LeBron James: “O basquete me dirá a hora de aposentar”

Inspirado por Tom Brady, ídolo do Lakers reflete sobre longevidade no esporte e o cada vez mais próximo momento de parar

lakers melhor time nba Fonte: AFP

A sabedoria popular diz que o tempo é o único invicto no esporte, mas isso não impede que os atletas desafiem a noção de longevidade na carreira. O quarterback Tom Brady, no último domingo, conquistou seu sétimo título da NFL aos 43 anos de idade e depois de mudar de time na offseason passada. O craque LeBron James assistiu a mais uma vitória do veterano no futebol americano e encara a extensão da carreira do esportista como uma inspiração, mas diz que só o basquete poderá dizer o momento de aposentar.  

“Eu tenho acompanhado Tom por algum tempo e ver o que fez em sua carreira, vencer um título aos 43 anos da maneira como ganhou o SuperBowl agora, foi muito legal. Foi inspirador para mim, mesmo que estejamos falando de dois esportes muito diferentes. Não sei quanto tempo mais vou jogar, mas tenho certeza que o basquete vai me dizer quando for a hora de aposentar”, refletiu o quatro vezes MVP da liga, em entrevista à ESPN no início dessa semana. 

Publicidade

Inspiração não quer dizer espelho ou significa necessariamente cópia, em especial para um dos maiores jogadores de todos os tempos. LeBron admira a façanha de Brady e o desejo da lenda da NFL em dar sequência à carreira mesmo após ter sido “descartado” pela equipe que defendeu a carreira inteira, que resolveu buscar um novo caminho. No entanto, isso não quer dizer que vamos ver o ala em quadra até os 43 anos de idade. Ou, de repente, só até os 43 anos. 

“Eu não sei quanto mais tenho a oferecer para o esporte, quanto mais consigo atuar. Da forma como sinto-me hoje, é lógico, parece promissor. Mas vamos ver o que acontece. Eu nunca tive um prazo específico para minha carreira. Não estabeleci um ano em que quero parar ou se quero jogar até 36, 38 ou 40 anos – e ainda estou assim. Acho que descobrirei isso, como todos, quando esse momento chegar”, garantiu o veterano, sem colocar limites na longevidade de sua carreira profissional. 

Publicidade

Nesse momento, a certeza parece ser que LeBron estará em quadra até julho de 2023. O craque do Los Angeles Lakers fechou uma extensão prévia antes do início da atual temporada que vai render US$85 milhões em dois anos, a partir do segundo semestre. Ser agente livre parece uma perspectiva longínqua ainda, mas um de seus (supostos) últimos objetivos na liga está no fim do contrato: potencialmente jogar ao lado do seu filho mais velho, Bronny.    

Publicidade

“Será o meu 20o ano na NBA quando finalizarmos o contrato que acabei de assinar. E o melhor aspecto disso é que testarei o mercado no mesmo ano em que meu filho vai se formar no colegial. Então, eu terei opções para pensar no que vou querer – estar mais próximo da minha família ou continuar em quadra, possivelmente. Mas, no momento, tudo o que posso dizer é que veremos o que vai ocorrer lá na frente”, reafirmou o ala, voltando a deixar o futuro na NBA em aberto. 

O destino de LeBron soa estar ligado ao Lakers pelos próximos anos, mas o número de anos é algo totalmente em aberto. E ele pretende deixar assim pelo máximo de tempo possível. “Eu quero continuar jogando e estar próximo do basquete. Nunca considero a chance de disputar uma temporada como garantia em minha vida. É uma oportunidade para a qual preparo meu corpo e mente. Mas nunca sei, no fim das contas, até onde o jogo vai me levar”, encerrou um dos maiores jogadores da história do esporte. 

Publicidade

 

Últimas Notícias

Comentários