O ala-pivô Lamar Odom está pronto para retornar às quadras, mas não na NBA. O veterano foi anunciado oficialmente nesta terça-feira como novo reforço do Laboral Kutxa (o popular Saski Baskonia), da Espanha. Ele assinou contrato de dois meses, com opção de extensão para o restante da temporada, e deverá estrear já neste sábado.
O atleta de 34 anos estava afastado do basquete profissional desde o fim da última temporada após ter seu vício em drogas revelado publicamente. Ele foi expulso de casa pela esposa (que deu entrada no pedido de divórcio em dezembro) e chegou a ficar desaparecido por alguns dias, antes de internar-se brevemente em uma clínica de reabilitação. Ele treinava com um técnico particular desde o fim de novembro.
De acordo com Marc Stein, da ESPN, a intenção de Odom ainda é voltar ao basquete norte-americano e o jogador deverá retornar à NBA no segundo semestre. O ala-pivô estava em contato constante com o treinador Doc Rivers e rumores davam conta que o Los Angeles Clippers estudava contratá-lo ainda nesta temporada.
O ex-atleta do Lakers chega ao Baskonia com a tarefa de ajudar o time a recuperar-se de uma temporada decepcionante até o momento. A equipe está apenas na nona posição da Liga Endesa (o Campeonato Espanhol) e em último lugar no seu grupo da Euroliga, com uma vitória em seis partidas disputadas.
Odom tem 14 temporadas e 961 jogos de NBA no currículo, com médias de 13.3 pontos, 8.9 rebotes e 3.7 assistências. Além de dois títulos da NBA com o Lakers (2009-10), o veterano possui uma medalha de bronze olímpica (Atenas-2004) e uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de 2010 com a seleção norte-americana.
[polldaddy poll=7809587]