O Miami Heat vai enfrentar o San Antonio Spurs pela primeira vez em uma final da NBA, mas, para LeBron James, essa será uma segunda chance. Em 2007, quando ainda era atleta do Cleveland Cavaliers, o astro alcançou a primeira decisão da carreira exatamente contra os texanos e o resultado não poderia ter sido pior: varrida do oponente. Uma derrota que não conseguiu esquecer – e espera “exorcizar” neste ano.
“Eles tiraram algo de mim em 2007 e nunca esquecerei isso. Como um competidor, você não pode esquecer. É quase o mesmo grupo de atletas daquela época. O mesmo trio de líderes e técnico. Estou ansioso para encará-los mais uma vez”, afirmou o ala, que disputará sua quarta final e tenta a conquista do segundo anel de campeão da carreira.
Na decisão de 2007, o Spurs negou infiltrações e forçou LeBron a arremessar bolas de média e longa distância durante toda a série. O jogador de então 22 anos acertou apenas 36% dos tiros tentados e acabou derrubado pela marcação de veteranos como Bruce Bowen. Dwyane Wade entende o trauma que aquela derrota deixou no hoje companheiro de time.
“Provavelmente, ele sempre quis voltar atrás e jogar mais uma vez contra eles depois daquela final. Então, ter essa oportunidade agora é algo com que LeBron sempre sonhou. Não é só sobre voltar às finais, mas voltar enfrentar o Spurs”, avaliou Wade, que está atrás de seu terceiro título da NBA.
Há 16 anos em San Antonio, Duncan participou da final de 2007 e busca agora seu quinto título da liga com o Spurs. Ele não só acreditava como já esperava que o ala adversário encarasse a decisão deste ano como um acerto de contas. “Eu tenho que imaginar que ele tenha um sentimento de vingança na mente. É um competidor e não consigo pensar que ele tenha esquecido o que aconteceu há seis anos”, disse o ala-pivô.
A tentativa de LeBron dar o troco no Spurs começa na noite desta quinta-feira, quando Heat e Spurs iniciam a decisão do título da temporada 2012-13. O jogo acontecerá em Miami, a partir das 22h. (Brasília), com transmissão ao vivo do canal ESPN.