência Oeste, a três jogos da zona de classificação aos playoffs. O sinal vermelho está ligado na franquia – e o astro LeBron James se diz preparado para assumir a responsabilidade de “salvar” o time.
“A intensidade de playoffs foi ativada. Obviamente, nós adoraríamos ter tido mais sucesso e melhores resultados enquanto eu estive contundido, mas não foi o que aconteceu e temos consciência da condição em que estamos agora. Terei que jogar de forma um pouco diferente antes do que gostaria”, afirmou o ídolo, desfalque em 18 partidas da equipe angelina, entre dezembro e janeiro.
Ficar fora dos playoffs seria um fracasso extremamente desagradável para LeBron e o Lakers. O jogador de 34 anos acumula 13 classificações consecutivas para a pós-temporada e esteve nas finais das últimas oito temporadas. O time de Los Angeles, por sua vez, estenderia o maior jejum de playoffs de suas sete décadas de história para seis anos. Mesmo assim, para o astro, só chegar ao mata-mata é pouco
“Chegar aos playoffs é o nosso trabalho. Nada mais do que obrigação. É o objetivo da equipe desde o começo da temporada e continua assim. Estamos trabalhando bastante aqui para emplacar uma boa sequência. E, se classificarmos, eu acredito que teremos boas chances contra qualquer adversário que vier no chaveamento”, avaliou o quatro vezes eleito MVP da liga.
O Lakers derrapou na classificação, de fato, na ausência de LeBron: foram só seis vitórias e 12 derrotas durante a recuperação do craque. Desde sua volta, porém, essa situação não melhorou muito também e a franquia venceu somente três de seis partidas. O técnico Luke Walton ainda aposta que a presença e liderança do veterano é o bastante para recolocar os angelinos nos trilhos.
“Nós sabemos ter o melhor jogador do mundo aqui. Mas essa liga é difícil demais para uma pessoa fazer tudo por conta própria. Então, esperamos que ele seja o nosso líder e que os outros atletas continuem a ser o apoio que precisamos para vencer. Estamos confiantes em nosso elenco e temos consciência de que vamos precisar do coletivo para essa disparada final”, apontou Walton.
Segundo a ESPN, o Lakers vai ter a quarta tabela mais difícil da liga nos últimos 25 compromissos desta temporada. LeBron, no entanto, sabe que pode apostar em si mesmo para reverter a situação. “Meu nível de intensidade terá que ficar mais alto desde agora. Eu não gosto disso, mas adoro uma situação desconfortável. Amo as adversidades. Amo estar em desconforto”, minimizou o futuro membro do Hall da Fama.