Sexta equipe com menor número de arremessos para três pontos tentados na temporada 2014-15 com 18 por partida – 14 a menos que o líder Houston Rockets – o Los Angeles Lakers não deve mudar sua mentalidade quanto aos arremessos de longa distância no próximo campeonato, mesmo com o título do Golden State Warriors.
Durante seus 14 anos como técnico principal na NBA, Byron Scott colocou seu time entre os dez que mais arremessaram de longa distância apenas uma vez, com o New Orleans Hornets de 2007-08. Curiosamente, aquele time liderado por Chris Paul e David West foi o time que conquistou a maior porcentagem de vitórias na carreira de Scott, sendo o segundo com mais triunfos na conferência Oeste, e quarto em toda a NBA. As 56 vitórias e o equilíbrio entre ataque e defesa renderam a Scott o prêmio de melhor técnico da temporada.
Quando assumiu o Lakers há um ano, Scott disse não acreditar que bolas para três pontos venceriam campeonatos, mas garantiriam equipes nos playoffs. Após o título do Warriors, o técnico foi questionado de novo pelo site OC Register, e complementou sua antiga opinião.
“Bom, Todos querem falar: ‘Ele disse que…’, mas, se você é o primeiro time em arremessos para três pontos na liga, mas é o pior na defesa, você não vence o campeonato. O Warriors foi o melhor time ofensivo e defensivo na temporada passada. Eles eram os melhores e mereceram o título. O que posso extrair do ano passado é que se você é um grande time nos arremessos de longa distância mas não defende bem, você não ganha”.
Líderes do Lakers em tentativas para três pontos na temporada passada, os alas Wayne Ellington e Wesley Johnson não fazem mais parte do elenco californiano. Recém-contratado, o armador Lou Williams seria o campeão em arremessos de três no Lakers na temporada passada com quase o dobro das tentativas de Johnson (447 a 259), contando seus números no Toronto Raptors. Ainda sim, Scott não quer seu time forçando bolas de longa distância no próximo campeonato.
“Nós não vamos jogar nesse estilo. Vamos arremessar apenas as bolas claras. Nós vamos chegar lá e jogar a bola para cima. Lou, Jordan Clarkson, Nick Young, Jabari Brown e Ryan Kelly podem acertar esses arremessos constantemente, mas isso não será o foco do nosso ataque.”
Segunda escolha geral do draft 2015, o armador D’Angelo Russell tentou 231 arremessos para três pontos durante sua única temporada no basquete universitário, com aproveitamento de 41%, porém, o índice de acertos do novato na Liga de Verão de Las Vegas assustou, caindo para apenas 11% em seis jogos.