Oklahoma City Thunder 103 X 105 Denver Nuggets
O armador Ty Lawson foi o herói da noite em Denver. Com 0.2 segundos para o estouro do cronômetro, ele acertou o arremesso que garantiu a 25ª vitória do Nuggets em 28 partidas como mandante na temporada. A vítima da vez foi o Oklahoma City Thunder, vice-líder da conferência Leste, que acabou derrotado por 105 a 103.
Os visitantes começaram a partida forçando erros do oponente e abrindo 17 a 6 no placar. A resposta local não demoraria e, já no segundo período, os donos da casa emplacariam uma série de 16 pontos seguidos para tomar as rédeas do jogo. A vantagem de dígitos duplos foi protegida até o último período, quando os comandados de Scott Brooks reequilibrariam as ações para empatar o confronto.
As equipes entraram no minuto decisivo empatadas em 101 pontos. O ala Wilson Chandler colocou o Nuggets a frente, mas, com 17 segundos para o fim, Kevin Durant voltou a deixar tudo empatado. Então, Lawson assumiu a bola decisiva. Marcado por Thabo Sefolosha, o armador conseguiu criar espaço e arremessou quase da linha dos três pontos para selar o rumo do duelo.
Cestinha do Nuggets, Chandler marcou 35 pontos e bateu o recorde de pontuação da sua carreira. Já Lawson, dono da cesta mais importantes da noite, deixou a quadra com só 11 pontos. Pelo Thunder, o armador Russell Westbrook foi o maior anotador da noite (38), seguido pelos 25 pontos anotados por Durant.
Destaques
Oklahoma City
Russell Westbrook: 38 pontos, seis rebotes e cinco assistências
Kevin Durant: 25 pontos, 14 rebotes e três tocos
Serge Ibaka: 17 pontos e oito rebotes
Denver
Wilson Chandler: 35 pontos
Andre Miller: 14 pontos, seis rebotes e sete assistências
Corey Brewer: 14 pontos e cinco roubos de bola
Ty Lawson: 11 pontos e sete assistências
Sacramento Kings 102 X 130 San Antonio Spurs
Depois de ter sido surpreendido pelo Phoenix Suns, o San Antonio Spurs contou com o apoio de sua torcida para reencontrar o caminho das vitórias. No confronto entre o líder e o último colocado da conferência Oeste, os texanos fizeram o seu papel e atropelaram o Sacramento Kings por 130 a 102. Esta foi a 46ª vitória em 60 partidas dos donos da casa na temporada.
Abrindo dígitos duplos de dianteira ainda no período inicial, o Spurs não teve complicações para administrar a diferença até o fim do jogo e nunca foi incomodado pelos visitantes. Oito atletas locais anotaram 12 ou mais pontos no duelo. A equipe deixou a quadra, porém, com uma grande preocupação na cabeça: o armador Tony Parker contundiu o tornozelo no terceiro quarto e foi para os vestiários com a ajuda dos companheiros.
Apesar da derrota, o cestinha da noite veio do Kings: o ala-armador Marcus Thornton anotou 25 pontos. O principal anotador local foi o ala-pivô DeJuan Blair, com 16 pontos. O veterano Manu Ginobili ainda distribuiu 15 assistências no confronto, quebrando a melhor marca de sua carreira na NBA.
Destaques
Sacramento
Marcus Thornton: 25 pontos e cinco assistências
Isaiah Thomas: 18 pontos
San Antonio
DeJuan Blair: 16 pontos
Danny Green: 15 pontos e cinco erros de ataque
Tiago Splitter: 14 pontos e 11 rebotes
Kawhi Leonard: 14 pontos
Tim Duncan: 13 pontos, dez rebotes e três tocos
Tony Parker: 13 pontos, sete assistências e cinco desperdícios de posse
Matt Bonner: 13 pontos
Manu Ginobili: nove pontos e 15 assistências
Charlotte Bobcats 68 X 98 Utah Jazz
Em grande noite do turco Enes Kanter, o Utah Jazz aproveitou-se do fato de atuar em casa e deu fim a uma série de três derrotas seguidas. O time comandado por Tyronn Corbin não teve problemas para superar o Charlotte Bobcats, “lanterna” do Leste, por taxativos 98 a 68. Com o resultado, os visitantes viram sua sequência de reveses aumentar para cinco partidas.
A vitória local foi construída ainda no primeiro tempo. Controlando amplamente as ações, o Jazz limitou o adversário a somente 24 pontos antes do intervalo e abriu dianteira de mais de 20 pontos. O Bobcats só conseguiria derrubar um pouco a diferença no placar nos 12 minutos derradeiros, quando só reservas já estavam em quadra e o jogo estava resolvido.
Kanter, que substituiu Al Jefferson no quinteto titular, anotou 23 pontos e pegou 22 rebotes no jogo. Saindo do banco, DeMarre Carroll contribuiu com outros 19 pontos para o 32º triunfo da equipe na temporada. Pelo Bobcats, o ala-pivô Byron Mullens marcou 12 pontos.
Destaques
Charlotte
Byron Mullens: 12 pontos e sete rebotes
Ramon Sessions: 11 pontos e cinco erros de ataque
Utah
Enes Kanter: 23 pontos, 22 rebotes e cinco desperdícios de bola
DeMarre Carroll: 19 pontos
Jeremy Evans: 14 pontos e nove rebotes
Gordon Hayward: 14 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Alec Burks: dez pontos e sete rebotes
Atlanta Hawks 87 X 92 Phoenix Suns
O Phoenix Suns confirmou o bom momento e alcançou a terceira vitória seguida na temporada nesta sexta-feira. A equipe fez jus ao seu mando de quadra e bateu o Atlanta Hawks, quarto na conferência Leste, por 92 a 87. O resultado marcou o fim de uma sequência de quatro triunfos consecutivos dos visitantes.
O fim do segundo e terceiro quartos foram cruciais para definir a vitória local. Nos dois minutos que antecederam o intervalo, o Suns emplacou uma série de oito pontos sem resposta para tomar a liderança e sair de quadra com cinco de frente (44 a 39). Mais tarde, a equipe fecharia o terceiro período com seis pontos sem reação para elevar a vantagem para dígitos duplos pela primeira vez na noite e praticamente assegurar o resultado positivo.
O Hawks até tentaria uma recuperação, mas nunca chegou a ficar menos do que cinco pontos atrás no período decisivo do jogo.
O armador Goran Dragic foi o cestinha do Suns na partida com 19 pontos. Os irmãos Marcus e Markieff Morris saíram do banco de reserva e combinaram para 27 pontos e 11 rebotes. Pelos visitantes, o pivô Al Horford (20) e o ala Kyle Korver (17) foram os principais anotadores.
Destaques
Atlanta
Al Horford: 20 pontos e sete rebotes
Kyle Korver: 17 pontos e oito rebotes
Devin Harris: 12 pontos, seis assistências e cinco erros de ataque
Anthony Tolliver: 11 pontos
Phoenix
Goran Dragic: 19 pontos e seis assistências
Marcus Morris: 16 pontos e cinco rebotes
Wesley Johnson: 15 pontos e seis rebotes
Jermaine O’Neal: 12 pontos e cinco rebotes
Markieff Morris: 11 pontos e seis rebotes