LeBron James sempre se destacou por ser um jogador completo em quadra, e na última temporada isso ficou ainda mais claro, quando ele era efetivamente o armador principal do Miami Heat enquanto teoricamente jogava de ala-pivô no esquema do técnico Erik Spoelstra.
Para próxima temporada, Spoelstra planeja efetivar James na posição de “armador de força”, em que ele jogaria como um point guard no ataque e como um power forward na defesa. Segundo o jornalista da ESPN Brian Windhorst, essa nova posição do jogador já será testada no training camp da franquia para 2012-13.
“Eu estou bem com isso”, declarou LeBron à imprensa. “Caras como Magic Johnson e Scottie Pippen faziam isso, Magic era um armador de 2.06m que jogava em qualquer posição, e Pip era quem comandava as jogadas no triângulo ofensivo de Chicago. Grant Hill, quando jogava em Detroit, fazia algo parecido.”
LeBron tem liderado seus times em assistências desde que entrou na NBA, há nove temporadas. “Se é bom para a nossa equipe, eu não tenho problema com isso, é um problema para muitas franquias me marcar como power foward“.
Utilizar LeBron como o “armador de força” abre espaço para os muitos jogadores de perímetro que a franquia dispõe: Ray Allen, Rashard Lewis, Dwyane Wade, Shane Battier e Mike Miller. Mas quem deve sofrer com isso são os armadores de origem, Mario Chalmers e Norris Cole.
Com isso, a equipe abraçaria de vez o small ball que utilizou na última temporada, abrindo mão de ter um pivô de ofício no garrafão e passando Chris Bosh para a posição, com Battier, Lewis ou Udonis Haslem jogando como ala de força.